Intercâmbio para aprender inglês: destino Irlanda

Aperfeiçoar o inglês é um sonho para muitos, né? Não é à toa que os países falantes da língua inglesa são os países mais buscados para intercâmbio. É o que mostra a BELTA – Brazilian Educational & Language Travel Association. Em 2019, os principais destinos foram Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Reino Unido, Austrália e África do Sul.

Esse é o caso da estudante Alessandra Hokama que, em 2019, foi para a Irlanda vivenciar a sua experiência de intercâmbio. Mas, ela não ficou apenas nos oito meses (como expliquei no meu relato, são seis de estudo e dois de férias). Renovou a escola (o país permite até três vezes) e continua por lá. Então, diretamente da Ilha Esmeralda, segue o seu relato para a #serieintercambio.

Estudar inglês sempre foi um sonho meu. Lembro bem de quando era pré-adolescente e minha forma de aprender o idioma era através de músicas, comparando a letra e a tradução. Com o passar do tempo e certo domínio da língua, eu decidi que queria fazer intercâmbio pra ter a real experiência de praticar meu inglês conversando com nativos e assim me adaptar com outros sotaques. Em 2019, vim estudar na Irlanda. O que me fez escolher este país foi, além do melhor custo benefício, saber que eu estaria dentro da Europa e isso me possibilitaria viajar para muitos outros países!”

O início na Ilha Esmeralda, porém, não foi o mais fácil. A procura por uma casa para morar foi um obstáculo grande pra mim, foi necessário ter muita paciência e perseverança. Por outro lado, reconheço que sou uma pessoa um pouco desesperada por estabilidade e levei muito em consideração o preço do aluguel e a localização do imóvel. As aulas de inglês foram maravilhosas, tanto é que resolvi renovar o curso e continuo vivendo na Irlanda. Os professores são nativos e não tem escapatória: é necessário utilizar o idioma para se comunicar! Diferente das aulas no Brasil, se algo lhe foge à memória é só recorrer ao português para o professor te entender. Cada escola tem um estilo de ensino diferente mas acredito que todas acabam por forçar os alunos a aprender o idioma.”

Acredito que o maior desafio que enfrentei aqui foi a decisão quanto ao futuro. O investimento para estudar no país é grande e te faz pensar muito sobre o que vale a pena ou não. Claro que a saudade da família também aperta e é necessário calcular custos e datas para poder visitar o Brasil, mas se bem planejado, tudo dá certo no final.”

O melhor do intercâmbio, na minha opinião, é quando recebo elogios de nativos quanto ao meu inglês. Quando você sabe que é entendido e consegue manter uma conversa com um irlandês ou pessoa de outra nacionalidade! Me encho de orgulho quando escuto: você não precisa mais fazer aulas, você já sabe falar inglês! Esses momentos me fazem ver que estou no caminho certo, meus objetivos estão sendo alcançados!

No Botanic National Gardens de Dublin

“Se me perguntarem o que eu acho do intercâmbio, vou responder que vale a pena cada minuto. Essa experiência nos tira da zona de conforto e nos faz crescer como pessoas, entender e enxergar o mundo de uma forma diferente, já que você tem contato com o incomum e o novo. Desafios vêm junto, mas a sensação de gratidão é imensa. Então, pra quem pensa em se jogar nesse sonho, por mais que dificuldades apareçam, não desista! Eu superei vários obstáculos e me surpreendi com meus resultados, e isso é incrível. Viveria tudo de novo com certeza! Independente do país escolhido para fazer um intercâmbio, o conhecimento que você ganha é incomparável e insubstituível! Enjoy!

E aí, gostou do relato da Alessandra sobre seu intercâmbio na Terra dos Leprechauns? Conta para a gente! Por aqui, fazemos das nossas a palavra dela: “Independente do país escolhido para fazer um intercâmbio, o conhecimento que você ganha é incomparável e insubstituível! Enjoy!“.

E Lelê, foi uma honra para nós tê-la na #serieintercambio! Muito obrigada por compartilhar conosco o relato de sua experiência. Sláinte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s