Turistando na Quarentena: Maratona sobre a formação cultural do interior de SP

Eu e a @jeaninecarpani já falamos por aqui que nós nascemos e crescemos em Suzano (SP), que fica pertinho da capital de São Paulo. Talvez pela posição estratégica da cidade (Alô Alto Tietê), sempre tivemos fácil acesso tanto à capital quanto a regiões mais para o interior, como o Vale do Paraíba. Por isso mesmo, achamos bem interessante quando encontramos informações sobre a formação cultural e histórica desse interior de São Paulo. E olha que legal a sugestão que recebemos e vai direto para o nosso Turistando na Quarentena: começa hoje (dia 5) uma maratona online sobre a formação cultural do interior de SP! É o festival “Cultura de Todos os Cantos” que tem como objetivo exaltar a diversidade cultural paulista. O evento é gratuito e será transmitido pelo portal ACidade On.


Viajar pela história das principais culturas paulistas sem sair de casa: este é o convite do festival “Cultura de Todos os Cantos”, que inicia-se nesta sexta-feira, dia 05/03 e segue até domingo, dia 07/03, com transmissão gratuita on-line transmitido pelo portal ACidade ON. Com cinco horas e meia de programação diária, sempre das 12h30 às 18h, a proposta é apresentar ao público, durante o fim de semana, três das culturas que ajudam a compor a identidade das cidades do interior paulista: a nipo-brasileira, a afro-brasileira e a nordestina.

O festival dará espaço para apresentações diversas das três culturas, com muita música, dança, gastronomia, literatura, artesanato e esporte. No total, estão programadas mais de 30 apresentações distribuídas entre os três dias de evento: sexta-feira (05/03) é o dia da cultura nipo-brasileira, sábado (06/03) é a vez da cultura afro-brasileira e, no domingo (07/03), a cultura nordestina encerra a programação.

Festival cultural aborda a formação do interior paulista.

A programação tem como objetivo principal dar força e reconhecimento às diferentes comunidades culturais que se instalaram nas cidades paulistas ao longo dos anos, garantindo espaço de apresentação para os grupos e artistas participantes, e também difundindo a importância destas comunidades culturais para a construção do Estado de São Paulo. Paulo Blisa, produtor executivo do festival “Cultura de Todos os Cantos”, destaca o evento democrático e de grande importância no cenário cultural das cidades, diante de tantas dificuldades que o setor vem enfrentando devido à pandemia. “Estamos movimentando essa cadeia do setor de eventos, que foi e ainda está sendo muito prejudicada por causa da pandemia”. Além disso, ele acrescenta que o festival dá visibilidade às principais expressões artísticas e culturais das comunidades que retratam uma composição rica e diversa das identidades e povos que ganharam espaço no cenário paulista. “A miscigenação de culturas contempla muito mais que a música sertaneja. O interior do Estado de São Paulo é formado por diferentes culturas e o projeto valoriza esta diversidade”, diz.

Por ser inteiramente on-line e gratuito, o alcance do festival é amplo e irrestrito. Além disso, as apresentações ficarão disponíveis posteriormente nas plataformas, ajudando na disseminação das culturas que compõem o cenário. O evento mostra as diferentes faces dos universos afro-brasileiro, nipo-brasileiro e nordestino, ampliando o espaço de fala e o acesso e difusão da informação.

O festival “Cultura de Todos os Cantos” é realizado pela OA Eventos e tem o objetivo de fortalecer e mostrar a importância das comunidades na história das cidades e na construção deste país tão diverso que é o Brasil. Nos últimos meses, a OA Eventos promoveu eventos musicais e também com o intuito de divulgar informações sobre empreendedorismo e o oferecimento de soluções para os setores mais prejudicados na pandemia, como o de eventos e turismo.

Programação festival “Cultura de Todos os Cantos”

05/03/2021 (sexta-feira) 

CULTURA NIPO-BRASILEIR
A

Para abrir o festival na sexta-feira, a cultura nipo-brasileira exibe apresentações esportivas de Aikidô, Judô, Karatê e Kendô, seguida de apresentações de artesanato, música, culinária, dança, língua, caligrafia e, para finalizar, acontecerá a apresentação de percussão, chamada Taikô.

06/03/2021 (sábado) 12h30 às 18h00

CULTURA AFRO
 

Para o sábado afro-brasileiro, a abertura do evento é com a culinária do chef Marcelo Reis, seguida de apresentações musicais de Samba e batalha de DJs. Logo depois, acontece um bate-papo sobre a história do escravizado Elesbão. Mais tarde, é a vez da dança, com apresentações de samba-rock, capoeira, dança Jongo e cultura Rap. O dia é encerrado com a performance cultural da música negra internacional dos anos 80/90. 

07/03/2021 (domingo)

CULTURA NORDESTINA

O domingo nordestino começa com culinária, seguida da leitura de cordel. Os pequenos têm vez com a apresentação de contos de fadas nordestinos através de um espetáculo poético e brincante. A diversidade da cultura é exaltada com a apresentação de cirandas, cocos, trava-línguas, frevos e maracatus. O artesanato se apresenta na forma de bonecos mamulengo e para finalizar toda a programação do festival em alto astral, uma apresentação musical de forró pé-de-serra.


  • Gostou dessa notícia? Você pode encontrar outras como essa, relacionadas ao setor de viagens e turismo, na categoria “notícias” aqui do blog. Por lá, a gente posta tudo de mais legal que recebemos das assessorias de imprensa e das empresas do setor para você se manter atualizado e para ajudar a planejar sua próxima viagem. Só lembrando que, nem sempre, a gente conhece os serviços que são aqui divulgados. E isso não é um publipost! Acesse aqui para ver mais notícias!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s