Lago de Garda: roteiro e o que fazer nesse paraíso italiano

Viram que recentemente soltamos aqui no blog um roteirinho para visitar o Lago de Como na Itália? Pois então, hoje é dia de falar sobre o meu preferido: o Lago de Garda. E que me desculpem os amantes do de Como, mas o de Garda tem para sempre o meu coração. Cidades charmosas, paisagens incríveis, história, cultura e natureza fazem parte do combo que esse lago tem para nos oferecer. E tenho certeza que você também vai se apaixonar por ele. Bora!

Riva del Garda no Lago de Garda


O Lago de Garda na Itália

Assim como o de Como, o Lago de Garda é um dos maiores lagos do país e está localizado no norte da Itália, entre a região da Lombardia (onde está Milão) e o Vêneto (onde está Verona e Veneza). Sua distância estratégica dessas importantes cidades italianas acabam favorecendo a visita ao lago, já que é possível encaixá-lo em um roteiro que inclua um desses destinos – e até fazer um bate-volta dependendo de onde você quer visitar.

Estima-se que o Lago de Garda iniciou sua formação há mais de 1,5 milhão de anos. Até os romanos já passaram, claro, por ali em meados do século I a.C., e já na Idade Média, rolava por ali uma disputa de território entre famílias italianas poderosas.

Heranças históricas dessas e de outras épocas, hoje temos muitas opções de cidades charmosas e diferentes entre si para explorarmos ao redor do Lago de Garda. Ele é um lago muito grande – você vai perceber – então não é tão simples ficar pouco tempo por ali caso queira conhecer muitas cidades. Considere também os deslocamentos internos entre as cidades e, caso seja verão, dobre esse tempo e se prepare para filas nos barcos e trânsito nas estradinhas.


Como chegar ao Lago de Garda?

Caso eu te convença a visitar o Lago de Garda, também deixo aqui um como chegar maroto para ajudar você. Claro que vai depender muito de quais cidades você vai visitar, onde vai se hospedar e quais os deslocamentos que fará internamente. Mas considerando esses pontos aqui embaixo, já dá para ter uma boa noção.

Outra coisa: para deslocamentos internos, principalmente no verão, considere o ferry que são os barcos que circulam por ali entre as cidades. Acredite em mim, você vai evitar um estresse grande de trânsito e procura por estacionamentos – sempre um drama na Itália.

Além das opções abaixo, lembre-se também que existem opções de ônibusvárias empresas atuam nesse ir e vir para as cidades do lago -, e de transfers privados que levam e busca de e para os aeroportos principais da região.

De avião:

De trem:

  • As principais estações de trem próximas ao lago são Peschiera del Garda e Desenzano del Garda, ambas na linha Milão-Veneza.
  • De Verona, trens frequentes chegam a Peschiera em cerca de 20 minutos.

De carro:

  • Se você prefere a liberdade de dirigir, as principais autoestradas são:
    • A4 (Milão-Veneza) para o sul do lago
    • A22 (Modena-Brennero) para o norte do lago


O que fazer no Lago de Garda?

E, agora sim, estamos prontos. Papel e caneta na mão (sou millenial, das antigas) e bora explorar o Lago de Garda e tentar explicar para você o por quê de ele ser o meu favorito. Para quem quer aproveitar bem, eu deixaria no mínimo de três a quatro dias para passear por ali. Algumas cidades demandam mais tempo, outras menos, e assim você consegue curtir com calma e sem correria.

A melhor época para visitar o Lago de Garda é entre abril e outubro. No entanto, fique atento aos meses de alta estação. O verão aqui, além de muito quente, é muito muito lotado. Provavelmente os meses de julho e agosto serão os piores em termos de lotação, no entanto é quando também toda a cadeia turística está no seu ápice – digo isso porque talvez no inverno alguns restaurantes e hotéis fechem, mas vale a pesquisa.

Já falei ali no como chegar, mas repito. Em meses de alta lotação, priorize o transporte público, principalmente os barcos, para os deslocamentos. O estacionamento na Itália é complicado, além de enfrentar trânsitos homéricos, é possível que você passe muito tempo procurando vaga – e preste atenção às Zonas de Tráfego Limitado que podem render uma boa multinha.

Leve sempre uma roupa de banho, mesmo se visitar o Lago de Garda nos meses de outono ou inverno. Existem muitas termas na região e pode ser que você queira experimentá-las.

Outra dica legal é aproveitar as vinícolas da região. Nós visitamos uma ali nos arredores, já na região do Vêneto, e foi super legal viver essa experiência. Compramos pelo Get Your Guide e deixo o link aqui para você curtir também.


Sirmione

A mais famosa e queridinha de quem visita o Lago de Garda. Sirmione entrega tudo! Tem paisagem, tem cidade charmosa, tem castelo cheio de história para contar, tem passeio de barco e tem até praia. E não estou brincando! No verão uma galera vai à Sirmione para curtir a orla do lago e aproveitar os dias de calor. Sirmione é chamada de a “pérola” do Lago de Garda, e não é a toa.

temos um post completo aqui no blog sobre um dia que visitamos a cidade. Caso você queira se inspirar ainda mais, aproveita e assiste o vídeo que fizemos por lá no nosso canal (e se inscreve, per favore). Um dos principais pontos turísticos é o Castelo Scaligero. A visita por dentro nos proporciona vistas muito bacanas da cidadezinha histórica e do lago, além de termos a oportunidade de conhecer um castelo bem conservado.

Além disso, como uma boa cidade italiana, Sirmione possibilita um belo passeio pelo centro histórico, repleto de lojinhas, bares e restaurantes, proporcionando um ótimo passeio. É também uma boa opção para quem deseja se hospedar no lago, no entanto, reserve com antecedência, já que costuma ser um dos lugares mais disputados – e portanto com hospedagem mais cara.

Powered by GetYourGuide
YouTube video
Sirmione no Lago de Garda

Riva del Garda

Riva del Garda foi uma das primeiras cidades que conhecemos no Lago de Garda, logo quando chegamos na Itália. A cidade tem todo um clima diferente, e uma das coisas que mais me impressionou foi a paisagem. O encontro do lago com as montanhas super perto foi realmente impressionante para mim, que não estava acostumada com esse tipo de natureza.

Nossa visita por lá foi no verão, então além da cidade estar bem cheia, muita gente aproveitou para mergulhar nas águas do lago (!) – o que eu achei um absurdo, porque muitos lagos têm água de degelo das montanhas então deve ser muito fria.

No mais, muita gente escolhe se hospedar em Riva del Garda e, de lá, sair para conhecer as outras cidades da parte norte do lago usando o sistema de barcos – que facilita bastante já que as estradinhas são estreitas e têm bastante trânsito (experiência própria).

Além do centrinho histórico medieval, considere também subir no Monte Rocchetta para vistas de tirar o fôlego. Eu não o conheci pela falta de tempo, mas fica aqui a sugestão caso você queira.


YouTube video

Limone sul Garda

E no mesmo dia que visitamos Riva del Garda, também conhecemos uma ‘vizinha’ chamada Limone sul Garda. E devo dizer que eu gostei ainda mais de Limone. Ela é menorzinha, fica na beira da estrada (difícil de estacionar) e ainda assim muito charmosa.

Com muitas opções de bares e restaurantes, Limone sul Garda tem ainda todo o seu charme graças aos limões, que estão por toda a parte. Ficou famosa pelos seus limoeiros e além de vários produtos típicos, o azeite dali também se tornou famoso.

O centrinho histórico é um verdadeiro charme. Vale demais a visita e passear com calma pela beira do lago. No vídeo, lá no canal, você confere o nosso dia por essas duas cidades (aproveita e já se inscreve per favore).


Desenzano del Garda

Das cidadezinhas que sugerimos até agora, Desenzano del Garda foi a única que acabei não visitando. Apesar de ser a maior cidade do lago, acabou não entrando no nosso esquema de bate-voltas saindo de Milão. Mas tudo bem, afinal, viagens à Itália são sempre bem-vindas!

Principalmente por ser grande e bem localizada, Desenzano del Garda é uma ótima opção de base para hospedagem. De lá, você consegue conhecer outras cidades do lago durante o dia e voltar para a sua vida noturna animada para jantar. Um castelo medieval, um sítio arqueológico com uma villa romana também esperam por você nessa visita.


Gardaland

Sobre esse parque de diversão já temos post aqui no blog (clica para ler). O Gardaland é o maior parque de diversões da Itália e fica, como o próprio nome já dá a entender, nos arredores do Lago de Garda. Nós visitamos duas vezes o parque de diversão no esquema bate-volta, saindo de Milão, e considero um ótimo passeio para quem gosta desse tipo programa.

Além de montanhas-russas, o parque temático tem áreas para crianças e, para quem ama, também rola um parque aquático ali do lado que pode ser uma ótima opção para os dias de calor. Falando em verão, além disso, o parque costuma ficar aberto até tarde, possibilitando aproveitarmos ainda mais toda a infraestrutura.

Deixo o post completo aqui para caso você queira ler um pouco mais sobre o parque. E você pode comprar aqui seus ingressos pelo nosso link afiliado.

YouTube video

Outras cidadezinhas

Malcesine

Malcesine é outra que não conheço. Mas pelo que pesquisei, merece entrar nesse roteiro já que oferece todo um charme medieval com castelo e vistas incríveis do Monte Baldo. Vale também a máxima das cidadezinhas da Itália: perca-se nas ruelas estreitas do centro histórico e curta tudo com muita calma.

Peschiera del Garda

Essa aqui também vale a visita para quem tem mais tempo. Mais uma cidadezinha que é um charme só e vale andar pelo centrinho histórico e aproveitar os seus bares e restaurantes. Nós visitamos Peschiera del Garda no inverno, então não tinha tanta gente por ali. Mas valeu, ainda assim, o passeio!

Peschiera também é um ótimo lugar para hospedar-se, tem opções mais em conta que Riva e Sirmione, e pode ser uma boa opção para base, enquanto visita os outros pontos do Lago de Garda.


E aí, já tá sonhando acordado com o Lago de Garda? Consegui te convencer? Então caso decida passear pelo lago não esquece de marcar a gente nas suas fotos, vamos amar acompanhar sua viagem! Aproveita e nos acompanhe nas redes sociais, vamos amar ter você por lá também. Buon viaggio!




VISITA AO COLISEU

Powered by GetYourGuide
Booking.com

SOBRE NÓS

O Voyajando surgiu do sonho de criar um espaço para trocar dicas de passeios, restaurantes, hotéis e tudo o mais que envolve os pequenos períodos maravilhosos da vida que chamamos de viagens. São elas que nos proporcionam a possibilidade de descobrir novos universos, ter contato com outras culturas e outros jeitos de ver a vida. O Brasil e o mundo estão cheios de lugares incríveis. Vamos conhecê-los juntos?

VISITE O DUOMO DE MILÃO

Posts  Relacionados

Deixe  um  comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *