Semana passada foi comemorado o Dia do Turismo Ecológico, no dia 1º de março. O tema ganhou relevância durante a pandemia do Covid-19 e deve continuar em alta após o fim de tudo isso. Se você se interessa pelo tema, veja abaixo cinco dicas sobre como começar a praticar esse tipo de turismo mais sustentável. As dicas foram dadas pelo presidente da Associação Roteiros de Charme, Helenio Waddington.
A Roteiros de Charme nasceu em 1992 já com esta missão de praticar uma hotelaria de qualidade de forma sustentável e a cada dia reúne mais hotéis e viagens com este mesmo propósito.
1 – Priorizar empreendimentos que se envolvam com a comunidade do seu entorno;
A sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente vão além de cuidar da flora e fauna locais. Os hotéis associados da Roteiros de Charme são estimulados a trabalhar com as comunidades do seu entorno, seja qualificando e contratando como colaboradores ou priorizando os fornecedores e pequenos produtores locais. Isso pode ser percebido e valorizado em sua estada.
2 – Buscar conhecer as práticas ambientais dos locais onde se hospeda;
Em 1999, a Roteiros de Charme, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, desenvolveu um Código de Conduta Ambiental, referência internacional da iniciativa privada em proteção ao meio ambiente.
3 – Prestigiar os empreendimentos hoteleiros de seu estado e país;
Viajar de avião e atravessar o oceano pode ser uma grande aventura, mas se olhar com atenção você verá que a sua cidade, estado e país contam com uma grande variedade de empreendimentos hoteleiros nos mais variados destinos que podem representar uma grata surpresa. Os hotéis associados da Roteiros de Charme estão espalhados pelo Brasil, e muitos deles próximos aos grandes centros. Considere incluir os hotéis próximos de sua casa em seu planejamento de viagens, e assim você estimulará a economia de sua região.
4 – Adote você também uma postura sustentável na sua rotina de viagens;
Desde a necessidade de higienização diária dos apartamentos, lavagens das toalhas e lençóis, ao uso das amenities, geração de lixo e consumo de embalagens plásticas. Todas essas pequenas escolhas individuais acabam gerando um grande impacto ao meio ambiente. Repense sua rotina sob a ótica da sustentabilidade. O meio ambiente agradece.
5 – Reduzir o consumo de plástico em sua estadia e refeições;
A mais recente parceria da Associação Roteiros de Charme com a ONU tem como foco a redução do plástico no turismo. Em 2020, assinamos uma parceria com o programa Global Tourism Plastic Initiative, sendo a única entidade brasileira a aderir ao projeto. Nosso objetivo é auxiliar nossos associados na redução do consumo de plástico em suas instalações, e fazer o descarte correto.
- Gostou dessa notícia? Você pode encontrar outras como essa, relacionadas ao setor de viagens e turismo, na categoria “notícias” aqui do blog. Por lá, a gente posta tudo de mais legal que recebemos das assessorias de imprensa e das empresas do setor para você se manter atualizado e para ajudar a planejar sua próxima viagem. Só lembrando que, nem sempre, a gente conhece os serviços que são aqui divulgados. E isso não é um publipost! Acesse aqui para ver mais notícias!
0 comentários