O que fazer em Dublin, na Irlanda?

E aí, já teve a oportunidade de conhecer a Ilha Esmeralda? A Terra do Leprachaun? Quer dizer, a Irlanda? Um país rico em história, lendas, tradições e natureza. O post de hoje é específico sobre o que fazer em Dublin, sua capital, e dedicado a você que ainda tem dúvidas se vale conhecer ou não um pedacinho do país que já foi lar de celtas, vikings, lordes e – inúmeras – lutas pela independência.

Por isso, este post não tem a pretensão de dizer onde você TEM QUE ir ou o que você NÃO PODE perder. Até porque euzinha mesma (Jeanine aqui!), infelizmente, ainda não conheci tudo que Dublin tem a oferecer.

Batizada pelos vikings, Dublin vem da palavra gaélica dubh linn, que quer dizer “black pool”, ou piscina preta. É referência a uma área de água escura proveniente do encontro entre o Rio Liffey – que corta a cidade – e o córrego Poddle. Esse espaço pode ser visitado ainda hoje, fica pertinho do Dublin Castle. Mas hoje a “piscina preta” foi transformada em um extenso gramado.




O que fazer em Dublin?

Dublin é, por si só, uma cidade linda. Apenas andar pelo centro da cidade já rende fotos incríveis. A região do Temple Bar, por exemplo, famosa por seus pubs e vida noturna, é altamente instagramável. Na O’Connell St., uma das ruas mais movimentadas do lado ímpar, você encontra o Spire – uma estrutura metálica de 120 m que tornou-se, desde 2001, símbolo e ponto de referência na cidade – e o General Post Office, um edifício neoclássico que abriga os Correios da cidade.

Para atravessar de um lado para o outro, use a Liffey Bridge, ou Ha’penny Bridge, construída em 1816 para ligar os dois lados de cidade: o norte e o sul, o ímpar e o par. O apelido veio porque antigamente era necessário pagar uma espécie de pedágio para atravessar a estrutura. Era metade de um penny, de um centavo. 

Guinness Storehouse

Se você gosta de cerveja, esse é o seu passeio em Dublin. Se você quer entender mais sobre a Irlanda, esse é o seu passeio em Dublin. A Guinness é, para os irlandeses, muito mais do que uma cerveja preta. Localizada no antigo depósito de grãos da cervejaria, a Guinness Storeshouse é uma experiência que aborda todos os passos da produção da bebida. Dos ingredientes até as campanhas de marketing que transformaram a bebida em um dos principais símbolos do país. No final do tour, você ganha (ou tira) uma pint para apreciar a cerveja. Você pode escolher tomá-la no Gravity Bar, localizado no último andar da construção, feita de vidro e com uma vista panorâmica da cidade.

Eu, o marido e nossas Guinness no Gravity Bar

Dica: compre seu ingresso com antecedência pela internet. É mais barato e o acesso é mais rápido!

Phoenix Park

Um dos maiores espaços verdes do mundo no centro de uma cidade. Ou o maior parque urbano da Europa. Este é o Phoenix Park, destino favorito dos dublinenses nos dias de sol (digo isso com experiência, porque durante os sete meses de intercâmbio, era só sair um solzinho que todo mundo – e eu – ia para lá tomar café e deitar na grama). Seu tamanho é proporcional a quantidade de atrações para serem vistas dentro de seu terreno e, sinceramente, é impossível conhecer tudo que o parque oferece em um dia. Tem a casa do presidente da Irlanda, a casa de hóspedes do governo, a residência oficial do cônsul americano, o zoológico mais antigo da Europa… e muito mais!

Phoenix Park em um dia de sol <3

Áras an Uachtaráin

Atualmente, é a casa do presidente da República da Irlanda. Ela foi construída em 1751, quando o país ainda era colônia da Inglaterra. Em 1782, ela foi comprada pelo governo britânico para servir de residência oficial do Viceroy, nome dado ao representante da Coroa na Irlanda. O mais legal? Você pode conhecê-la de graça aos sábados. Basta retirar uma senha no Centro de Visitantes do Phoenix Park. Dá para fazer ainda um tour online na residência para você ver o que te espera ao vivo, quando a pandemia do Coronavírus passar.

Não são permitidas imagens dentro da casa. Mas no tour online dá para ver que é lindíssima. Vale a visita!

Cervos

Cervos? Sim! O Phoenix Park é lar de inúmeros veados que andam livremente pelo terreno, pastando. Não é à toa que os bichos tornaram-se uma das grandes atrações do parque. É comum encontrar turistas em bicicletas – que podem ser alugadas lá dentro – fazendo expedições para encontrar o grupo. Vale lembrar que é proibido dar alimentos aos cervos. Embora dóceis e acostumados com os humanos que os perseguem para fotos, é sempre bom ficar em alerta na hora de tentar a selfie.

Farmleigh House

É uma espécie de casa de hóspedes do governo irlandês para convidados e visitantes ilustres. Construída em estilo georgiano no final do século XVIII, foi adquirida por Edward Cecil Guinness, bisneto de Arthur Guinness (fundador da cervejaria que leva o seu sobrenome) na ocasião de seu casamento com sua prima, Adelaide Guinness. O casal promoveu várias obras de melhorias no local e, em 1999, a casa foi comprada pelo Estado. De lá para cá, já recebeu presidentes, primeiro-ministros, rainhas, imperadores, príncipes e secretários das Nações Unidas. Nos destaques, Rainha Elizabeth II, Barack e Michelle Obama, Tony Blair, Justin Trudeu, Príncipe Albert II e Princesa Charlene, de Mônaco. Um luxo!

Farmleigh House, dentro do Phoenix Park, serve como casa de hóspedes do governo irlandês

Jardim Botânico

Fundado em 1795, o Jardim Botânico de Dublin abriga várias estufas de estilo vitoriano construídas pelo arquiteto Richard Turner. Além de uma grande diversidade de flores e folhas, o local é lar das abelhas bumble bees. Elas são grandes, bem maiores do que as que estamos acostumadas a ver.

Dublin Castle

Também conhecido como Castelo de Retalhos, Dublin Castle é um dos prédios mais importantes da história da Irlanda. Mas, por que retalhos? Ao entrar no castelo, à esquerda, você encontra a Chapel Royal, uma capela de estilo vitoriano decorada com mais de noventa bustos de santos e personagens históricos do país. Ao lado fica a Record Tower, de inspiração normanda, com paredes de 5 metros de espessura. O prédio seguinte, com traços georgianos, é o Treasury Building, o mais antigo conjunto comercial de Dublin. Do outro lado, a Bedford Tower, do século XVIII.

Um dos prédios que fazem parte do Dublin Castle

E por que importante? Porque de 1204 a 1922, foi o centro administrativo do poder inglês no país, além de residência oficial dos monarcas britânicos que comandavam a Irlanda. Em 1684, um grande incêndio devastou vários prédios. Neste momento que os States Apartments, para acomodar a monarquia inglesa, e St. Patrick’s Hall, salão onde ocorre hoje a posse dos presidentes irlandeses, são construídos (e podem ser visitados no tour guiado).

Uma das salas no prédio relembra James Connolly, um dos líderes da Revolta da Páscoa de 1916, que mesmo gravemente ferido, foi amarrado em uma cadeira para ser executado por fuzilamento. O destaque da visita é, sem dúvida nenhuma, uma galeria subterrânea medieval encontrada acidentalmente em 1986. Dublin Castle foi erguido em cima de uma ocupação viking e no subsolo estão alicerces do antigo castelo construído por eles.

Sala onde o líder nacionalista, James Connolly, ficou antes de ser levado à Kilmainham Gaol para execução

Trinity College, Old Library e Long Room

Localizada no coração de Dublin, é uma das principais atrações da cidade. Fundada em 1592 pela Rainha Elizabeth I, a Trinity College é considerada ainda hoje uma das universidades de mais destaque da Europa. Somente seus edifícios dos séculos XVIII e XIX já são motivos de visita. Mas dentro de seu espaço estão ainda outras duas grandes atrações dublinenses: a Old Library e a Long Room, o lar do famoso Book of Kells. Por isso, ela tem que fazer parte do seu roteiro.

The Long Room, o espaço mais concorrido da Old Library da Trinity College

Old Library e The Long Room

É a maior biblioteca da Irlanda. A Old Library guarda hoje mais de 6 milhões de exemplares que refletem os seus 400 anos de vida. O destaque do seu acervo é o famoso Book of Kells, um manuscrito com iluminuras sobre os quatro Evangelhos do Novo Testamento, datado de 800 a.C. Na exposição que antecede a mostra, há explicações sobre os materiais usados na confecção do livro bem como vídeos acerca de sua importância histórica. Mas você pode dar uma espiada antes no acervo digitalizado na biblioteca.

Já a The Long Room, construída entre 1712 e 1732, é a principal sala da Old Library. Ela guarda os 200 mil exemplares mais antigos da biblioteca. E não é isso. Entre seus tesouros estão também uma cópia da Proclamação Da República da Irlanda, que foi lida por Pádraig Pearse no início da Revolta de Páscoa, em 1916; e uma das harpas mais antigas do país, confeccionada no século XV. Vale lembrar que o instrumento musical é o emblema da Irlanda e de muita importância para a cultura do país.

St. Patricks Cathedral

É a maior catedral da Irlanda. Foi construída entre 1191 e 1270 em cima de outra igreja, do século V. Reza a lenda que foi neste local que o próprio santo (que também é padroeiro do país) batizou os chefes indígenas celtas nativos, tornando o terreno sagrado. St. Patrick viveu entre 389 – 461 d.C. e é relembrado em todo mundo no dia 17 de março, quando acontecem as festas. O mais curioso é que ele não é irlandês. Ele foi ao país com a missão de cristianizar.

Kilmainham Gaol

É ponto de parada obrigatória para quem gosta de turistar atrações históricas. Desativado em 1924, Kilmainham Gaol é um presídio que ganhou notoriedade por ter encarcerado – e às vezes, executado – nacionalistas irlandeses, pessoas que lutaram pela independência da Irlanda do domínio inglês. A visita na cadeia é guiada e termina em um museu dedicado à resistência e à vida prisional.

A ala leste da Kilmainham Gaol

Um dos destaque do tour é a capela católica. É lá que o guia conta a história do casamento de Joseph Plunkett e Grace Gifford, em 1916. Presos por suas participações na Revolta da Páscoa, os nacionalistas se casaram às 11h, com dois guardas como testemunhas. No mesmo dia, Plunkett foi executado como um dos líderes do levante ao lado de outros 13 companheiros.

Jameson Distillery

Sabe qual é a expressão irlandesa para uísque? Uisce beatha que quer dizer “água da vida”. E na experiência da Jameson Distillery é possível entender melhor o que é essa paixão nacional. Localizado em sua antiga destilaria, fundada em 1780, o tour contempla as histórias e as curiosidades da – marca e família – Jameson bem como degustação comparativa de uísques e um drink no final do passeio. Se estiver com tempo, não poderia recomendar o suficiente.

Entrada da Jameson Distillery, antiga fábrica da marca de uísques que agora oferece tours e degustação acerca da bebida

Christ Church Cathedral e Dublinia

Duas atrações distintas entre si, mas que podem ser visitadas juntas por um único motivo: os vikings. A Christ Church Cathedral foi construída em 1030 e era, originalmente, uma igreja viking antes de tornar-se irlandesa. Na visita, é possível acessar as criptas da construção, onde estão expostos artefatos e manuscritos religiosos e políticos dos seus quase 1.000 anos de história.

Christ Church Cathedral

Dublinia, por sua vez, é uma exibição sobre os vikings na Irlanda. Aqui, é possível conhecer de forma didática como era o estilo de vida viking: suas casas, roupas, armas, navios, alimentos, leis… E como foi a ocupação deste povo em Dublin. No final da visita, você encontra a St. Michael’s Tower, uma torre medieval do século XVII que oferece uma vista da cidade.

Vou voltar? Com certeza! Ainda tem muita coisa para conhecer em Dublin. O National Musem of Ireland, a Chester Beatty Library… E você, conhece a cidade? Qual é a atração que você mais recomenda? Conta para a gente lá no Instagram do @voyajandoblog.




GARANTA SEUS INGRESSOS

Booking.com

SOBRE NÓS

O Voyajando surgiu do sonho de criar um espaço para trocar dicas de passeios, restaurantes, hotéis e tudo o mais que envolve os pequenos períodos maravilhosos da vida que chamamos de viagens. São elas que nos proporcionam a possibilidade de descobrir novos universos, ter contato com outras culturas e outros jeitos de ver a vida. O Brasil e o mundo estão cheios de lugares incríveis. Vamos conhecê-los juntos?

VISITE O DUOMO DE MILÃO

Posts  Relacionados

Deixe  um  comentário

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. #TuristandoNaQuarentena – Dublin em Michael Collins - […] estão trocando tiros no General Post Office, o prédio dos Correios – até hoje – em Dublin. Os líderes…
  2. Os símbolos da Irlanda - […] Além de ser um país que respira história, a Irlanda também é cheia de estórias (com o perdão do…
  3. Busca por intercâmbio de trabalho e estudo cresce entre os brasileiros - […] O Canadá segue liderando como o destino mais procurado por brasileiros para a realização de um intercâmbio no exterior.…
  4. Excursão de 1 dia na Irlanda do Norte – Voyajando - […] a oportunidade de fazer em 2018 um intercâmbio em Dublin, na Irlanda. E também já falei sobre as principais…
  5. Galway e Cliffs of Moher: excursão de 1 dia para o Oeste Irlandês – Voyajando - […] foram formadas há mais de 320 milhões de anos é a segunda atração mais visitada do país, atrás da…
  6. Roteiro Reino Unido: 1 dia em Liverpool, a cidade do The Beatles – Voyajando - […] a Eurotrip, deixa eu explicar! Em 2018, eu e o Gian fizemos um intercâmbio de estudo e trabalho em…
  7. Roteiro Reino Unido: Manchester, um dos motores da Revolução Industrial – Voyajando - […] – e deixa eu explicar melhor o que que está acontecendo. Em 2018, para fechar o meu intercâmbio em…
  8. Roteiro Reino Unido: visitando o Old Trafford, a casa do Manchester United – Voyajando - […] agora, deixa eu explicar o que está acontecendo. Em 2018, fiz um intercâmbio junto com o Gian em Dublin,…
  9. Roteiro Reino Unido: Visitando Chatsworth House, a residência de Mr. Darcy de Orgulho e Preconceito – Voyajando - […] Em 2018, eu e o Gian – meu marido – fizemos um intercâmbio de estudo e trabalho em Dublin,…
  10. Reconhecimento da Cidadania Italiana: como foi o nosso processo (Parte Brasil) – Voyajando - […] desse reconhecimento. Logo depois, ela viveu os altos e baixos de um imigrante intercambista em Dublin e percebeu que…
  11. Roteiro Reino Unido: Londres para quem gosta de palácios, castelos e Harry Potter – Voyajando - […] que fiz em 2018 junto com o Gian para celebrar o término do nosso intercâmbio de oito meses em…
  12. Roteiro Reino Unido: 1 dia em Bath para quem é fã de Jane Austen (e as Termas Romanas da cidade) – Voyajando - […] foi uma viagem que eu e o Gian fizemos em 2018 para celebrar o fim do nosso intercâmbio em…
  13. Roteiro Reino Unido: excursão para o misterioso Stonehenge, na Inglaterra – Voyajando - […] é uma viagem que eu e o Gian fizemos em 2018 para celebrar a conclusão do nosso intercâmbio em…
  14. Roteiro Reino Unido: O Castelo de Cardiff e seu luxuoso palácio no coração da capital do País de Gales – Voyajando - […] em 2018, eu e o Gian fizermos uma viagem de 35 dias para celebrar o fim do nosso intercâmbio…
  15. Roteiro Reino Unido: 1 dia em Bristol e os grafites de Banksy – Voyajando - […] dias que fiz – junto com o marido Gian – para celebrar o final do nossa intercâmbio em Dublin,…
  16. 4 dias no Marrocos: conhecendo o Deserto do Saara – Voyajando - […] claro, brasileiros que estão vivendo – e trabalhando – na Europa. Quando chegamos em Dublin para o nosso intercâmbio,…
  17. St. Patrick’s Day: tudo o que você precisa saber sobre o dia do padroeiro irlandês – Voyajando - […] como trevos, cruzes celtas e leprechauns – bem como alguns passeios que podem ser feitos em Dublin, a capital…
  18. EUROTRIP: o que fazer em Amsterdã, nos Países Baixos – Voyajando - […] viagem foi feita em 2018 como uma forma de celebrar o fim do nosso (meu e do Gian) intercâmbio…
  19. EUROTRIP: Roteiro de 1 dia em Bruxelas, na Bélgica – Voyajando - […] aqui agora? Deixa eu explicar! Para comemorar o término do nosso intercâmbio em Dublin, na Irlanda, eu e o…
  20. EUROTRIP: O que fazer em Praga, a capital da República Tcheca? – Voyajando - […] um destino da viagem que eu e o Gian fizemos em 2018 para celebrar o final do nosso intercâmbio…
  21. EUROTRIP: Dicas do que fazer na Cracóvia, na Polônia – Voyajando - […] norte da África, em 2018, para celebrar o término do nosso intercâmbio de estudo e trabalho em Dublin, na…
  22. EUROTRIP: o que fizemos em 1 dia em Budapeste, na Hungria – Voyajando - […] no norte da África. Como estávamos viajando para fechar com chave de ouro o nosso intercâmbio em Dublin, na…
  23. Bate-e-volta de Dublin: fizemos a trilha de Bray a Greystones – Voyajando - […] costal que liga a cidade de Bray a Greystones, ambas localizadas no condado de Wicklow, vizinho a Dublin. Até…
  24. Visitando o Jardim Botânico de Dublin, na Irlanda – Voyajando - […] oásis de tranquilidade e beleza a três quilômetros do centro de Dublin. É assim que o Jardim Botânico (The…
  25. Roteiro Jane Austen: 11 lugares para visitar na Inglaterra para quem é fã da escritora – Voyajando - […] Eurotrip – viagem que eu e o Gian fizemos para celebrar o término do nosso intercâmbio em Dublin, na…
  26. Bate e Volta de Dublin: visitando a charmosa Skerries – Voyajando - […] como a trilha costal entre Bray e Greystones, outro lugar digno da sua visita a partir de Dublin é…
  27. Visitando o Irish National War Memorial Gardens, em Dublin – Voyajando - […] na região de Dublin conhecida como D8, mais especificamente em Islandbridge, está o Irish National War Memorial […]
  28. O que fazer no Phoenix Park, o maior parque urbano da Europa? – Voyajando - […] falei sobre eles no post sobre o que fazer em Dublin, mas vou repetir por aqui. O Phoenix Park…
  29. Conhecendo as vilas de Dalkey e Killiney, na Irlanda (e dormimos em um castelo!) – Voyajando - […] merece a sua visita mesmo se você não for pernoitar na cidadezinha. Localizada no condado de Dublin, ela é…
  30. Dicas de acomodação: trabalhando como camareira durante o intercâmbio – Voyajando - […] muito depois que fui contratada como camareira part-time (meio-período) de um hotel aqui em Dublin. Trabalhei nessa posição durante…
  31. Bebidas típicas da Irlanda: 7 opções para experimentar - […] fábrica, a Guinness Storehouse, que você encontra mais detalhes aqui embaixo e neste link aqui (com dicas do que…
  32. Viagem para brasileiros: Blog Voyajando completa 4 anos - […] Dublin – Irlanda […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *