Tiramisù é a junção das palavras italianas tirami (me puxe) e sù (acima). Ou seja, é um doce digno de “levante-me!” ou “puxe-me para cima!” E como isso? Pela união do energizante café e do estimulante chocolate que, junto com o queijo – ou creme de – mascarpone, formam a santíssima trindade da sobremesa.
O tiramisù é tão famoso mundo afora e tão importante para a gastronomia italiana que diversas regiões disputam – ou reivindicam – a maternidade da sobremesa. Quem de fato a inventou? Ninguém sabe! São inúmeras suposições, mas eis as duas correntes mais fortes:
Quem acredita que o Tiramisù nasceu em Treviso, na região de Veneto, por exemplo, acredita na história que a sobremesa tenha sido inventada dentro de uma casa de prazer com o intuito de dar mais energia para as mulheres que trabalhavam ali e aos seus clientes, após uma noitada no estabelecimento.
Mas, foi a região Friuli-Veneza Giulia conseguiu certificar o Tiramisù na lista de Produtos Agroalimentares Regionais, o famoso PAT. Isso quer dizer que o Ministério das Políticas Agrícolas da Itália reconhece o produto como vindo desta região, mais especificamente de Gorizia e Údine. Sim, duas cidades. O documento aponta dá a paternidade a dois estabelecimentos, um restaurante e uma trattoria, um de cada comuna.
Eu – que não sou muito louca – não tenho pretensão de vestir uma camisa e entrar em um dos lados da disputa. Sim, disputa. É uma questão muito sensível para as regiões envolvidas. Só achei importante trazer o assunto para a discussão. Afinal, trata-se do doce italiano mais famoso do mundo!
Fiquem agora com a receita do Tiramisu da chef de cozinha Carol Góes, da Cantina Tia Lina, um restaurante de São Roque, em São Paulo.
TIRAMISÙ
Ingredientes
– 3 gemas;
– 350 gr de cream cheese;
– 180 gr de mascarpone;
– 150 gr açúcar;
– 200g chantilly;
– Essência de baunilha a gosto;
– 1 pct de biscoito champanhe;
– 1 colher de sopa café solúvel;
– 1 colher de chá chocolate em pó 50%;
– 15 ml de licor de café;
– 100 ml de água;
– Essência de amêndoas a gosto
Modo de preparo
Creme:
Coloque as gemas em uma panela e leve ao banho maria, mexendo até engrossar e mudar de cor, retire do fogo e coloque em uma batedeira. Acrescente o açúcar, cream cheese e bata até ficar homogêneo, em seguida coloco o chantilly, mascarpone e umas gotinhas da baunilha e reserve.
Calda:
Aqueça a água, dissolva a café e o chocolate em pó, adicione o licor e umas gotinhas da essência de amêndoas.
Montagem do prato:
Umedeça os biscoitos na calda e disponha sobre a travessa e cubra com o creme, alise e leve até a geladeira por no mínimo 6 horas, polvilhe chocolate em pó para servir.
E pronto! Quando servir, é só falar mangia che te fa bene. Em tradução livre seria algo como “coma que te faz bem!”.
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks