Bairro da Liberdade em São Paulo

O bairro da Liberdade, também no centro de São Paulo, é mais um dos pontos turísticos super tradicionais da cidade. Pertinho da região da Catedral da Sé, é simplesmente o local que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão.

A presença japonesa no bairro começou por volta de 1912, quando os imigrantes japoneses passaram a se hospedar ali por ser uma região central que facilitava a locomoção pela cidade e pelos alugueis serem muito mais baratos. A partir daí, o número de imigrantes hospedados na região começou a crescer e em 1932 já eram 2 mil japoneses em São Paulo.

As lanternas orientais que adornam as ruas do bairro foram conquistadas por meio de uma iniciativa da Associação da Liberdade nos anos 70.

Hoje, o bairro é palco de manifestações artísticas da cultura japonesa e oriental, além de comemorar datas importantes com festas típicas como o Ano Novo Chinês, campeonatos de sumô e festivais como o das Flores e o das Estrelas, em diferentes períodos do ano.

Aos finais de semana, o bairro recebe, há mais de 30 anos, a Feirinha da Liberdade, com diversas e variadas opções gastronômicas.

Endereço: Bairro da Liberdade, São Paulo

Como chegar: Estação Liberdade – Metro Linha Azul