Vaticano

Menor Estado do mundo, a cidade do Vaticano, capital da Igreja Católica, é cercado por muralhas altas e é a residência dos papas desde São Pedro, que foi martirizado e queimado no local (no ano 64). Governando pelo Papa, o Estado soberano (desde 1929) tem cerca de 500 habitantes, além de acomodações para religiosos e funcionários. A cidade tem sua própria moeda, banco, correio, sistema judiciário, rádio, lojas e um jornal diário.

Planeje-se para poder visitar com calma a Basílica de São Pedro, os Museus do Vaticano e a cúpula da Basílica. Uma curiosidade aqui: se você entrar em contato antes da viagem e agendar, ainda é possível visitar a Necrópole Vaticana, um cemitério localizado exatamente embaixo da Basílica de São Pedro.

E mais um lembrete: não se esqueça que é proibido usar chinelos, bonés, shorts, saias curtas, regatas e blusas decotadas. Você pode ser barrado no raio-x ou na entrada da igreja. Para as mulheres, se estiver muito calor, leve um lenço para cobrir os ombros e o colo durante a visita.

*Fonte das informações: Guia Visual Folha de S. Paulo.

Endereço: Piazza San Pietro