Você já experimentou o tartar? Disponível em várias versões, o prato típico da Europa pode ser uma ótima opção de almoço para essa páscoa que passaremos em casa. Sem a possibilidade de grandes celebrações devido à pandemia, a receita de tartar de salmão pode ser feita em apenas 15 minutos e é uma opção diferente para não passar em branco a data.
O tartar foi difundido e popularizado na França. Seu formato circular é o mais comum, mas o que caracteriza o prato é a utilização de ingredientes crus. Uma versão da sua origem acredita que a receita é dos tártaros, povo nômade que vivia na Ásia Central sobre o lombo de seus cavalos e, ali armazenavam os mantimentos – então essa carne era amaciada e não precisaria de fogueira para ser ingerida. A força do povo vinha da ingestão de carne crua. Já outra versão diz que o nome também faz uma referência aos tártaros, mas que foi na Alemanha que foi inventado e que apenas nomearam o prato como “tartar” para se referir aos “bárbaros” e primitivos povos que não utilizavam fogo para preparar o alimento.
Receita de Tartar de Salmão
Para celebrar o feriado virtualmente e em segurança em casa, a nutricionista do Comitê Umami, Mariana Rosa, separou uma deliciosa receita de Tartar de Salmão. “Esse prato é uma ótima opção para criar algo com novos sabores. A combinação do salmão e do shiitake, que conferem o gosto umami, temperados com gengibre e molho de soja, traz uma mistura de sensações e deixa o almoço ainda mais saboroso”, ressalta.
Ingredientes
300 g de filé de salmão sem pele e picadinho
1 e meia colher (sopa) de shoyu (22,5 ml)
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
2 cogumelos shiitake secos ralados
1 colher (sopa) de azeite de oliva (15 ml)
Modo de Preparo
1) Em uma tigela, coloque o salmão, o shoyu, o gengibre e o cogumelo, e misture bem. Regue com o azeite e mexa delicadamente até que a mistura fique brilhante.
2) Sirva em seguida.
Dica: o tartar de salmão é uma adaptação francesa moderna de um prato muito tradicional de nome steak tartar. O conceito de tartar refere-se hoje a qualquer tipo de carne moída/picada preparada crua e macerada com outros ingredientes.
Tempo de preparo: 15 minutos.
Rendimento: 4 porções.
0 comentários