Piazza della Signoria

A Piazza della Signoria é o coração da vida social e política de Florença. É aqui que está o Palazzo Vecchio e a praça era também usada para o palco do parlamento, uma reunião pública com os cidadãos – que eram convocados pelas badaladas do sino. 

Na época do Império Romano, a praça contava com uma instalação termal. No início da Idade Média, as termas desapareceram e a praça foi tomada por artesãos. A Piazza adotou sua forma atual em meados do século XII.

É nessa praça também que, até 1873, estava o Davi de Michelangelo original (hoje há uma cópia na praça), para simbolizar o triunfo sobre a tirania. Agora ele se encontra na Galleria dell’Accademia.

Principais atrações:

  • Palazzo Vecchio
  • Loggia dei Lanzi – pequeno museu ao ar livre que reúne esculturas como O Rapto das Sabinas e Perseu com a cabeça da Medusa. Tem o nome dos guarda-costas de Cosimo I (os Lanzi), que ficavam alojados nela.
  • Fonte de Netuno – construída por Bartolomeu Ammannati e seus discípulos, mostra o deus romano do mar, cercado por ninfas marinhas, celebrando as vitórias navais da Toscana
  • Estátua de Cosme I – obra de Giambologna em 1594

Até hoje é um dos locais mais animados da cidade, que reúne nas noites mais quentes do ano artistas, turistas e moradores.

Endereço: Piazza della Signoria

*Fonte das informações: Guia Visual Folha de S. Paulo e Civitatis Florença