No post anterior, falei um pouco da viagem que fizemos em 2017, quando visitamos o sertão de Alagoas. Foram três dias de hospedagem na cidade de Piranhas e uma imersão incrível pela história do nosso Brasil. Dá uma olhada lá no post que falei sobre a Rota do Cangaço.
- Clique aqui e veja outros posts de viagens pelo nordeste brasileiro
- Faça a sua reserva de hospedagem em Piranhas pelo nosso link afiliado e nos ajude a crescer (sem pagar nada a mais por isso!)
No último dia que passaríamos na cidade, marcamos o passeio pelos Cânions do Rio São Francisco. Esse é o principal passeio da região conhecida como Xingó e navegar pelas águas do Velho Chico foi muito simbólico para mim. Lembro de ficar emocionada de conhecer esse rio tão famoso e significativo para as regiões que ele passa.
O passeio pelos Cânions do Rio São Francisco
Os passeios partem de um restaurante chamado de Karrancas, chegamos até lá de carro e deixamos estacionado por ali. São cerca de três horas de passeio de barco, com uma parada para banho (em uma espécie de cercadinho).
Nessa mesma parada, você têm a opção de pegar um barquinho que acessa uma parte mais estreita dos canions (a Gruta do Talhado), que torna a experiência ainda mais interessante porque é o momento que você chega realmente perto dos paredões e se dá conta do tamanho deles. Para nós, foi o momento mais interessante de todo o passeio.
No entanto, não pudemos aproveitar para mergulhar no Rio São Francisco – já que o tempo foi limitado por ali. Ou seja, ou você mergulha nas águas do Velho Chico, ou você pega o barquinho. Pelo menos nós não conseguimos fazer os dois na época hahahaha.
Ao som de forró, navegamos pelos cânions que estão em quinto lugar no ranking dos maiores cânions navegáveis do mundo. As rochas gigantescas na cor laranja formam o cenário do passeio que se mescla a água com tom esverdeado.
E aí, você já visitou ou tem vontade de visitar o sertão do nosso País? Imagino que tenha MUITO mais para conhecer, mas esses poucos dias que passei em Piranhas foram bastante significativos para mim. Amei conhecer as pessoas, a cultura, a história e a paisagem maravilhosa desse pedacinho do Brasil.
Espero voltar em breve! E se você chegou aqui porque está na dúvida se vale ir até Piranhas fazer esses passeios, eu digo que: vale sim. Assim como toda viagem, você volta diferente!
Só tenho a agradecer! Obrigada Piranhas!
*Informações de 2017
O CÂNION DO SÃO FRANCISCO
O São Francisco é sagrado,
produzindo muita riqueza,
fornecendo água e energia,
além de peixe e muita beleza.
O Velho Chico nos encanta
com cachoeiras e muita praia,
proporcionando muito lazer
pelo Sertão sem fugir da raia.
O Cânion do São Francisco
é o nosso Colorado Brasileiro,
com mais beleza e exuberância,
que serviu de lar pra cangaceiro.
A água com toda a sua força
fez o cânion, serrando a serra,
esculpindo tamanha beleza
ao encerrar a missão na terra.
É de uma beleza estonteante
ver as águas cor de esmeralda
contrastando com a Caatinga
e paredões de cor alaranjada.
Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia
Que texto lindo! Parabéns Sebastião!