Turismo pós-covid: brasileiros aumentam busca por viagens

O turismo foi um dos setores que sofreu um grande baque com a pandemia do Covid-19. Fronteiras sendo fechadas, viagens canceladas e uma enorme insegurança de quando as coisas voltariam aos trilhos novamente. Alguns países, conforme estamos acompanhando, já iniciaram as suas reaberturas e o turismo interno também está, aos poucos, sendo retomado. Dados da plataforma Expedia Group mostram que os brasileiros estão revendo a confiança em viajar, buscando, principalmente, hospedagens em destinos regionais.

A busca por viagens a destinos brasileiros foi intensificada no último mês. Segundo a assessoria de imprensa da plataforma, durante julho, “a busca por viagens no Brasil para os meses de agosto a outubro teve um crescimento médio de cerca de 30% a cada semana, sempre em comparação com o período imediatamente anterior. Além disso, as consultas para o período mencionado foram, ao longo de julho, mais que 100% maiores do que as realizadas para os meses de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021 – teoricamente a alta temporada do turismo brasileiro”.

São Paulo é um dos destinos mais procurados segundo a plataforma Expedia Group

“A situação no Brasil ainda é bastante difícil, com muitos destinos ainda sofrendo com restrições de viagens e abertura dos estabelecimentos. Mas percebemos que, em junho e sobretudo em julho, as pessoas ficaram mais dispostas a fazer alguns deslocamentos, o que sugere uma volta gradual da confiança para viajar”, comenta Nuno Sales da Ponte, Diretor para o Brasil do Expedia Group.

Ainda segundo os dados divulgados, de toda a procura por hospedagens a destinos brasileiros, 75% das pessoas que usaram a plataforma eram daqui, buscando viajar pelo próprio País. Já dos viajantes estrangeiros interessados em viagens pelo Brasil, pouco mais de 10% do total eram moradores dos Estados Unidos.

Principais destinos

Curioso para saber quais são os destinos mais procurados na retomada do turismo interno? Lá vai: “Rio de Janeiro e São Paulo seguem sendo as cidades mais procuradas para viagens no Brasil. No entanto, destacam-se também destinos conhecidos pelo seu apelo regional, como Gramado (RS), Campos do Jordão (SP), Monte Verde (MG) e Ilhabela (SP), mostrando que os deslocamentos mais curtos e feitos de carro ganharam espaço na tomada de decisão”, informa a plataforma Expedia Group.

Monte Verde também ganhou destaque na preferência dos brasileiros

As buscas por viagens a Gramado em agosto cresceram em torno de 70% entre a 1ª semana de julho (iniciada em 29 de junho) e a que começou no dia 20. Já as procuras para Campos do Jordão, também em agosto, quase triplicaram, na mesma comparação.

Veja abaixo a lista dos 10 destinos mais procurados no Brasil, segundo a Expedia Group, ao longo do mês de julho, para hospedagens nos meses de agosto a outubro:

PosiçãoDestino
1Rio de Janeiro
2São Paulo
3Gramado (RS)
4Campos do Jordão (SP)
5Porto de Galinhas (PE)
6Fortaleza
7Búzios (RJ)
8Monte Verde (MG)
9Maceió (AL)
10Ilhabela (SP)
Destinos mais procurados no Brasil de acordo com dados da Expedia Group

Lembrando que o ideal é pesquisar quais desses locais já estão reabrindo para turismo e quais ainda não, além de, claro, se decidir por viajar, priorizar a sua segurança e saúde.

Internacional

Mas se o seu objetivo for viajar para fora do País, talvez você precise esperar um pouco mais para alçar esses voos. Isso porque são poucos os países que admitem a entrada de brasileiros por enquanto (post escrito em agosto de 2020). Atualmente, são cerca de 34 países que permitem a nossa entrada para turismo, como países como Cuba, Dubai, Egito, Irlanda, Maldivas, México, Reino Unido e Turquia. Claro que é preciso verificar as companhias aéreas que levam a esses países (muitos têm escalas e conexões em países que não permitem a entrada de brasileiros) e também quais os requisitos para entrada a turismo – por exemplo no Reino Unido e na Irlanda é preciso fazer uma quarentena de 14 dias de isolamento ao chegar ao país. Confira a lista completa de países que já reabriram para brasileiros aqui no site do Melhores Destinos.

O Reino Unido é um dos que permite a entrada de brasileiros

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s