Batistério de Florença

Esse é o edifício mais antigo de Florença. Foi aqui que famosos como o poeta Dante, foram batizados. Mosaicos bizantinos coloridos do século XIII decoram o teto do local e ilustram o juízo final.

Instalado em frente a fachada da catedral, o Battistero di San Giovanni também está revestido de mármore branco e verde. Além dos mosaicos dourados, seu interior possui a tumba do antipapa João XXIII, desenhada por Donatello e um discípulo.

O portão sul do Batistério foi de Andrea Pisano, e o norte e o famoso portão leste, foram feitos por Lorenzo Ghilberti.

Portão do Paraíso

O famoso Portão do Paraíso – nomeado por Michelangelo – foi feito em bronze por Lorenzo Ghiberti. Encomendado em 1401 para celebrar o fim da peste na cidade, Ghiberti venceu um concurso para fazer o portão. Os painéis, diferentes do estilo gótico florentino da época, são considerados por muitos, as primeiras obras do Renascimento – pelo uso da perspectiva e individualidade das figuras.

O Portão do Paraíso possui dez painéis em relevo que mostram temas bíblicos do Antigo Testamento. (Os originais estão expostos no Museo dell’Opera del Duomo). São eles (da esquerda para a direita, de cima para baixo):

1 – Criação de Adão e Eva e o pecado original
2 – Caim mata seu irmão Abel
3 – A embriague de Noé e seu sacrifício
4 – Abraão e o sacrifício de Isaac
5 – Esaú e Jacó
6 – José vendido como escravo
7 – Moisés recebe os dez mandamentos
8 – A queda de Jericó
9 – A batalha com os filisteus
10 – Salomão e a rainha de Sabá

Endereço: Piazza del Duomo

Ingresso: inclui catedral, cúpula, batistério, cripta, campanário e o Museu da Ópera do Duomo

*Fonte das informações: Guia Visual Folha de S. Paulo e Civitatis Florença