Turismo de Isolamento: tendência para as férias de fim de ano em 2020

Que o turismo teve que mudar e se adaptar após a pandemia do Covid-19, isso ninguém duvida. Agora, como será essa mudança e essa adaptação e quando nos sentiremos seguros para voltar a viajar como antes é a grande dúvida. Quem nos acompanha lá no Instagram do Voyajando já viu que estamos fazendo nossa primeira viagem após a quarentena de cerca de sete meses no Brasil. Viemos para a Croácia e, em breve, contaremos tudo aqui no blog.

Uma das mudanças que já escolhemos é fazer mais passeios ao ar livre e menos museus. Reduzimos também a ida a restaurantes e lugares de grande circulação de pessoas – apesar de já identificarmos que os lugares estão bem mais vazios.

No nosso Instagram estamos mostrando um pouco de como é viajar em 2020

Essas são algumas das tendências indicadas pelo setor. Além do chamado turismo de isolamento, que é a procura por locais que valorizem a privacidade e sem aglomerações. É assim que deve ser as férias de fim de ano também.

Normalmente, o começo do último trimestre do ano já seria uma época em que muitos já estariam com as férias planejadas. A incerteza gerada pela Covid-19, atrelada à insegurança em viajar de ônibus ou avião, fez com que muitas pessoas repensassem aonde passar a virada do ano e as férias escolares. Porém, o que muitas empresas e áreas do setor do turismo têm feito é se adaptar à segurança para que as viagens continuem. O chamado “turismo de isolamento”, uma tendência apontada ainda nos primeiros meses de pandemia pela especialista em turismo e hotelaria Juliana Tulio, é o estilo de viagem que deve predominar neste período, principalmente para famílias e pessoas que buscar desestressar e mudar de ares nas férias.

Locais em regiões próximas de casa e que fácil acesso de carro se tornaram as grandes pedidas desses tempos, segundo Juliana. “O ‘turismo de isolamento’, como começamos a chamar, se tornou a aposta para as reservas no fim do ano também. E tudo isso tem um motivo: as pessoas estão buscando por experiências mais seguras e tranquilas, que permitam estar em conexão com a natureza – em um ambiente mais bucólico – mas também que permita comodidades e acesso à internet”, explica a especialista.

O perfil das estadias mais buscadas está sendo pousadas e hotéis com opções mais exclusivas, com perfil de chalés, e habitações com serviço completo, que deixa o cliente mais independente, com áreas individuais mais expressivas. O Airbnb, uma das principais plataformas para aluguel de estadias em todo o mundo, observou um aumento de 150% em viagens com destino próximo ao local de partida.

Mudanças pós-pandemia – teste de Covid-19 no aeroporto em São Paulo

O estresse do ano e a vontade de sair de casa, principalmente para quem tem crianças, são impulsionadores para que pessoas busquem locais alternativos às suas casas com ambientes ao ar livre para seguir isolado.

E se você também está pensando em viajar no fim do ano, veja abaixo cinco sugestões de lugares para “descompressão” de 2020, indicados por Juliana, que ficam a apenas algumas horas das grandes capitais.

Villa do Vale Boutique Hotel – Blumenau (SC)

Como diz o nome, o Villa do Vale já busca oferecer um tratamento personalizado. Logo na reserva, é feita uma pesquisa sobre quem é o hóspede para poder personalizar sua estadia. “Esse é um dos principais diferenciais: o hóspede é tratado com toda a exclusividade que ele merece”, conta Juliana Tulio, idealizadora e proprietário do local, em Blumenau (SC). Situado no centro da cidade o espaço preza pela exclusividade: são 20 apartamentos com decoração única e exclusiva, que contam com opções de lazer como piscina aquecida, sauna seca, spa, academia, sala de jogos, sala de TV, piano bar e charutaria. Em 15 de dezembro, o espaço reabrirá com três novas suítes que incluem: banheira de hidromassagem; banheira de imersão; e uma cozinha particular.

Summit Hotel do Feijão – Cachoeira Paulista (SP)

Localizado em Cachoeira Paulista, São Paulo, o Summit Hotel do Feijão possui 43 aconchegantes apartamentos na categoria Luxo e são divididos em três andares, onde cada andar possui uma cor e decoração temática. Deste total, temos 02 aptos adaptados para PNE (Portador de Necessidades Especiais). Também oferece restaurante, cafeteria gourmet, copinha para bebê, lavandeira, piscina e sauna, aluguel para bicicletas e capela.

Pedra da Laguna Boutique Hotel – Búzios (RJ)

Búzios é um dos destinos que favorece a celebração romântica, seja para comemorar um momento especial, tais como o sonhado casamento na praia, aproveitar a Lua de Mel ou para quem quer apenas curtir uma viagem a dois. Entre os hotéis que privilegiam os casais está o Pedra da Laguna, que oferece uma extensa lista de experiências especiais e uma incrível infraestrutura para tornar a viagem inesquecível. Na lista de escolhas, o casal pode optar para realizar um pré-wedding, celebrar o casamento, aproveitar a Lua de Mel ou apenas desfrutar de um jantar romântico no Orange Bistrô, o restaurante do hotel.

Villa Coração Guest House – Camanducaia (MG)

A casa colonial localizada no alto das montanhas de Monte Verde oferece uma opção de hospedagem com conforto e exclusividade para as famílias. Com apenas 10 suítes, a Villa Coração Guest House tem vista para o bosque de araucárias centenárias e oferece aconchegantes salas de estar e leitura, com lareira para total relaxamento.

Maion Hotel e Boutique – Porto Seguro (BA)

O Maion Hotel e Boutique, localizado na Praia do Espelho, em Porto Seguro (BA) reabriu as portas recentemente após colocar em prática todas as boas práticas recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa. O hotel a princípio só está operando com 50% de capacidade. Maion significa “luz”, em patxohã, a língua dos Pataxós. O nome, literalmente, deixa clara a conexão com a natureza que você encontra quando visita o local.

GARANTA SEUS INGRESSOS

Booking.com

SOBRE NÓS

O Voyajando surgiu do sonho de criar um espaço para trocar dicas de passeios, restaurantes, hotéis e tudo o mais que envolve os pequenos períodos maravilhosos da vida que chamamos de viagens. São elas que nos proporcionam a possibilidade de descobrir novos universos, ter contato com outras culturas e outros jeitos de ver a vida. O Brasil e o mundo estão cheios de lugares incríveis. Vamos conhecê-los juntos?

VISITE O DUOMO DE MILÃO

Posts  Relacionados

Deixe  um  comentário

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como se comporta o turista brasileiro na pandemia? O KAYAK responde! – Voyajando - […] a chegada das festas de fim de ano e a temporada de verão, as pessoas estão voltando a se…
  2. Turismo de Natureza é a tendência da vez, segundo SEBRAE Inteligência Setorial – Voyajando - […] E, como vocês também sabem, o setor do turismo foi um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus.…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *