Voyajando Gastronomia: De onde veio o limão siciliano e receita low carb

Se o limão é siciliano, ele veio da região da Sicília, certo? Nananinanão. A fruta possui origem asiática, mais especificamente, da área que engloba hoje o sul da Índia, Mianmar e China. Indícios mostram que ela chegou na Europa graças aos persas por volta do século XI. E, convenhamos, não é mesmo? Uma vez que o ingrediente chegou na Itália, os italianos fizeram exatamente o que eles sabem fazer com maestria: incluíram em sua culinária. Talvez a gente esteja favorecendo o país por causa dos nossos recentes reconhecimentos da cidadania italiana (e que você pode ler tudo sobre isso neste link aqui)? Talvez. Mas quem já provou uma belo limoncello, um licor super tradicional feito a partir deste ingrediente há de concordar comigo. Hahahaha.

Mas, não é só o sabor do limão siciliano que faz dele tão querido na gastronomia e na mixologia. Seu valor nutricional também é um grande atrativo. Ele foi muito utilizado, por exemplo, pela Marinha Britânica no século XVIII para combater o escorbuto – doença causada pela falta de Vitamina C – em sua tripulação.

É o limão-verdadeiro!

E nós não trouxemos o limão siciliano para o Voyajando Gastronomia só por causa da palavra siciliano, mas porque foi um jeito de compartilhar com vocês uma descoberta (eu, pelo menos, não sabia): o limão-taiti e o limão-cravo, mais conhecidos na mesa do brasileiros, não são limões! Eles pertencem à família das limas ácidas! Sua árvore não é um limoeiro, é uma limeira! Gente, eu quase escrevi esse parágrafo inteiro em letras maiúsculas porque me foi uma revelação e eu tinha que trazer aqui para o blog. Tipo quando eu descobri que o pai da Sandy e do Junior era o Xororó, e não o Chitãozinho. Hahahaha



Receita low carb

E para equilibrar o Voyajando Gastronomia, já que só trouxemos receitas cheias de amor e calorias (como tiramisù, panacota e banoffe, hahaha) até agora, hoje é dia de aprender a receita de um bolo low carb de limão siciliano, amêndoas e cranberry assinada pelo Thiago Ribeiro, especialista em cozinha de alimentos funcionais e saudáveis. Ele foi o primeiro participante a entrar no Bake Off Brasil com bolo funcional, sem açúcar, farinha refinada e conservantes. A receita rende de 8 a 12 porções e fica pronta em 40 minutos. Então, atenção confeiteiros (sempre quis falar – escrever – isso)!

Receita de bolo low carb de Limão Siciliano, Amêndoas e Cranberry do Chef Thiago Ribeiro (divulgação)

Ingredientes:

– 180 g de óleo de coco extra virgem derretido
– 170 g de iogurte natural integral
– 30 ml suco de limão siciliano
– 4 ovos em temperatura ambiente
– 160 g de farinha de amêndoas peneirada
– 20 g de farinha de linhaça dourada
– 20 g de farinha de coco
– 10 g de psyllium
– 30 g de polvilho azedo
– 190 g de xilitol ou eritritol ou adoçante de preferência
– 10 g de fermento químico em pó
– 40 g de cranberry
– Raspas de um limão siciliano

Modo de preparo:

  1. Com um fouet misture em um bowl o óleo, iogurte, suco de limão e os ovos.
  2. Em outro bowl misture todos os demais ingredientes sem deixar grumos, ou seja, pelotas.
  3. Aos poucos junte os ingredientes secos aos líquidos, mexendo suavemente.
  4. Distribua em uma forma ou duas preenchendo até ¾ da capacidade.
  5. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 35 a 40 minutos.

Gostou dessa notícia? Você pode encontrar outras como essa, relacionadas ao setor de viagens e turismo, na categoria “notícias” aqui do blog. Por lá, a gente posta tudo de mais legal que recebemos das assessorias de imprensa e das empresas do setor para você se manter atualizado e para ajudar a planejar sua próxima viagem. Só lembrando que, nem sempre, a gente conhece os serviços que são aqui divulgados. E isso não é um publipost! Acesse aqui para ver mais notícias!

GARANTA SEUS INGRESSOS

Booking.com

SOBRE NÓS

O Voyajando surgiu do sonho de criar um espaço para trocar dicas de passeios, restaurantes, hotéis e tudo o mais que envolve os pequenos períodos maravilhosos da vida que chamamos de viagens. São elas que nos proporcionam a possibilidade de descobrir novos universos, ter contato com outras culturas e outros jeitos de ver a vida. O Brasil e o mundo estão cheios de lugares incríveis. Vamos conhecê-los juntos?

VISITE O DUOMO DE MILÃO

Posts  Relacionados

Deixe  um  comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *