Fizemos o teste do COVID-19 no Aeroporto Internacional de Guarulhos

Embora muitos países pelo mundo estejam em processo de reabertura, alguns destinos internacionais só estão permitindo a entrada de brasileiros mediante um teste RT-PCR negativo (do inglês, reverse-transcriptase polymerase chain reaction) que, nada mais é, do que a coleta de amostras obtidas por meio de raspagem de nasofaringe para detecção do SARS-CoV-2, o novo Coronavírus. Nasofaringe? Isso mesmo. A enfermeira coloca um bastonete nas suas duas narinas e no fundo da sua garganta. Demora menos que 5 minutos. Dói? Não. Mas incomoda bastante e é desconfortável.

O teste, que identifica se o vírus está ativo no organismo, tem o valor de R$ 350 e pode ser feito no Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU). Não precisa de agendamento e o prazo para disponibilização do laudo é de 4 horas. O resultado sai on-line e impresso. Isso sem cotar que o horário de funcionamento é 24h durante os 7 dias da semana. Bom, né?

O laboratório do Grupo CR Diagnósticos dentro do Terminal 3, do GRU Airport

Para fazer o teste do Covid-19 não é necessário nenhum preparativo e é muito rápido. Você encontra o laboratório do Grupo CR Diagnósticos para o teste já na área de embarque do terminal. No nosso caso, o destino foi a Croácia e era preciso apresentar um teste negativo feito até 48 horas antes de chegar no país. Fizemos pela manhã, fomos almoçar e voltamos para pegar o teste e embarcar.

Vale ressaltar ainda a diferença entre o teste RT-PCR (ou teste molecular) e o chamado teste rápido, conhecido como IgM/IgG. Neste último, é apenas identificado se o paciente já teve contato com o vírus e desenvolveu anticorpos. Ou seja, não mostra se o viajante está ou não com o novo Coronavírus. Afinal, mesmo quando assintomático, é possível transmitir, né?

Observação importante: desde março, os planos de saúde no Brasil são obrigados a cobrir o teste molecutar (RT-PCR) quando há uma solicitação de um médico. Ou seja, quando você apresenta os sintomas do novo Coronavírus e tem um encaminhamento. Mas, na maioria dos laboratórios que entramos em contato em São Paulo, os testes demoravam cerca de 3 dias úteis para ficarem prontos. Por isso, dê uma olhada com carinho sobre as condições dos países para aceitarem turistas neste momento. Nós pegamos as informações neste site aqui: https://reopen.europa.eu/pt

Atualização: Teste em novembro de 2020 – três horas de fila para o pcr em guarulhos

No final de novembro de 2020, o Bruno e o Gian partiram também rumo à Croácia para fazer a quarentena antes de entrarem na Itália – estávamos na reta final do processo de reconhecimento da cidadania italiana. No entanto, ao contrário do dia em que nós viajamos (no início de outubro), a fila para fazer o teste PCR estava muito maior e mais demorada.

Eles chegaram ao aeroporto de Guarulhos por volta das 10h e só conseguiram fazer o teste três horas depois, às 13h. “A fila dava a volta e ficamos muito tempo esperando. Vi que muitas pessoas ali nem viajariam naquele dia, acredito que se adiantaram para fazer o teste antes. A sorte é que estávamos com bastante tempo”, contou o Bruno. O voo deles pela KLM seria às 20h.

Veja as fotos abaixo como o cenário em cerca de um mês mudou bastante:

Segundo eles, o resultado saiu no horário correto – quatro horas depois de fazer o teste – e negativo! Então puderam embarcar com tranquilidade para a cerca de 16h de viagem até Zagreb, na Croácia.

O aumento pela procura do teste no aeroporto de Guarulhos coincide com matérias recentes que demos aqui no blog sobre o aumento da procura por viagens no Brasil.

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s