Voyajando Gastronomia: a origem e a receita da Banoffee

O mais legal desse Voyajando Gastronomia é descobrir a origem das receitas que muitas vezes sempre comemos, mas não fazemos ideia de onde vem (clica aqui para ver o que já saiu). Melhor ainda é quando recebemos a receita prontinha e detalhada para ser reproduzida em casa, aí não tem erro né? Então hoje, mão na massa! Ou na banana e no caramelo, porque no Voyajando Gastronomia falaremos sobre a origem e a receita da Banoffee!

Origem da Banoffee

A Banoffee é o tipo de sobremesa que nunca foi uma tradiçããão em casa mas, às vezes, a gente fazia em datas especiais como Natal ou algum aniversário. O bom é que ela é simples – não requer grandes habilidades culinárias – e deliciosa, afinal: não tem como dar ruim, né?

O que a gente não sabia é que ao comer essa maravilha estávamos comendo uma sobremesa inglesa! Pois é, inventada na Inglaterra, o nome vem da junção dos principais ingredientes do doce: banana + toffee (caramelo em inglês). Claro que hoje em dia não se limita mais apenas à esses ingredientes, mas é da tradicional que estamos falando hoje!

A Banoffe Pie foi criada em 1974 em um restaurante chamado “The Hungry Monk Restaurant”. A ideia foi aprimorar um doce americano que já existia e usava uma espécie de doce de leite. Foram várias as tentativas com diversas frutas, até encontrarem na banana a receita ideal que virou sucesso entre os clientes.

Receita de Banoffee na taça

E se você ficou com vontade de comer uma bela Banoffee aí na sua casa, aqui abaixo vai a receita super prática de uma versão da torta indicada pelo chef Melchior Neto na taça. Hmmm, já queremos! Vamos conferir?

INGREDIENTES
Massa
200g de biscoito tipo maisena
100g de manteiga derretida sem sal
Recheio
400g de doce de leite
2 bananas nanicas em rodelas
Chantilly
330g creme de leite fresco gelado
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha

MODO DE PREPARO
Massa

Triture as bolachas no processador, se não tiver um envolva as bolachas em um pano de prato e bata com um batedor de carne até que fique uma farofa. Adicione a manteiga derretida e misture até textura ficar parecida com areia molhada.
Chantilly
Bata o creme de leite fresco gelado com o açúcar e a baunilha até o ponto de pico (se não pingar é porque está certo).

MONTAGEM
No fundo de uma taça que tenha a boca larga coloque o equivalente a 1 dedo de massa, espalhe o doce de leite com cuidado para que a camada fique proporcional. Por cima, coloque as bananas cortadas em rodelas e finalize com o chantilly.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s