10 experiências na região do Alentejo, em Portugal

Já falamos de Alentejo aqui no blog, você lembra? No post O Alentejo é assim: conheça a maior região de Portugal noticiamos uma campanha protagonizada por empresários locais que tinha como objetivo apresentar quais os empreendimentos – hotéis, agências de turismo, receptivos, entre outros – faziam a área ser tão procurada para o turismo. Hoje, compilamos as 10 experiências na região do Alentejo, em Portugal, que são consideradas imperdíveis. E nós estamos contando os dias para poder vivenciar – finalmente – todas elas. Quem também?

Explorar a gastronomia local

Os alentejanos têm pratos bastante diferentes para mostrar para os visitantes brasileiros, e você não pode sair de lá sem provar alguns deles. É o caso das famosas migas, da carne de porco alentejano (que é mais saudável que a carne de porco consumida no Brasil) e dos doces conventuais.

Provar muitos vinhos

A tradição vinícola é fortíssima no Alentejo. Por isso, uma das melhores coisas a fazer em uma viagem por lá é aproveitar para provar muitos rótulos produzidos localmente – tintos, brancos, rosés, espumantes, não importa! Não deixe também de harmonizar as bebidas com os deliciosos pratos da culinária alentejana.

Prova de Vinhos na Quinta do Quetzal (Divulgação/Gonçalo Villaverde)

Curtir um dia ao ar livre

A região tem muitos espaços de natureza, campos abertos e ensolarados, cenários incríveis em meio à paisagem natural. Há várias maneiras de curtir um dia nesses lugares: para quem quer relaxar, vale programar um simples piquenique no campo; os mais aventureiros podem desbravar trilhas a pé ou de bicicleta ou até andar a cavalo.

Aprender mais sobre a região

Há muitas histórias para ouvir no Alentejo, que vão desde a sabedoria local até os fatos históricos em si. Parar para conversar com um morador local ou fazer uma visita guiada em um monumento pode ser uma experiência e tanto! Você pode até escolher o que te agrada mais: pode aprender sobre o vinho produzido no Alentejo, sobre a cortiça alentejana, sobre um dos inúmeros castelos medievais, entre outros.

Conhecer praias escondidas

O Alentejo tem 140 quilômetros de litoral com praias de diferentes tipos. Além dos extensos areais dourados, onde é possível comer em restaurantes praianos e praticar esportes como surfe e stand-up paddle, os viajantes podem explorar verdadeiros tesouros escondidos, como pequenas praias secretas, escondidas entre falésias.



Observar as estrelas

O próprio céu alentejano é considerado uma atração turística. Isso porque, na região do lago Alqueva, há tão pouca poluição luminosa que o céu noturno fica incrivelmente belo. É possível ver milhares de estrelas, planetas e outros corpos celestes a olho nu. Muitos hotéis locais oferecem equipamentos especializados para deixar a experiência ainda melhor!

Passear de barco

São inúmeros os rios e lagos que se espalham pelo território do Alentejo. O maior lago é o Alqueva, que é também o maior lago artificial da Europa. Há também o rio Guadiana e o Estuário do Sado, onde o rio Sado se encontra com o Oceano Atlântico. Vale a pena explorar algum deles em um passeio de barco, curtindo a brisa e a tranquilidade do Alentejo enquanto aprecia belas paisagens.

Barco-casa no Grande Lago (Divulgação)

Relaxar como nunca

Dizem que o Alentejo é um lugar onde o tempo passa mais devagar. É inegável que quem vive lá leva a vida em um ritmo mais lento e tranquilo. Por isso, deixe a pressa da cidade grande para trás e aproveite a viagem como um verdadeiro alentejano: sem se preocupar tanto com horários e despertadores! Se um passeio levar mais tempo que o esperado, não há problema. O importante é você aproveitar cada segundo e descansar a mente.

Ver uma construção imponente de perto

Há muitas construções históricas no Alentejo: castelos medievais, fortalezas, muralhas, igrejas e muito mais. Até monumentos da pré-história podem ser encontrados na região. É obrigatório visitar alguma delas e ver de perto um pouco do passado da região!

Deslumbrar-se com uma vista inesquecível

Os cenários alentejanos são inesquecíveis, principalmente quando se está bem localizado. Alguns vilarejos situam-se em pontos elevados do território e, por isso, garantem vistas inesquecíveis. Do topo do Castelo de Monsaraz, por exemplo, é possível ver os campos que rodeiam a vila e o incrível lago Alqueva. É uma sensação ímpar!

Castelo de Monsaraz (Divulgação/Victor Carvalho)

Gostou dessa notícia? Você pode encontrar outras como essa, relacionadas ao setor de viagens e turismo, na categoria “notícias” aqui do blog. Por lá, a gente posta tudo de mais legal que recebemos das assessorias de imprensa e das empresas do setor para você se manter atualizado e para ajudar a planejar sua próxima viagem. Só lembrando que, nem sempre, a gente conhece os serviços que são aqui divulgados. E isso não é um publipost! Acesse aqui para ver mais notícias!

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s