Panacota em português, panna cotta em italiano. Já experimentou esta típica sobremesa italiana? Nós não poderíamos estreiar o Voyajando Gastronomia de outra forma se não com a receita da panna cotta, principalmente porque este doce, em específico, tem origem no Piemonte, região onde estamos vivendo para o reconhecimento da nossa cidadania italiana. Simbólico, né? (E para acompanhar a nossa saga pela cidadania italiana, não esquece de seguir a gente no Instagram @voyajandoblog)
- Voyajando Gastronomia: como fazer (e de onde veio?) o Tiramisù?
- Veja o que comer em uma viagem pela Itália: Conheça os pratos típicos italianos
- Leia também: como é morar em Milão, na Itália?
Em tradução literal, panna cotta quer dizer “creme de leite cozido” ou “nata cozida”. Não é uma referência somente à tonalidade da sobremesa mas, também, ao seu principal ingrediente, o creme de leite, junto com o açúcar e a baunilha.
Ninguém sabe ao certo como ela surgiu. Há quem diga que a sobremesa foi criada no século XX por uma mulher húngara que vivia na região montanhosa de Langhe, na província de Asti. E há aqueles que acreditam que o doce é uma variação do francês blanc manger. O que sabemos mesmo é que a panna cotta é considerada um Produto Agroalimentar Tradicional (PAT) do Piemonte e é um orgulho regional.
E para reproduzir esta típica receita italiana em casa, com a palavra, a chef Carol Góes da Cantina Tia Lina, restaurante localizado em São Roque (SP).
Receita da Panna cotta
Ingredientes
Panna Cotta:
– 1 litro de creme de leite;
– 180g de açúcar;
– 5g de baunilha;
– 12g de gelatina sem sabor;
Calda de frutas vermelhas:
– 200g de água;
– 160g de açúcar;
– 500g de frutas vermelhas;
Modo de preparo
Panna Cotta:
Coloque o creme de leite, o açúcar e a baunilha em uma panela para ferver. Após a fervura, desligue o fogo e adicione gelatina já hidratada. Coloque em taças individuais e leve à geladeira.
Calda de frutas vermelhas:
Reduza a água com açúcar pela metade no fogo, adicione as frutas vermelhas na calda e bata no liquidificador.
E aí, também ficou com água na boca?
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks