Os encantos do Santuário Nacional de Aparecida

Independente da sua religião, visitar a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada no município de Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, é uma grande experiência. Repleta de histórias, simbolismos e, é claro, fé, o santuário já recebeu a visita ilustre de três papas – João Paulo II (1980), Bento XVI (2007) e Francisco I (2013) – e é lar da imagem original da Padroeira do Brasil encontrada no rio Paraíba do Sul, que fica ali pertinho, em 1717.

A Basílica Nova de Nossa Senhora de Aparecida

A história da Padroeira do BRasil

Reza a lenda que três pescadores – João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia – foram encarregados de conseguir os peixes para um banquete que seria oferecido aos governantes da Coroa que visitavam a região. Vale lembrar que em 1717 o Brasil ainda era dividido em Capitanias Hereditárias. Após inúmeras tentativas frustradas, os pescadores puxaram a rede mais duas vezes: na primeira, o corpo de uma imagem; na segunda, a cabeça.

Quando Nossa Senhora Aparecida estava no barco, a pescaria vingou e os homens voltaram cheios de peixes para casa. Esse foi considerado o primeiro milagre da Mãe de Deus. A partir daí, todos os sábados os moradores da região se reuniam para rezarem e cantarem para a imagem. Em 1740 foi construída a primeira capela em sua homenagem. A primeira Igreja – construída de taipa de pilão – veio em 1745. Mas não resistiu ao tempo, Em 1888 foi inaugurada a Basília Velha, último lar da Padroeira do Brasil antes da atual. Para mais detalhes sobre a história e os milagres clique neste link.

A origem: De acordo com a historiadora Tereza Pasin, a imagem de Nossa Senhora Aparecida teria sido esculpida por volta do ano de 1600 pelo frei Agostinho de Jesus.

Fonte: A12

Aparecida: O que ver e fazer?

O Santuário Nacional de Aparecida começou a ser construído em 1955 e a receber os romeiros em 1959. Desde então, nunca parou de crescer. Além de melhorias constantes, existem hoje mais de 25 atrações turísticas para serem vistas pelo complexo. Não é à toa que é um dos maiores centros de peregrinação do mundo e recebe anualmente mais de 12 milhões de visitantes de diferentes partes do país e do globo.

O complexo Santuário Nacional de Aparecida contempla: Basílica Nova, Basílica Velha, Cidade do Romeiro, Morro do Cruzeiro Caminho do Rosário e o Porto Itaguaçu. E aí, já conhece todas as atrações de Aparecida?

Basílica Nova

Em torno do Altar Central, localizado abaixo da cúpula de 70 metros de altura, mais de 30 mil pessoas se reúnem para assistir às missas e celebrações. São 25 mil metros quadrados tomados por devotos de diferentes partes do mundo. Mas é possível visitá-lo fora dos horários de reza.

Vista a partir do nicho da Nossa Senhora Aparecida

Nicho de Nossa Senhora Aparecida

O local onde fica a Nossa Senhora Aparecida é concorrido, mas indispensável na sua visita. A imagem original fica atrás de um vidro blindado – por questões de segurança – dentro de um nicho decorado com mosaicos de ouro feitos de forma irregular para que se tenha a sensação de movimento. Cada detalhe do seu lar foi especialmente pensado pelo artista sacro Claudio Pastro e possui um significado. É super interessante. Você confere todos eles neste link.

Um exemplo é o formato circular atrás da imagem que representa o Sol e a presença do divino já que o círculo é considerado a forma perfeita de Deus.

Capela das Velas

Construída na década de 70, é o local onde os visitantes podem acender as suas velas, vendidas nas lojinhas espalhadas pelo Santuário ou trazidas de casa. A decoração da capela remete à passagem bíblica da Sarça Ardente onde Deus aparece para Moisés em forma de fogo para que ele libertasse o povo da escravidão no Egito. No local tem exaustores e filtro para absorver a poluição da queima da parafina.

Campanário

Foi construído em comemoração ao Jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Aparecida. Criado pelo artista sacro Cláudio Pastro, possui 13 signos de diferentes tamanhos que representam os 12 apóstolos e o 13º, o maior, é dedicado a Virgem de Aparecida e São José. O som produzido pelo bronze é considerado a voz de Deus.

É possível vê-lo em ação nas horas cheias.

Sala das Promessas

Localizada no subsolo do Santuário, a Sala das Promessas é o segundo lugar mais visitado de Aparecida. É lá que os devotos entregam seus ex-votos ou agradecimentos diante de uma graça alcançada. O espaço conta com objetos, fotos, cartas e testemunhos dispostos em vitrines, prateleiras, paredes e teto – que é revestido com 70 mil fotografias. Também conhecida como “Sala dos Milagres”, recebe cerca de 19 mil itens por mês – em outubro, o número chega a 30 mil e está relacionado ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, comemorado no dia 12.

A sala das Promessas com teto revestido de fotografias

Outras atrações

Se você pretende ficar mais tempo no Santuário Nacional de Aparecida, existem outras atrações fora do eixo-principal que valem ser destacadas. O Museu Nossa Senhora Aparecida é um deles. Ele tem como tema a história da devoção à Padroeira do Brasil e está localizado na Torre Brasília, a mesma onde fica o Mirante para uma vista panorâmica da cidade. O Morro do Presépio tem 7.345 metros de comprimentos com esculturas em tamanho real. É possível visitar ainda a Cúpula sobre o Altar Centrar e o Memorial da Devoção, com atividades voltas para o público infantil.

No site tem todas as atrações disponíveis para visitação. A mais nova é o passeio de bondinhos aéreos que leva o visitante até o Morro do Cruzeiro. E a mais famosa é, provavelmente, a Passarela da Fé, o principal caminho da Basílica Nova até a Basílica Velha, datada de 1971. Ela possui o formato de “S” para homenagear a Nossa Senhora Aparecida. É muito comum encontrar pessoas atravessando seus 392,2 metros de comprimento de joelhos para agradecer Nossa Senhora.

Facilidades

No subsolo do Santuário Nacional de Aparecida, bem pertinho da Sala das Promessas existe um espaço com mesas para alimentação, uma lanchonete, banheiros, loja e livraria. E, em frente a Basílica fica o Centro de Apoio ao Romero com diversas opções de alimentação e lojas para compra de lembrancinhas. Conta também com bancos 24h, banheiros e um Aquário. Isso mesmo.

Praça de alimentação do Centro de Apoio ao Romero

E aí, já foi até Aparecida? Qual a sua atração preferida? É costume da nossa família ir pelo menos duas vezes por ano para ver Nossa Senhora e isso acaba fazendo com que nós não tenhamos essa visão de turista no Santuário. Geralmente, vamos até o nicho, paramos na loja, vamos na Capela das Velas e é isso. Que tal olhar com mais carinho para os lugares que visitamos, mesmo que com uma certa frequência. É um exercício para todos nós!

E não esquece de seguir a gente no Instagram!


1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s