Trinity College, Old Library, The Long Room e The Book of Kells

Construída em 1592 pela Rainha Elizabeth I, a Trinity College foi fundada com o objetivo de evitar que jovens intelectuais saíssem do país para estudar. O medo da Coroa era que os estudantes protestantes fossem convertidos católicos, já que grande parte da Europa sofria influência do Vaticano.

A Trinity College é ainda hoje uma das universidades de mais destaque da Europa. Por seus corredores passaram os escritores Jonathan Swift (As Viagens de Gulliver), Oscar Wilde (O Retrato de Dorian Gray) e Samuel Beckett (percursor do movimento Teatro do Absurdo), sendo este último ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1969.

Dentro do campus, considerado uma obra-prima da arquitetura e do paisagismo, está a Old Library, construída por Thomas Burgh entre 1712 e 1732. Ela é uma das cinco bibliotecas de direitos autorais existente na Irlanda e Inglaterra. Ou seja, ela está autorizada a deter uma cópia de cada livro já publicado nessas ilhas. A biblioteca tem hoje mais de 6 milhões de exemplares, e na The Long Room, área de destaque da Old Library, estão os 200 mil mais antigos.

Entre eles, está o The Book of Kells, um manuscrito com iluminuras sobre os quatro Evangelhos do Novo Testamento, datado de 800 a.C. Na exposição que antecede a mostra, há explicações sobre os materiais usados na confecção do livro bem como vídeos acerca de sua importância histórica.

Endereço: College Green, Dublin 2, Ireland
site Trinity College