E aí, aproveitando a quarentena? Hoje vamos iniciar uma sequência de posts com dicas de séries e filmes que vão ajudar você a viajar um pouquinho – mesmo que do sofá da sua casa. O #TuristandoNaQuarentena é também a chance de você tomar notas e já esqueletar o roteiro da sua próxima viagem, assim que tudo ficar bem após a pandemia do Coronavírus.
Nosso primeiro destino é na Escócia, mais especificamente no Castelo Doune. Na série Outlander, ele é conhecido como Castelo Leoch (Leoch Castle), lar do Clã Mackenzie e um dos primeiros cenários dos protagonistas Claire e Jamie Fraser. Se você não assistiu ou ainda está no começo, fique tranquila e tranquilo. Não teremos spoilers nesta publicação. Foi só uma contextualização. Se ainda não se lembrou de onde estamos falando, dá uma olhadinha na foto abaixo.
Além de Outlander, a fortificação foi usada como locação em outras produções como “Monty Python e o Cálice Sagrado” e “Game of Thrones”, onde deu vida a Winterfell. Construída no século XIV, é considerada uma das construções militares mais bem conservadas da Escócia. Foi erguida em um local estratégico, no alto de uma colina, às margens dos rios Teith e Ardoch, entre as principais cidades da época: Edimburgo, Inverlochy, Glasgow e Inverness. É, inclusive, bem perto de uma das principais atrações turísticas do país: o Castelo de Stirling. Então, vale conciliar os dois passeios.
Mas, ele pertenceu a um clã?
Não. O Castelo Doune foi construído em 1361, quando a Escócia era governada por Robert Stewart, o Primeiro Duque de Albany, conhecido como “O Rei Sem Coroa”. Irmão mais novo de Robert III, governou até a morte do irmão e depois, quando seu sobrinho, James I, foi levado como prisioneiro para a Inglaterra, em 1406. Robert Stewart morreu em 1420 e, seu filho Murdoch, em 1424, executado quando James I retornou para a Escócia. A partir daí, o Castelo Doune ganhou status oficial. Não se sabe ao certo se chegou a ser tão luxuoso quanto os vizinhos, Stirling e Edimburgo, mas reza a lenda que Duque de Albany não era um poupador.
Curiosidades
E, por fim, uma última curiosidade: após a aparição em Outlander, as visitas ao Castelo Doune cresceram cerca de 44%. Tanto que obras de restauração foram feitas no lugar (tá aí a explicação dos andaimes e tendas no dia da nossa visita, em outubro de 2018). O governo escocês investiu cerca de 6,6 milhões de libras na fortaleza para trabalhos de conservação, reparos e instalações de visitantes. O ator principal da série, Sam Heughan (que interpreta Jamie Fraser), é ainda um dos áudios disponíveis no audio guide, incluso no preço da entrada.
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks