Duomo de Santa Maria del Fiore

Com uma fachada de mármore branco e uma cúpula com telhas alaranjadas e 45 metros de diâmetro, a Catedral de Florença, conhecida como Duomo de Santa Maria del Fiore, é um dos símbolos mais famosos de Florença.

Sua construção foi iniciada em 1296 e finalizada em 1368., com 72 anos de construção É a quarta maior igreja da Europa e, até hoje, o edifício mais alto da cidade.

Sua magnitude não para por aí: são 160 metros de longitude, 43 metros de largura e a altura interior da cúpula é de 100 metros.

O domo foi finalizado em 1463, quase um século depois da finalização da catedral. Construída por Filippo Brunelleschi, a cúpula foi a maior da sua época, construída sem andaimes. Uma parte interna sustenta sua camada externa e o domo total tem 114 metros de altura e 45 metros de diâmetro. Foram 14 anos para construir essa obra.

Visita

Não é permitida a entrada na igreja com camisetas e vestidos sem mangas, ou shorts muito curtos. Roupas que cubram os ombros (lenços ou jaquetas) já são suficientes para não ter problemas na entrada. É possível também subir na cúpula da igreja. São 463 degraus de diferentes tipos e diferentes formas. Para visitar a cúpula você precisará agendar um horário.

Endereço: Piazza del Duomo

Ingresso: inclui catedral, cúpula, batistério, cripta, campanário e o Museu da Ópera do Duomo

*Fonte das informações: Guia Visual Folha de S. Paulo e Civitatis Florença