Fizemos nosso próprio perfume: experiência em Grasse, no sul da França

Nossa viagem pela Riviera Francesa foi repleta de bons momentos e surpresas e, uma delas, foi a possibilidade de fazer o nosso próprio perfume em Grasse. Explico: o sul da França é famoso por ser associado à produção de perfumes e fragrâncias já que por ali existe uma longa tradição na produção de essências de alta qualidade.

Dizem que o grande diferencial são as condições climáticas favoráveis, que facilitam no cultivo de plantas aromáticas. Uma dessas cidades, então, é a cidade de Grasse, localizada na região da Provença, e considerada a capital mundial do perfume. Isso significa que, ao longo dos séculos – sim, essa relação é antiga – muitas empresas de perfumaria se estabeleceram na região, e hoje além das empresas a cidade também ficou conhecida por suas plantações de flores como jasmins, lavandas e rosas, muitas delas direcionadas à extração e destilação de óleos essenciais para a fabricação de perfumes.

E graças a todo esse histórico, é possível visitar as destilarias e fábricas de perfumes e aprender mais sobre o processo de produção desses produtos. Uma das experiências, então, é a de criar a sua própria fragrância personalizada e é para lá que nós fomos em um dos dias que estávamos hospedados em Nice, no sul da França.



Grasse e a perfumaria no sul da França

Grasse era um antigo centro comercial que mais tarde se tornou, então, o berço da perfumaria no mundo. As condições do cultivo de flores, por ali, são privilegiadas, já que possuem um clima ameno, baixo índice de chuvas e uma grande exposição ao sol. Todos esses ingredientes misturado ao dom criativo das pessoas que lá habitam, colocaram Grasse no mapa mundial da perfumaria.

No entanto, isso não aconteceu de maneira imediata. Primeiramente, Grasse era um local conhecido por vender luvas perfumadas para a corte francesa – que foi influenciada por Catarina de Médicis. E no século XVI, já tinha notoriedade na corte do rei Luís XIII.

A vocação para a perfumaria, porém, já estava pré-destinada e com o passar dos anos, a produção de óleos perfumados ficou mais lucrativa do que a fabricação das luvas, que já não eram tão usadas. E foi a partir do século XVIII que se deu o surgimento da produção de matérias-primas, que hoje se divide em dois campos principais: a perfumaria em si (envolvendo cosmética, sabonetes, detergentes e produtos de limpeza em geral) e o desenvolvimento e produção de aromas destinados às industrias alimentícias.

Hoje, a cidade possui 70 empresas no setor de Perfumaria, representando 1,5 milhões de euros em volume de negócios e mais 5 mil pessoas empregadas no setor, com uma exportação que representa quase 70% da sua produção.

Grasse, no sul da França, é famosa pela perfumaria


Experiência Galimard- fizemos nosso Perfume

Fundada em 1747, a Galimard é uma das primeiras casas de perfumaria francesas. Jean de Galimard inventava e fornecia à corte do rei Luís XV produtos como azeites, pomadas e perfumes. Ao longo dos anos, a casa de perfumaria passou por diversas mudanças e abriu boutiques e também uma fábrica-museu em 1980. A ideia de possibilitar a criação dos perfumes ao público foi realizada em 1996, e desde então, com um conceito de oficina, a Galimard possibilita a experiência não só em Grasse, mas hoje também no cenário medieval de Eze-Village.

No nosso terceiro dia de Riviera Francesa, havíamos já comprado os ingressos para a experiência no “Le Studio des Fragrances Galimard“. Saímos cedinho de Nice e chegamos em Grasse um pouco antes do horário marcado. Entramos pela loja deles e logo em seguida já fomos direcionados para os fundos, onde acontece a experiência.

Cada pessoa tem a disposição uma mesa de trabalho com dezenas – ou até centenas, acho eu – de frascos que usaríamos dali a pouco para compor o nosso próprio perfume. A perfumista nos deu uma folha para irmos preenchendo conforme a experiência ia se encaminhando, e ali pudemos anotar cada uma das essências que comporiam o nosso perfume.

Foi super interessante ir sentindo, sempre com a orientação dos funcionários, cada uma das notas olfativas e ir separando quais delas faziam mais ou menos sentido para nós. Eles foram nos conduzindo de acordo com aquelas que gostávamos mais em cada etapa do processo, passando por notas de cabeça, coração e fundo. Ao final de cada etapa, nos diziam quanto colocar de cada nota olfativa (em mililitros) para compor o perfume.

A experiência completa – da qual eu gostei muito – levou quase duas horas, mas tudo depende do seu ritmo e do seu poder de decisão – tem uma hora que começou a ficar bem difícil, pelo menos para mim, escolher quais notas olfativas eu gostava/me identificava mais. Escolhido e composto nosso perfume, nos deram um frasco ao final e fomos orientados à usá-lo apenas algumas semanas depois.

Outra coisa que achei mega interessante é que além de termos escolhido a fragrância, pudemos escolher o nome do nosso perfume, que vem estampado no frasco de 100ml que está incluído no preço da experiência. Além disso, eles guardam a nossa fórmula em um banco de dados deles e depois podemos encomendar pela internet mais um frasco do perfume (em diversos tamanhos) e também pedir por outros produtos com a nossa fragrância, como geis de banho, cremes corporais ou difusor de aromas.

A experiência pode ser vivida até mesmo por crianças de a partir de 8 anos – com a presença de um responsável. Pagamos aproximadamente 60€ por pessoa pela experiência completa na loja deles em Grasse. Existem outras opções de casas de fragrâncias que também fazem essa experiência. Para mais informações você pode consultar o site da Galimard.



GARANTA SEUS INGRESSOS

Booking.com

SOBRE NÓS

O Voyajando surgiu do sonho de criar um espaço para trocar dicas de passeios, restaurantes, hotéis e tudo o mais que envolve os pequenos períodos maravilhosos da vida que chamamos de viagens. São elas que nos proporcionam a possibilidade de descobrir novos universos, ter contato com outras culturas e outros jeitos de ver a vida. O Brasil e o mundo estão cheios de lugares incríveis. Vamos conhecê-los juntos?

VISITE O DUOMO DE MILÃO

Posts  Relacionados

Deixe  um  comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *