Estudar e reconhecer a Cidadania Italiana ao mesmo tempo na Itália, é possível?

E já de cara respondendo a pergunta do título: sim, é possível estudar e reconhecer a Cidadania Italiana ao mesmo tempo aqui na Itália. Foi o que fez a designer Giulia Fusinato, de 23 anos, em 2020. Com alguns altos e baixos no processo – quem nunca? kkkk – a estudante fez o processo de reconhecimento diretamente na Itália enquanto estudava em Milão e contou sobre a sua história aqui para gente.

Esse relato faz parte da série que estamos quase finalizando aqui no blog sobre a Cidadania Italiana. Clica aqui para ler tudo o que já rolou até agora.

No Instagram dela, que ela mostra a vida dela aqui em Milão (segue lá!) ela trouxe um recado super inspirador sobre o processo que ela passou e concluiu com uma frase que eu concordo muito: “Só quem passa por esse processo sabe os sentimentos que você sente e principalmente a felicidade após dar tudo certo!”. E é isso!


Por que você quis reconhecer a sua cidadania italiana?

Eu já estava estudando na Itália (vim para cá com visto de estudante) e aproveitei para reconhecer a cidadania. Sabia que com a cidadania ficaria mais fácil eu continuar trabalhado na Europa sem precisar depender de vistos.

Quando você soube que tinha direito ao reconhecimento da sua cidadania italiana?

Várias pessoas da minha família já reconheceram, além de ser meus bisavós os italianos, então era uma geração bem próxima. Meus avós falavam italiano em casa também.

Como foi a sua “parte Brasil” do processo?

Bem fácil pois já tínhamos entrado com pedido no consulado de Porto Alegre, então tínhamos todos os documentos, como a cidadania é pelo meu bisavô, só necessitamos de um documento vindo da Itália.

Como foi a sua “parte Itália”?

Foi tranquila também, mas porque contratei um assessor. Eu tentei por 3 meses alugar um apartamento, mas estava muito difícil por eu não ter contrato indeterminado, além disso, foi no meio da pandemia, então estava mais complicado ainda, aí acabei resolvendo contratar um assessor. A única coisa que foi complicada para mim é que eu não tinha arrumados alguns dados nos meus documentos e o comune onde eu fui fazer o reconhecimento pedia tudo retificado. Quando chegou na parte dos meus documentos entrou o problema, pois eu estava com o visto aqui na Itália com outro sobrenome. Com isso, atrasou uns 3 meses para dar início ao meu processo, pois demorou para retirar novo passaporte brasileiro e renovar minhas informações no meu permesso de estudante.

Quais foram as suas principais dificuldades durante o processo?

Tirando a parte do nome nas documentações é a espera, algumas partes do processo são mais lentas e a gente tem que ter paciência com isso.

O que você diria para você mesma lá no início do processo?

Arruma TODOS os documentos antes de vir pra Europa, pois isso foi o que me deu dor de cabeça, se alguém (que nem eu) pretende vir para cá estudar e entrar com o processo, faça logo no início, eu perdi algumas oportunidades de estágio por só ter permissão de estudo na Itália e esses estágios serem em outros países.

Qual a principal dica que você daria para quem está pensando em reconhecer ou começando agora?

Aprenda todo o processo, mesmo eu contratando assessoria, eu já tinha estudado o processo, então eu sabia o que cobrar e no tempo que eu deveria cobrar, aprenda italiano também, eles vão te tratar muito melhor no Comune se você conseguir chegar lá com um básico de comunicação.

Cuida bem do teu emocional, acho que é a parte mais afetada durante o processo, quando tu tem essa parte forte, tu consegue levar o processo com mais tranquilidade.

Mais informações?

Algumas frases que escutava muito “no norte cidadania é mais demorado”, eu fiz em uma comune a 20 minutos de Milão (pois eu estudava aqui) e minha cidadania saiu em 48 dias.

“Não faça na época do final de ano”, verdade, a minha saiu no meio de dezembro, porém só consegui pegar minha identidade e meu passaporte em janeiro, pois época de final de ano aqui nada funciona.


Giulia nós amamos o seu relato! Com certeza as dicas que você compartilhou aqui pode ajudar muita gente que está pensando em reconhecer a cidadania italiana enquanto estuda. Muito obrigada mesmo!

E se você quer ler outros relatos como esse, indico muito ir até a tag da Cidadania Italiana aqui do blog. Lá, além de outros relatos legais como esse, nós contamos tim tim por tim tim todos os nossos para o reconhecimento da nossa cidadania no fim de 2020, tem passo a passo; parte Brasil; parte Itália e muito mais!

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s