Como chegar e sair dos aeroportos de Milão? Melhores opções para Bérgamo, Malpensa e Linate

Se você chegou nesse post provavelmente está procurando o modo mais fácil – ou mais econômico – de chegar ou sair dos aeroportos de Milão, ou sair deles. Então você está no lugar certo. Resolvemos fazer por aqui um compilado de como chegar e sair dos três aeroportos que ficam na região – Bérgamo, Malpensa e Linate – e assim ajudar a facilitar um pouco a sua vida quando estiver por aqui.

A ideia surgiu quando chegamos no aeroporto de Paris (o post ainda vai chegar, guenta aí) nesse ano e simplesmente não sabíamos o que fazer para sair de lá. Eu já havia pesquisado e sabia as melhores formas de ir para o centro da cidade, no entanto, o voo atrasou, e nós ficamos por lá perdidos hahaha. No fim, tivemos que pegar um Uber para poder ir ao hotel tarde da noite.



Sobre os aeroportos de Milão, vamos a alguns combinados entre eu e você, voyajante:  nós vamos usar todas as distâncias e tempo com base na praça do Duomo, assim fica mais fácil de entender o que fazer quando precisar usar os três aeroportos mais próximos para chegar ou sair da cidade.

Sim, são três aeroportos: Linate, o mais próximo, Bérgamo e Malpensa, que ficam mais afastados mas são por eles que chegam os principais voos internacionais. É importante que você saiba disso também caso a escala seja em Milão mas um voo chega em um aeroporto e o outro parte de um outro (as distâncias podem ser grandes, esteja atento!).

Todos os aeroportos, claro, são acessíveis de carro (taxi e uber também, se você puder), mas a ideia desse guia é ajudar você a economizar e assim poder aproveitar melhor seus eurinhos com outras coisas na viagem. Outra opção que vamos deixar linkado serão os transfers particulares. Se você quiser mais conforto, existe essa opção e usando nosso link afiliado você nos ajuda a crescer sem pagar nada a mais por isso.

Aeroportos de Milão: Bérgamo

O aeroporto de Bérgamo é o que mais tem voos da low cost companhia aérea Ryanair (geralmente a mais barata), então é o que nós, até agora, usamos mais vezes, já que sempre tentamos aproveitar as promoções da companhia aérea para visitar as capitais da Europa. Todas as vezes que saímos ou voltamos para Milão por ali, temos que levar em consideração o trajeto para o aeroporto, que leva pelo menos uma hora – às vezes até mais, depende do trânsito.

O jeito mais fácil para sair e chegar à Bérgamosegundo nós mesmos hahaha – é pegar um ônibus que leva até a estação Milano Centrale (e sai de lá também para o aeroporto). De lá, pode calcular mais ou menos 50 minutos, uma hora de trânsito e chegando em Centrale você pode pegar um trem ou o metrô para continuar a sua viagem.

Já se você vai fazer o caminho inverso, e deve ir para o Aeroporto de Bérgamo, saiba que chegar na Milano Centrale é relativamente fácil, já que além dos trens (que chegam de toda a Itália e de alguns lugares da Europa) existem também duas linhas de metrô (amarela M3 e verde M2) que passam por ali.

Saindo da estação Milano Centrale, os ônibus ficam em uma rua lateral, na Piazza Luigi di Savoia. Para ficar mais fácil de você achar, o ponto fica bem de frente ao Starbucks da Stazione Centrale

Muita gente prefere comprar na hora porque existem duas empresas que operam ali e você pode escolher aquela que sairá primeiro. Nós preferimos comprar antes e já chegar com tudo certo, até porque quem tem o ingresso primeiro, entra primeiro. E os lugares que sobram ficam para quem vai comprar na hora. A decisão é sua e você pode usar o nosso link afiliado do Get Your Guide para furar a fila e já chegar com o seu bilhete. Aah, e cuidado não pegar o ônibus que vai para Malpensa, eles saem do mesmo lugar.

Aeroportos de Milão: Malpensa

Malpensa é o maior aeroporto de Milão, está a cerca de 50km do Duomo da cidade. Estamos também falando de aproximadamente 50 minutos de viagem de trem ou de ônibus saindo da estação Centrale. Sim, à Malpensa você pode chegar e sair de trem e, na minha opinião, essa é uma das melhores opções – ainda que custe um pouquinho mais que o ônibus.

Para pegar o ônibus, existe sempre a opção da Estação Centrale (que é o mesmíssimo procedimento que contamos ali em cima, no tópico de Bérgamo. Os ônibus partem do mesmo lugar, na Piazza Luigi di Savoia, perto do Starbucks). Até por isso, fique atento e não pegue um ônibus em direção à Bérgamo, tá bem? Clique aqui para comprar seu bilhete de ônibus com antecedência.

Já a opção de trem, que para mim é muito confortável, já que não tem o risco de pegar trânsito na saída da cidade, você pode comprar diretamente na estação ou deixar comprado com antecedência. Para isso, gostamos muito do aplicativo My Cicero. Veja qual é a opção de trem mais conveniente para você, alguns saem da Milano Centrale, outras da estação Porta Garibaldi e alguns da Estação Cadorna e Bovisa.

Preste bastante atenção nesse detalhe de onde parte o trem, valide o bilhete antes de entrar nele, veja a que horas parte o trem, e tudo dará certo! (Ps: a validação dos bilhetes de trem na plataforma antes de entrar no trem são obrigatórias na Itália, caso você não tenha comprado o bilhete eletrônico – esse não precisa validar).

Aeroportos de Milão

Aeroportos de Milão: Linate

O Aeroporto de Linate é o preferido de quem mora por aqui. É o que fica mais próximo do centro da cidade, cerca de 9km e aproximadamente 30 ou 40 minutos de ônibus (depende muito do trânsito no centro da cidade). O ônibus também é o mais econômico, já que com 2€ – preço do bilhete do transporte público urbano em Milão – você consegue chegar com o ônibus de linha à Linate. No futuro também teremos a linha de metrô azul que nos levará até lá – e será com certeza ainda melhor.

Não são muitos voos que chegam ou partem de Linate, mas se você foi sortudo e usará esse aeroporto para entrar ou sair da cidade, o jeito mais fácil é pegar o ônibus número 73 na ida ou na volta. Para ir ao aeroporto por exemplo, o ponto do ônibus que mais usamos fica pertinho do Duomo de Milão.

Lembre-se também que se você chegou até o Duomo de metrô, o seu bilhete ainda deve estar válido (dura 90 minutos e pode pegar qualquer meio de transporte), então basta que esteja validado (no metrô ou em outro ônibus) e assim poderá usar tranquilamente.

Para pegar o ônibus 73 saindo do Duomo, basta seguir até Via Maurizio Gonzaga. É também aqui que você vai descer quando chegar do aeroporto.

Já se você está saindo do aeroporto de Linate em direção ao centro da cidade, procure pelas placas de ônibus (e/ou tenta seguir a massa hahahah) que logo você chegará ao ponto de ônibus que fica bem na entrada/saída do aeroporto.


Bom, agora que você já sabe entrar ou sair de Milão, seja muito bem-vinda (o) à cidade. Convido você a explorá-la e dar uma chance à ela que é muito mais do que a capital da moda. Vou deixar alguns outros posts que você pode gostar enquanto estiver por aqui e espero que você se divirta e faça uma boa viagem!



__

GARANTA SEUS INGRESSOS

Booking.com

SOBRE NÓS

O Voyajando surgiu do sonho de criar um espaço para trocar dicas de passeios, restaurantes, hotéis e tudo o mais que envolve os pequenos períodos maravilhosos da vida que chamamos de viagens. São elas que nos proporcionam a possibilidade de descobrir novos universos, ter contato com outras culturas e outros jeitos de ver a vida. O Brasil e o mundo estão cheios de lugares incríveis. Vamos conhecê-los juntos?

PASSEIOS EM ROMA

Posts  Relacionados

Deixe  um  comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.