Os encantos do Uruguai

Ainda não tive a oportunidade de visitar o Uruguai. Mas minha irmã, a Jeanine (@jeaninecarpani) contou que é um País cheio de encantos. Além de Montevidéu, outros lugares bastante conhecidos são Colônia del Sacramento e Punta del Leste. Ela separou para nós dicas práticas sobre os principais pontos turísticos desses locais super especiais.

Bora conferir?

Montevidéu

Museo Histórico Cabildo

Com entrada livre e gratuita, o Museo Histórico Cabildo de Montevidéu está localizado na Cidade Velha, centro histórico da capital uruguaia. Embora hoje ele busque se posicionar como um espaço inovador e um elo cultural, educativo e artístico da cidade, a visita ao espaço já vale pelo valor histórico do prédio, declarado Monumento Histórico, que foi testemunha dos grandes acontecimentos políticos, sociais e culturais da história do país. 

Cabildo

Puerta de la Ciudadela

A  Puerta de la Ciudadela, localizado em Montevidéu, no Uruguai. O monumento é um divisor de águas na história do país e separa a Cidade Velha, que remete ao período colonial, à Cidade Nova, que tem início no período independente. O portal é o que sobrou das fortalezas militares espanholas demolidas em 1830 em função da expansão urbanística da cidade.

Puerta del Ciudadela (1).JPG

Plaza Independencia

Se você quer conhecer um pouco mais da história do nosso hermano Uruguai, essa ‘plaza’ é a dica. No centro da Plaza Independencia, em Montevidéu, está um monumento ao herói nacional da independência General José Gervasio Artigas, com duas escadas que conduzem a um mausoléu subterrâneo com seus restos mortais, vigiados dia e noite por soldados uruguaios.

plaza-independencia.jpg

Fonte dos Cadeados

Em clima de romance, na esquina da Avenida 18 de Julio e Yi, em Montevidéu, no Uruguai, onde está localizada a Fuente de los Candados, ou Fonte dos Cadeados. Diz a lenda que ao colocar um cadeado com as iniciais de duas pessoas que se amam, na grade da fonte, o amor entre elas durará para sempre. Aproveite a visita para tomar um café no Bar e Restaurante Facal, um dos ícones da cidade, que ao lado do ponto turístico.

Fonte dos cadeados

Punta Carretas Shopping

Além de lojas de grandes marcas nacionais e internacionais, o Punta Carretas Shopping chama atenção por ser uma atração turística. O centro comercial está instalado no lugar de um grande presídio que funcionou até 1986, muito ativo durante a ditadura militar uruguaia, sendo o cárcere de muitos políticos do país e região, como o ex-presidente Pepe Mujica.

Punta Carretas Shopping.JPG

Museu do Futebol

O futebol é uma paixão sul-americana e no Uruguai as coisas não seriam diferentes. Aos fanáticos pelo esporte, o Museo del Fútbol localizado em Montevidéu, no Estádio Centenário, construído entre 1929 e 1930 para a disputa da primeira Copa do Mundo da FIFA. Além do museu, onde estão expostos troféus, medalhas, camisetas e muitas outras relíquias do mundo futebolístico, os visitantes podem subir na Torre de los Homenajes, local que oferece vista panorâmica da cidade uruguaia.

Museo del Futbol (Estadio Centenario)

Colônia Del Sacramento

Colônia Del Sacramento é considerada a cidade mais antiga do Uruguai e Patrimônio da Humanidade. Fundada por portugueses em 1680, foi alvo da disputa entre os reinos de Portugal e Espanha até o Uruguai se proclamar independente em 1825. O Portón de Campo, na foto, é a entrada da cidade, que conserva restos da antiga muralha que a protegia.

Colônia Del Sacramento.jpg

Calle de los Suspiros

A Calle de los Suspiros fica em Colonia del Sacramento, no Uruguai, e é considerada uma das ruas mais antigas da cidade disputada pelos portugueses e espanhóis na época colonial. Mas não é só isso que atrai a curiosidade dos turistas. Existem muitas lendas sobre a origem do nome da rua, e uma delas, talvez a mais famosa, é que neste local localizavam-se as casas de prostituição e que os suspiros poderiam ser tanto das mulheres que trabalhavam ali quanto dos rapazes que frequentavam.

calle de los suspiros.jpg

Punta Del Leste

Casapueblo

Quem estiver planejando conhecer o balneário Punta Del Leste, deve reservar um período para conhecer o Museo Casa Pueblo, local que exibe, preserva e divulga a obra de seu criador, o mestre Carlos Páez Vilaró. Além das pinturas, cerâmicas e esculturas criadas pelo artista, os visitantes podem observar a arquitetura do lugar construído sobre as falésias rochosas de Punta Ballena. Sem planos ou linhas retas, a Casapueblo foi erguida de forma artesanal por Páez Vilaró com ajuda de pescadores locais e levou mais de 40 anos para ser construída.

Casapueblo

Ponte Ondulada

A Ponte Leonel Viera está localizada entre La Barra e Punta Del Leste, no Uruguai, e se tornou atração turística em razão das três ondulações originais de sua construção que garantem um frio na barriga de quem a cruza de carro. Erguida em 1965 sobre o Riacho Maldonado, a obra leva o nome de seu criador.

ponte ondulada

Los Dedos

Em Punta Del Leste, no Uruguai, mais especificamente na Praia Brava, desvendamos os segredos do Monumento Los Dedos, cartão-postal da cidade. A mão que sai da areia foi erguida em 1982 pelo artista plástico Mario Irrazábal e significa a presença do homem na natureza.

*Informações de junho de 2017

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s