Croácia e Café: uma relação de amor

Sabe qual é bebida quente mais amada pelos croatas? O café! Tomar uma xícara pela manhã – tarde e, às vezes, noite – é muito mais do que carregar as energias para o dia que virá pela frente. Para os locais é também um ritual, uma forma de encontrar sempre os amigos e os familiares. Em nossa passagem por lá, ouvi dizer que eles são mais apaixonados por café do que nós, brasileiros. E pela quantidade de cafeterias que vimos nas cidades que conhecemos – Zagreb, Zadar, Jezerce (onde estão os Lagos Plitice) e Split – isso até que pode ser verdade.

Em Zagreb, por exemplo, existem cerca de 4.500 cafeterias e restaurantes. Isso é aproximadamente um estabelecimento para cada 175 habitantes. Nossa, que exagero! Pior é que não é não! Se você estiver na capital do país durante um final de semana você poderá presenciar a famosa špica que acontece todo sábado, das 11h às 14h. É uma tradição zagrebista de ir até um café para falar sobre a vida e socializar. E a cidade vira um burburinho só. É tanta gente querendo um lugar – ao sol! – e nas mesas dos lounges dispostos nos calçadões da cidade que até impressiona.

Ah! E aproveita para dar uma olhadinha no post sobre nossa experiência na Croácia. Amamos visitar o país. E de lá você acessa todos os roteiros das cidades que visitamos em nossa viagem.

Idemo a kavu?

Mas, antes de soltar um “vamos tomar um café” para alguém é preciso entender que a percepção do croata desta “refeição” é diferente da nossa. Eles não comem ou beslicam qualquer coisa junto com a bebida. É só café e água. Pelo menos nas cafeterias. Claro que quem não gosta da bebida faz aquela substituição por chá ou suco. A “comida” propriamente dita eles pegam em padarias espalhadas pela cidade, mas que geralmente não tem onde sentar.

Isso é regra? Claro que não, mas foi o arranjo que mais vimos em nossos passeios pela Croácia. Existem estabelecimentos que oferecem cafés da manhã da forma como geralmente estamos acostumados (toasts, omeletes, panquecas), mas são mais raros de se ver e – @jenifercarpani e eu – acabávamos sempre encontrando um deles imediatamente após já temos “tomado café e comido algo”. Faz parte (hahaha)!

Na verdade, encontrávamos café da manhã enquanto procurávamos almoço e almoço quando buscávamos café da manhã.

Cultura do café

A palavra croata para um café preto é kava (ou kavu, mas aí entram as regras gramaticais – singular vs. plural – e eu não sou doida de tentar explicar isso, ainda mais em croata). É ela que você encontra nos cardápios das cafeterias. Quer um café com leite? Procure por bijela kava. Na maioria dos menus você encontra também opções clássicas da bebida, herança da grande influência italiana na Croácia: expresso, macchiato, latte e cappuccino. Mas variações como Americano e Flat White, por exemplo, é bem mais raro.

O café é um momento tão importante para os croatas que, para eles, deve ser prazeroso. Você senta para tomar o seu. Tanto que quase não vimos pessoas andando com copos de papel ou plástico pela rua, aqueles estilo Starbucks – que aliás, não existe na Croácia take away ou to go coffee, mesmo em Zagreb, que é a capital do país. Confesso que nos rendemos aos Mc Cafés em duas ocasiões. Mas é só porque estávamos em nossa saga pelo local com “bebida e comida” no mesmo lugar.

Cafés e bares

É importante ressaltar que na Croácia, os mesmos estabelecimentos que servem café de dia, servem drinques de noite. Pode não parecer estranho para você, caro leitor, mas eu ficava um pouco intimidade de entrar em lugares com várias garrafas de bebidas alcoólicas expostas para pedir um simples cafezinho. E se você também tem esse perfil, fique tranquilo. É assim mesmo e está tudo bem!

Outra coisa que aprendemos por lá é que as pessoas não vão até o “caixa” do estabelecimento pagar a conta. Na verdade, nas cafeterias, o garçom já traz junto com o seu pedido a notinha do que foi consumido e o valor final. Percebemos que os locais deixavam o dinheiro em cima da mesa e saiam andando para seus afazeres diários. Mas, para nós, isso pareceu um tanto quanto não-natural. Então sempre dávamos uma olhadinha para o atendente agradecendo, sinalizando nossa movimentação, dando um “tchau” e saíamos andando devagar até dar tempo para ele conferir certinho o pagamento.

Dicas importantes

Se você chegou até aqui, saiba que estou tão impressionada quanto você pela quantidade de assunto possível para um simples post de café na Croácia. E continua comigo porque ainda tenho coisas importantes para dizer. E acredite: mesmo se você não bebe café, diante de tantas cafeterias, você acaba criando momentos para “tomar um” durante sua viagem.

Tap water

Na maioria das cafeterias o café – seja ele com leite ou não – vem acompanhado de um copo de água. É grátis. A “água de torneira” ou tap water é considerada segura na Croácia. Para nós, brasileiros, ela tem um “gostinho”, mas não é forte e não tem odor ou cor. Fique tranquilo para consumir.

Adoçar ou não adoçar?

Eu não tenho ideia de como se fala adoçante em croata. Na verdade, eu não tenho ideia se eles consomem adoçante por lá. Em todas as cafeterias que entramos as bebidas eram servidas com sachês de açúcar, granulado ou marrom. Lá, chama-se secer. Também não vi em mercados – mas posso não ter prestado atenção exatamente nisso. Mãs, mesmo que no Brasil você consuma o seu café preto – orgulho da nutri e – puro, faça um teste cauteloso antes de virar a xícara na Croácia.

Por que? Porque o café lá é forte, é intenso. No segundo dia eu tive que parar com os meus expressos porque meu estômago estava gritando comigo. Fui para o kava, que não é exatamente fraco, mas é mais amigável. No final da viagem, eu estava pedindo leite. Eu sei que cabem alguns trocadilhos aqui, mas não o farei. Achei importante sinalizar isso para você poder aproveitar a sua viagem sem nenhuma complicação, dor ou desconforto.

Cigarros

É permitido fumar nas cafeterias croatas e é importante que você saiba disso. Não somente nos lounges abertos como também dentro de espaços fechados. O cinzeiro já fica em cima das mesas ou é trazido com o seu pedido pelo garçom. O combo café e cigarro na Croácia é bem forte e bastante presente.


E aí, gostou do post sobre o Café na Croácia? Não esquece de seguir a gente lá no Instagram do @voyajandoblog também. Vai ser um prazer ter você por lá!

GARANTA SEUS INGRESSOS

Booking.com

SOBRE NÓS

O Voyajando surgiu do sonho de criar um espaço para trocar dicas de passeios, restaurantes, hotéis e tudo o mais que envolve os pequenos períodos maravilhosos da vida que chamamos de viagens. São elas que nos proporcionam a possibilidade de descobrir novos universos, ter contato com outras culturas e outros jeitos de ver a vida. O Brasil e o mundo estão cheios de lugares incríveis. Vamos conhecê-los juntos?

VISITE O DUOMO DE MILÃO

Posts  Relacionados

Deixe  um  comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *