Nômade Digital: Como viajar enquanto trabalha de qualquer lugar do mundo

Sua realidade de trabalho mudou muito durante a pandemia? Foram muitos os casos de quem acabou migrando de uma vez para o home office ou que conquistou, pelo menos, alguns dias da semana para poder trabalhar de casa. O avanço das tecnologias e a possibilidade de produzir de qualquer lugar, com muitas vezes ganhos no desempenho – mas, atenção à saúde mental, tudo tem limite né?– fez termos como “nômade digital“, “anywhere office” e hospedagem “long stay” ganharem a atenção dos que amam viajar e se viram presos entre o home office e o isolamento social necessário durante a pandemia. Mas e aí, como trabalhar enquanto viaja, de qualquer lugar do mundo. É possível? Sim, é sim.

Buscando atrair esse nicho de clientes, muitas empresas se reinventaram e apostaram em um novo público que surge: aquele que pode trabalhar de qualquer lugar. Seja qual for o nome da tendência, uma coisa é certa: o modo de trabalho teve de ser repensado e isso pode trazer ganhos à qualidade de vida para quem sabe – e pode – administrar o seu tempo e trabalho de uma maneira mais saudável – equilíbrio é tudo minha gente!

Se você se interessa pelo assunto, vem ver algumas informações que recebemos ao longo desse ano sobre essas novas tendências e como as empresas que atendem o setor têm se adaptado às novas demandas de mercado.

Anúncios

Motorhomes

Já falamos deles aqui, lembra? A busca por motorhomes cresceu muito durante a pandemia e trouxemos até dicas para viajar em um desses pelo Brasil (clica aqui para ler). A verdade é que com o home office cada vez mais em alta no País, muitos começam a pensar em novas formas de trabalhar. Principalmente, os que amam viajar e que sentiram uma enorme sensação de encarceramento domiciliar.

Por isso, os veículos recreativos, mais conhecidos como motorhomes, viraram uma tendência que veio para ficar no país. Além de confortáveis e democráticos, podendo se adaptar a vários bolsos, são uma ótima opção para quem deseja desbravar o mundo com segurança e sofisticação. Afinal, é uma casa sobre quatro rodas, com todos os utensílios de uma residência comum: cama, mesa, banheiro, chuveiro (com água quente), internet. E com o diferencial de não ter local fixo! Ou seja, dá para fazer o home office de qualquer lugar.

Segundo um levantamento realizado pela Estrella Mobil Motorhomes, fábrica localizada em Santa Branca (SP), que produz veículos recreativos personalizados, no início do ano, houve uma forte mudança no perfil de viajantes de motorhome ao longo dos anos: enquanto em 2018 os aposentados lideravam o ranking com 80%, em 2021, pessoas mais jovens que começaram a trabalhar de forma remota já eram 35% do total de vendas na fábrica. “Percebemos que essa mudança no perfil tem muito ver com o novo estilo de vida do brasileiro: com a pandemia, as pessoas perceberam que é possível trabalhar estando em qualquer lugar, seja dentro ou fora de um escritório, à beira da praia ou no pé da serra. Hoje, unir o útil ao agradável é o que faz os motorhomes serem tão procurados no Brasil”.

O grande diferencial para os que aderem aos veículos recreativos e precisam trabalhar remotamente é a possibilidade de recarregamento de independência energética para os clientes, já que todos os carros são equipados com tecnologias avançadas que permitem que a energia dure por longos percursos. 

Anywhere Office com o Pet

Viajar com o pet já é uma realidade cada vez maior (leia aqui o post onde demos dicas sobre o assunto), a questão é quando você não só quer passear, mas também quer trabalhar por ali, será que dá? Dá! No Doral Guarujá, por exemplo, existe a opção de fazer o seu “anywhere office” com a possibilidade de levar os seus pets. Segundo informações do hotel, são 78 apartamentos espaçosos, de 25 a 95 m², com toda a estrutura necessária para que o viajante possa aproveitar a estrutura enquanto trabalha. Além da ampla cobertura de internet wi-fi, o hóspede também pode optar por desfrutar da academia, sauna, jacuzzi, sala de massagem, sala de jogos, bicicletas e brinquedoteca. Tudo com um rigoroso protocolo de segurança sanitária e de frente para o mar.

“Trabalhar em um ambiente seguro e tranquilo é essencial para nos mantermos emocionalmente saudáveis. Além de uma hospedagem agradável, com acesso à piscina climatizada e a possibilidade de se exercitar e andar de bicicleta na orla do Guarujá seguindo as restrições impostas pelo Governo Estadual, aqui os hóspedes podem saborear uma refeição especial com vista para o mar, com alimentos selecionados e preparados com muita qualidade. Nosso hotel, que já é referência no atendimento de lazer, agora também é o espaço perfeito para o seu anywhere office”, comenta Pedro Döhnert, gerente geral do Doral Guarujá.

Trabalhe com o seu pet

O Doral Guarujá é pet friendly, assessorada e treinada pela Universidade Pet Friendly, e oferece todos os cuidados para os companheiros caninos. Podem ser acomodados no apartamento térreo adaptado (sem box no banheiro, por exemplo) até dois cachorros de qualquer tamanho, sendo necessário que o dono comprove comportamento dócil do animal (importante verificar restrição de raças e políticas pet). Também é necessário apresentar a carteira de vacinação atualizada no check-in e assinar um termo de responsabilidade pelo animalzinho.

A hospedagem inclui tapete higiênico, comedouros e petiscos como kit de boas-vindas. Para receber este perfil de cliente com maestria, ao lado do restaurante, na varanda externa, com cobertura e vista para o mar, o Doral Guarujá criou o Bar Pets com mesas para que o hóspede desfrute do café da manhã junto de seu melhor amigo, e existe ainda o Solarium, que fica em cima do bar da piscina, para os pets tomarem sol com seus tutores. Nas áreas comuns, os dogs devem ser conduzidos sempre com coleira. A alimentação e limpeza de resíduos são de responsabilidade do proprietário, e recomenda-se que o pet não permaneça sozinho por longos períodos. A taxa pet friendly tem valor de R$ 150 (mais impostos) por animal pelo período de hospedagem.

A gente aqui trabalha enquanto viaja, e não viaja enquanto trabalha – tudo para trazer conteúdo aqui para o blog 😍😂

Long Stay: Seu home office onde você quiser

Outra possibilidade – ou nome – é “Long Stay”, que na tradução literal, são as hospedagens mais longas, para você fazer do hotel ou do resort à sua casa mesmo. Essa é a proposta do “longa estada” e vem ganhando cada vez mais adeptos. A ideia é conciliar a viagem ao home office (e até a educação dos filhos à distância, quando possível) de qualquer lugar. Essa é a proposta do Txai Resort Itacaré, resort localizado a pouco mais de uma hora de Ilhéus (BA), também recebe para Long Stay, com hospedagem cortesia para uma criança de até 12 anos na mesma acomodação dos pais, além de uma sala de reunião com Wi-Fi para hóspedes que necessitarem deste espaço.

São 38 acomodações, entre apartamentos geminados e bangalôs, distantes uns dos outros, construídos sob um deck de madeira suspenso, lembrando que o resort é certificado pelo seleto grupo de hotéis de luxo Relais & Châteaux.  Para além do home office, há seis piscinas, cardio fitness e quadras de tênis e o SPA Shamash Healing, situado no topo do morro, com diversas alternativas de relaxamento. As opções oferecidas passam por massagens, tratamentos estéticos, terapias e rituais orientais de cura adaptados às necessidades contemporâneas.

novos ares, ainda na cidade

E outra opção que recebemos de empresas que se adaptaram à necessidade dos viajantes de continuarem trabalhando é o serviço de Room Office, oferecido pelo Transamerica São Paulo, pensado para aqueles não podem se dar ao luxo de esquecer do trabalho por muito tempo, é possível ter uma estada longa em São Paulo, combinando-o com lazer e entretenimento para a família, em um espaço adaptado no hotel. O Transamerica São Paulo oferece o serviço Room Office, um quarto especial para quem busca fazer seu home office fora de casa. Reuniões ao ar livre também são uma realidade no hotel: no espaço conhecido como Work Garden, que é uma transformação de uma parte da área verde do prédio, é possível realizar pequenos eventos num grande co-working a céu aberto – certamente, ninguém mais vai reclamar de reuniões intermináveis.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s