#Turistando Na Quarentena – Castelo Doune (Leoch Castle) na Escócia

E aí, aproveitando a quarentena? Hoje vamos iniciar uma sequência de posts com dicas de séries e filmes que vão ajudar você a viajar um pouquinho – mesmo que do sofá da sua casa. O #TuristandoNaQuarentena é também a chance de você tomar notas e já esqueletar o roteiro da sua próxima viagem, assim que tudo ficar bem após a pandemia do Coronavírus. 

Nosso primeiro destino é na Escócia, mais especificamente no Castelo Doune. Na série Outlander, ele é conhecido como Castelo Leoch (Leoch Castle), lar do Clã Mackenzie e um dos primeiros cenários dos protagonistas Claire e Jamie Fraser. Se você não assistiu ou ainda está no começo, fique tranquila e tranquilo. Não teremos spoilers nesta publicação. Foi só uma contextualização. Se ainda não se lembrou de onde estamos falando, dá uma olhadinha na foto abaixo. 

Castelo Doune ou Castelo Leoch, para os fãs de Outlander

Além de Outlander, a fortificação foi usada como locação em outras produções como “Monty Python e o Cálice Sagrado” e “Game of Thrones”, onde deu vida a Winterfell. Construída no século XIV, é considerada uma das construções militares mais bem conservadas da Escócia. Foi erguida em um local estratégico, no alto de uma colina, às margens dos rios Teith e Ardoch, entre as principais cidades da época: Edimburgo, Inverlochy, Glasgow e Inverness. É, inclusive, bem perto de uma das principais atrações turísticas do país: o Castelo de Stirling. Então, vale conciliar os dois passeios.

Existem alguns diferenciais no Castelo Leoch que demonstram que o local era digno de um rei – mesmo que sem coroa. Um dos destaques é a lareira dupla no salão privado do Duque de Albany. Incomum para a época, demonstrava a sua importância

Mas, ele pertenceu a um clã?

Não. O Castelo Doune foi construído em 1361, quando a Escócia era governada por Robert Stewart, o Primeiro Duque de Albany, conhecido como “O Rei Sem Coroa”. Irmão mais novo de Robert III, governou até a morte do irmão e depois, quando seu sobrinho, James I, foi levado como prisioneiro para a Inglaterra, em 1406. Robert Stewart morreu em 1420 e, seu filho Murdoch, em 1424, executado quando James I retornou para a Escócia. A partir daí, o Castelo Doune ganhou status oficial. Não se sabe ao certo se chegou a ser tão luxuoso quanto os vizinhos, Stirling e Edimburgo, mas reza a lenda que Duque de Albany não era um poupador. 

O salão principal era usado para recepções, festas e encontros

Curiosidades
E, por fim, uma última curiosidade: após a aparição em Outlander, as visitas ao Castelo Doune cresceram cerca de 44%. Tanto que obras de restauração foram feitas no lugar (tá aí a explicação dos andaimes e tendas no dia da nossa visita, em outubro de 2018). O governo escocês investiu cerca de 6,6 milhões de libras na fortaleza para trabalhos de conservação, reparos e instalações de visitantes. O ator principal da série, Sam Heughan (que interpreta Jamie Fraser), é ainda um dos áudios disponíveis no audio guide, incluso no preço da entrada.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s