Quando queremos morar fora do país, muitas vezes pensamos em nos mudar para países da Europa ou para os Estados Unidos, por questões como idioma, moeda forte, familiaridade com a cultura (por causa dos filmes e referências) e tantos outros porquês – e cada um tem o seu. Ok… Mas e os países da América do Sul? Nossos vizinhos também podem nos abrir muitas novas – e incríveis – portas e nos encantar e surpreender muito se estivermos dispostos a conhecê-los. E é sobre isso o nosso Morar Fora de hoje. Vamos falar sobre como é morar na Colômbia e a Gabi vai nos contar a sua história com o país.
Morar na Colômbia: a oportunidade e a decisão
Como muitas vezes as grandes decisões são acompanhadas de grandes mudanças, a oportunidade apareceu para a família da auditora bilíngue Gabriela Iuspa quando seu marido foi convidado para trabalhar em Bogotá, na Colômbia. “Minha história com a Colômbia começou com a relação do trabalho do meu marido com o país. Meu marido trabalha em uma multinacional farmacêutica e por diversas vezes teve que vir para a Colômbia porque estava gerenciando uma equipe. De uma certa forma, sabíamos que um dia podia aparecer a oportunidade de mudança de país”.
O convite realmente chegou, mas eles tiveram que esperar mais um pouquinho para a grande mudança. “Então, houve a oportunidade, onde ele foi convidado a trabalhar em Bogotá, em Dezembro de 2019. Decidimos a mudança em Fevereiro de 2020, com previsão de chegada na Colômbia logo no começo do mês de Março, mas infelizmente pela pandemia, postergamos a data de chegada. O que era pra ser em Março, só foi acontecer de fato em Outubro do mesmo ano”.
A mudança aconteceu mas a família teve que esperar um pouquinho para viver as grandes aventuras com a nova cidade e o novo país. “O início foi bem maluco pra dizer a verdade, porque claro, como tudo era novo, queríamos conhecer a cidade e desbravar, mas não podíamos justamente pela situação do COVID-19”, se lembra. “Ficamos em um hotel por quase 1 mês, até que nossa casa estivesse arrumada. Mas, posso dizer que foi bem tranquilo depois da ida pra nossa casa e nos adaptamos rápido, ao meu ponto de vista! E sinceramente, faria tudo de novo!”.
A Gabi de agora, diria pra Gabi de antes pra não ficar ansiosa, não ter medo, porque com calma e junto com a família tudo dará certo e isso em qualquer lugar do mundo.
Dicas para a adaptação na Colômbia
“Acredito que toda mudança é bem vinda, mesmo que tenha que sair da zona de conforto, mas mudar de país, além de te amadurecer como pessoa, te faz ver a vida com outros olhos e te faz dar valor a pequenas coisas que antes não tinha valor. Além claro, do conhecimento diário, aprendizagens e vivenciando sempre uma nova cultura e aprendendo a nova língua na prática”, comenta a Gabi que hoje compartilha dicas sobre a Colômbia no seu Instagram (segue ela lá!) e também no blog Nossa Família pelo Mundo (conheça aqui).
Nessas redes, ela mostra o dia a dia, dicas de passeios e viagens, restaurantes e muitos outros assuntos bacanas que com certeza ajudarão outras pessoas que estão pensando em percorrer o mesmo caminho. Além disso e, principalmente, levando em consideração o bem-estar e conforto de toda a família, como eles levaram.
“A dica para quem quer/vai se mudar de país, é que a mudança necessita de alguns pontos de atenção, principalmente quando se tem filhos, como foi meu caso. Nossa atenção inicial era justamente o conforto das minhas filhas, para que não sofressem de cara a mudança cultural e se caso necessitassem, estaríamos sempre perto e digo isso, literalmente. Minhas filhas estudam perto de casa, moramos perto de mercados, farmácias, hospitais e parques. Isso facilita muito a adaptação porque torna mais fácil viver ‘longe de casa’ “, explica.
A Gabi ressalta que outro ponto importante é escolher realmente onde vai ser o lugar que você vai passar a chamar de casa, levando em consideração o entorno “Traçar e buscar a melhor casa, para que nem todos sofram com a distância e deslocamento muitas vezes” é outra das dicas que ela pontua.
Morar na Colômbia como imigrante
“Como imigrante vejo que independente do tempo, você sempre será o estrangeiro. Nunca tivemos problemas por sermos os gringos rs, mas sempre não seremos daqui. Alguns benefícios dos colombianos, não temos, mas levamos a vida com a melhor maneira possível. No geral, todos nos tratam muito bem e nos tentam deixar como se fossem eles mesmos”, salienta.
Uma forma de você decidir se a Colômbia pode ser a sua próxima casa é fazendo o que mais gostamos de fazer por aqui: visitá-la. “E pra finalizar, visitem a Colômbia! Tudo que se “sabe”, que se “conhece”, não é real. Um país sofrido por marcas do narcotráfico, mas que tem um povo de coração e braços abertos a todos que chegam, que amam os brasileiros e um país muito rico culturalmente, com belezas naturais incríveis!”, convida.
Assim como a Gabi, dados do Ministério do Exterior indicam que aproximadamente 18 mil brasileiros vivem hoje na Colômbia. Se você gostaria de se juntar a eles, um primeiro passo pode ser se inspirar nas dicas e informações que ela compartilha lá no Instagram (segue ela lá!) e no blog Nossa Família pelo Mundo.
No mais, a gente agradece o carinho da Gabi em nos ajudar a espalhar informações em português-BR para quem deseja um dia percorrer o mesmo caminho. A realização de sonhos é muito mais legal quando a gente consegue se inspirar em alguém que já fez essa estrada e, por isso, muito obrigada Gabi!
E para conferir outros textos sobre morar fora que já compartilhamos por aqui, clique aqui ou veja a galeria abaixo:
0 comentários