Como visitar a Santa Ceia de Leonardo da Vinci em Milão na Itália

Muita gente sabe, mas tem muita gente que não sabe que a Última Ceia, ou Santa Ceia, de Leonardo da Vinci, fica em Milão. E a verdade é que eu também não sabia, e esse pode ser um dos motivos – além de muitos outros que em breve a gente vai compartilhar por aqui – para você incluir Milão no seu roteiro pela Itália. Nesse post então, eu vou contar para você como você pode visitar a Santa Ceia, ou Cenacolo Vinciano, em Milão e alguns dos motivos pelos quais eu acredito que você realmente deveria considerar fazer isso.

Pois bem. Eu sei que minha cidade-moradia não está entre as mais procuradas quando se decide vir pela primeira vez  – ou segunda, ou vigésima – vez para a Itália, assim como eu mesma fiz na primeira vez que vim para cá a turismo. Mas também sei que Milão, é muitas vezes injustiçada, pois só a vista do Duomo de Milão já seria motivo suficiente para passar um tempinho por aqui – pelo menos um dia inteiro como mostrei nesse post (clica para ler). Mas devo acrescentar a essa lista, claro, o motivo desse post: o Cenacolo Vinciano ou, mais precisamente, a Última Ceia de Leonardo da Vinci.

Como agendar a sua visita à Santa Ceia de Leonardo da Vinci

Antes de qualquer coisa, é preciso esse parentêses, já que antes da pandemia, agendar a visita ao Cenáculo Vinciano era simplesmente um competição – quase – impossível. Sem brincadeiras, relatos diziam que você tinha que agendar a sua visita quase três meses antes da sua visita à Milão, se não corria o risco de não ter ingresso.

Nossos ingressos para o Cenáculo Vinciano, na frente da Santa Maria della Grazie

Como vocês sabem, as coisas mudaram ~ um pouco ~ depois de tudo o que aconteceu, e o relato da minha visita é de quase-final-de-pandemia (esperamos), que foi quando vim morar aqui. Todo esse lenga-lenga para dizer que: para nós foi bem tranquilo. Comprei o ingresso pelo site oficial com algumas semanas – nem um mês antes – de antecedência e pude até escolher o horário. Lembre-se que você deve chegar com antecedência, se programe certinho.

Isso quer dizer que dá para comprar na hora? Não. Quando chegamos os ingressos estavam esgotados. Então, se planeje sim e compre com antecedência sim, se for importante para você conhecer.

Atualização 2023 – Ao contrário da minha experiência quando visitei a Santa Ceia, está cada vez mais difícil conseguir os ingressos muito próximo à data da viagem. Tivemos amigos que tentaram e já não conseguiram. Nossa dica então é a seguinte: compre com antecedência. O máximo que puder. Quando souber a data que estará em Milão, já tente ver quando abrirão as vendas dos ingressos para as suas datas no site oficial. Lembre-se que os sites oficiais abrem as vendas com meses de antecedência, é super importante estar atento a essas datas para se planejar com calma.

Nossos parceiros aqui ao longo do post também vendem opções de tours guiados. Caso você queira saber um pouco mais sobre uma das obras-primas de Leonardo, pode ser uma opção comprar um desses tours (lembre-se de usar nossos links para nos ajudar) e pular filas, entrando com mais facilidade e ainda escutando a explicação completa – que infelizmente nós não tivemos por entrarmos diretamente ali.


Visitar a Última Ceia

Começo dizendo que foi uma experiência bem única na vida. Eu não estava dando tanta atenção até realmente vê-la de perto. Explico: a gente já viu tantas, mas tantas vezes essa pintura que quando estava indo para lá, parecia que ia ver mais uma vez e pronto. Mas não, é muito impressionante vê-la ao vivo.

A começar pelo tamanho. É grande, enorme. Pega toda a parede do antigo refeitório. Por si só, isso já é muito legal porque, geralmente, as obras de arte e pinturas principalmente são feitas em quadros, que são pequenos (ainda não fui ver a Mona, mas dizem que é minúscula hahahah).

E depois, nos seus quinze minutos que você pode ficar ali – sim, você só pode ficar quinze minutos lá dentro – você começa a olhar e ver a grandiosidade da obra. Uma pintura que eu me lembro imediatamente quando dizem “Santa Ceia“, de tão memorável que ela é.

O resto deixo com vocês porque sei que cada um tem a sua experiência pessoal. Para nós – incluo o Bruno aqui no relato – é mesmo impressionante ver esse trabalho e pensar nas várias curiosidades que têm em torno dela (como o fato do refeitório ter sido bombardeado na guerra, e essa parede por milagre ter ficado de pé!).

No final da visita, você pode passar na lojinha de souvenirs do lado de fora do refeitório e aproveitar para comprar alguma lembrança desse dia, se quiser.

A Santa Ceia de Leonardo da Vinci em Milão é uma visita quase obrigatória
Eis a obra! Parece que não, mas é de verdade!

Sobre a Santa Ceia em Milão

A Última Ceia, ou Santa Ceia, de Leonardo da Vinci ocupa toda a parede do refeitório, como falei ali em cima. Era o refeitório do convento dominicano de Santa Maria delle Grazie. Os frades na época se reuniam ali para comer, rezar e meditar durante as refeições.

A obra foi encomendada por Ludovico Sforza, governante na época que havia criado uma corte bem agitada em Milão, cheia de artistas, intelectuais e músicos. Leonardo da Vinci estava entre eles, chegando em Milão entre 1482. Aqui trabalhou para os Sforza como arquiteto, pintor, músico, engenheiro militar e arquiteto, permanecendo na corte milanesa até 1499.

No fim do século, Sforza queria fazer de Santa Maria delle Grazie um lugar de celebração de seu poder e também o mausoléu da família. Ele financiou algumas obras no complexo, como reestruturação da galeria da igreja e também a decoração do refeitório do convento. Ele solicitou à Leonardo da Vinci que fizesse a representação da última ceia de Cristo entre seus doze apóstolos.

Segue a gente no Instagram, vai?

Eis que nosso amigo Leonardo resolve pintar a Última Ceia com uma técnica à seco, com pigmentos aplicados em uma camada branca para nivelar e alisar a parede, e não sobre o gesso úmido (ou seja, não é um afresco). A questão é que as cores não foram absorvidas pelo gesso e ficam sobrepostas à parede, tornando a pintura super vulnerável. Junta isso ao fato de que as condições ambientais são desfavoráveis ali, e pouco a pouco a cor foi se perdendo ao longo dos anos após ele ter feito a pintura. Várias restaurações e intervenções foram feitas ao longo dos séculos, e aí acabou que a pintura original acabou se deformando e/ou agravando ainda mais seu estado de conservação.

A última grande restauração do tipo foi em 1999. Mesmo assim, eles adicionaram algumas ações para prevenir ainda mais as perdas: como o número limitado de visitantes, o controle da qualidade do ar no interior do refeitório e o monitoramento contínuo do ambiente. Foi pensado até que, no caminho que usamos para chegar à obra, existem portas automáticas que se fecham e se abrem alternadamente, para filtrar o ar de fora cheio de poluentes que podem prejudicar a obra.

Se você deixar um tempinho dos seus 15 minutos para olhar para o outro lado do refeitório, tem também uma obra lá: que é igualmente bonita!

Por que visitar a Santa de Ceia de Leonardo da Vinci?

Bom, se você chegou até aqui, sabe que eu sugiro fortemente que, se você puder, vá visitar o Cenáculo Vinciano. É uma obra única – que está se apagando com o tempo ao que tudo indica – e que é mesmo um momento que você não se esquece ao vê-lo pela primeira vez. A experiência, mesmo sendo rápida, é bem interessante e eu sou feliz de ter visitado e conhecido (inclusive hoje penso que demorei muito para conhecê-la, já estou em Milão há dez meses).

Esse post, então, entrou na frente de muitos outros que estão aqui na fila porque não queria perder a oportunidade de indicar esse passeio único em Milão. Depois me conta aqui (ou no Instagram) o que você achou de conhecê-la. Vou amar saber!




GARANTA SEUS INGRESSOS

Booking.com

SOBRE NÓS

O Voyajando surgiu do sonho de criar um espaço para trocar dicas de passeios, restaurantes, hotéis e tudo o mais que envolve os pequenos períodos maravilhosos da vida que chamamos de viagens. São elas que nos proporcionam a possibilidade de descobrir novos universos, ter contato com outras culturas e outros jeitos de ver a vida. O Brasil e o mundo estão cheios de lugares incríveis. Vamos conhecê-los juntos?

VISITE O DUOMO DE MILÃO

Posts  Relacionados

Deixe  um  comentário

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Roteiro de Igrejas: o que fazer em Milão em uma segunda-feira? – Voyajando - […] Ceia (Cenacolo Vinciano), uma das principais obras de Leonardo Da Vinci – quiçá do mundo. E se quiser saber…
  2. Além do Duomo: 10 atrações para visitar em Milão, na Itália – Voyajando - […] foi um patrono poderoso, apadrinhando nomes como Leonardo da Vinci e Donato Bramante. A Santa Ceia (que você pode…
  3. 1 dia em Bérgamo na Itália: os melhores pontos turísticos - […] Como visitar a Santa Ceia de Leonardo da Vinci em Milão […]
  4. O que fazer em Milão na Itália? Veja 10 passeios gratuitos - […] Como visitar a Santa Ceia de Leonardo da Vinci em Milão […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *