Rota Vicentina: turismo sustentável em Alentejo e Algarve, em Portugal

O sudoeste de Portugal – e da Europa! – é sinônimo de luz, sol, gastronomia e uma certa boêmia. E é especificamente por ali, em Alentejo e Algarve, que está a Rota Vicentina, uma associação privada local e sem fins lucrativos que reúne cerca de 200 pessoas e empresas para ofertar um turismo sustentável, baseado nos recursos naturais e culturais deste parque natural costeiro. Esta entidade se organiza de forma estratégica para enriquecer a experiência dos viajantes, principalmente para trilhas de caminhada e ciclismo na região. Então, se esta é a sua vibe-viajante, este post é para você!

Vale lembrar que nós, do Voyajando, ainda não tivemos a oportunidade de conhecer as regiões de Alentejo e Algarve e esperamos poder reverter este cenário em breve! Enquanto ainda não podemos viajar para lá, estamos acompanhando todas as belezas do lugares por imagens e notícias vindas da assessoria de imprensa do Turismo de lá. Aqui no blog você encontra as matérias O Alentejo é assim: conheça a maior região de Portugal e 10 experiências na região do Alentejo, em Portugal e já pode ter uma noção do lugar, assim como nós.

Caminhando pela Rota Vicentina

A Rota Vicentina oferece 750 quilômetros de trilhas de hiking nas áreas costais – e bem preservadas – de Alentejo e Algarve. Elas são divididas em três tipos – o Caminho Histórico, a Trilha dos Pescadores e a Rota Circular 24 – e podem ser feitas sozinhas ou combinadas entre si. Todas oferecem uma imersão na autêntica cultura rural portuguesa e na surpreendente natureza do lugar.



Pedalando pela Rota Vicentina

Para os entusiastas da boa e velha bicicleta, a Rota Vicentina oferece mais de 1.000 quilômetros de rotas de Mountain Bike para todos os níveis de praticantes. Para os viajantes com bikes híbridas (aquelas de uso não-específico) existe uma trilha turística que combina diferentes rotas e que conecta os aeroportos de Lisboa e Faro, em um total de 510 quilômetros.

As informações aqui apresentadas fizeram parte da Semana ID (de 21 a 27 de março de 2021), um evento online promovido pela Rota Vicentina para apresentar a identidade e os princípios de sustentabilidade desenvolvidos ao longo do último ano pela comunidade local, agentes culturais, parceiros e empresas de turismo da região.


E aí, já sabe da novidade? O Voyajando Blog chegou no Youtube! Vem com a gente ver todo nosso conteúdo agora também em vídeo <3

GARANTA SEUS INGRESSOS

Booking.com

SOBRE NÓS

O Voyajando surgiu do sonho de criar um espaço para trocar dicas de passeios, restaurantes, hotéis e tudo o mais que envolve os pequenos períodos maravilhosos da vida que chamamos de viagens. São elas que nos proporcionam a possibilidade de descobrir novos universos, ter contato com outras culturas e outros jeitos de ver a vida. O Brasil e o mundo estão cheios de lugares incríveis. Vamos conhecê-los juntos?

VISITE O DUOMO DE MILÃO

Posts  Relacionados

Deixe  um  comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *