Conheça cinco destinos para aproveitar as férias fora de época

A gente aqui já viajou em temporada, sim. Mas, sempre que possível, fugir das multidões era um dos objetivos de escolher meses “mais tranquilos” para viajar e explorar passeios por aí. Se você puder, recomendamos que faça o mesmo. Não tem nada melhor do que evitar filas, trânsito, estresse e disputa de lugares em um período em que você deveria estar passeando e descansando a mente. Achamos bem legal então a sugestão da ViajaNet, que separou cinco destinos para aproveitar as férias fora de época. Bora ver!


Uma das duras lições que as pessoas aprenderam com a pandemia de covid-19 é que não há período ideal para viajar e aproveitar a vida. A partir do momento em que ficaram confinadas em casa, elas perceberam a importância de dar uma esticada no fim de semana ou até fazer aventuras para fugir de sua rotina. Por que esperar a alta temporada e correr o risco de não conseguir viajar se é possível conhecer destinos na baixa temporada e aproveitar férias fora de época – o que também possibilita economizar na passagem aérea e na reserva de hotel? Portanto, faça suas malas e aproveite cinco destinos que agradam diferentes perfis para quem não quer esperar a alta temporada para viajar: 

1 – Minas Gerais e o roteiro para amantes da história

Viagens em baixa temporada são ideais para quem quer conhecer um pouco mais da história do país ou de uma região específica. Nesse sentido, percorrer as cidades históricas de Minas Gerais revela-se um passeio imperdível por abrigar a Inconfidência Mineira, primeiro movimento social pela independência do Brasil. Mariana, São João Del Rei, Ouro Preto, Diamantina e Congonhas são paradas quase obrigatórias – as três últimas, inclusive, são consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade. Destaque para o município de Congonhas, onde o turista pode visitar o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos para conferir as esculturas de Aleijadinho e pinturas de Mestre Ataíde, dois dos principais nomes do Barroco brasileiro.

Foto por Vinicius Pontes em Pexels.com

2 – Pará e a valorização da cultura indígena  

Visitar destinos fora de época e das aglomerações representa uma chance única de conhecer um pouco mais sobre a cultura dos povos nativos que formavam o território brasileiro antes da chegada dos portugueses. No Pará, o artesanato, a gastronomia e as festividades têm um toque das tribos indígenas da região amazônica, sobretudo os marajoaras. A capital Belém consegue combinar essa tradição com a agitação dos grandes centros urbanos, destacando-se pela rica culinária à base de peixe e frutos típicos do Norte. Além disso, aproveite para conhecer o Mercado de Ver-o-peso, certamente um dos pontos turísticos mais conhecidos de toda a região.

3 – Mato Grosso do Sul e os paraísos para se desconectar

Essas viagens inesperadas não precisam ser tão longas. Em muitos casos, bastam alguns dias para descansar e recuperar a disposição para o restante do ano. Para isso, o recomendado é se desconectar da rotina e se conectar à natureza. No Brasil, o Pantanal é, sem dúvida, um dos principais destinos que possibilitam essa condição aos turistas. Praticamente dois terços desse bioma estão no estado do Mato Grosso do Sul. É possível visitar a região tanto para pescar quanto para observar a rica fauna e flora da região. Em ambas as situações, hospedar-se em hotéis-fazendas nas proximidades das cidades de Corumbá, Aquidauana e Miranda é boa ideia.

4 – Ceará e as praias para quem quer sol 

Entretanto, se o turista não abre mão de uma bela praia e do clima mais quente, o recomendado é visitar um estado que consegue combinar belezas naturais com calor o ano todo: Ceará. Ele tem, certamente, um dos litorais mais bonitos do Brasil. A capital Fortaleza destaca-se, evidentemente, com as praias do Futuro e Meireles, além de abrigar o Beach Park, um dos mais famosos parques aquáticos do país. Entretanto, há outras praias igualmente belas, como a da Canoa Quebrada, em Aracati, do Morro Branco, em Beberibe, e Jericoacoara, que já foi considerada a praia mais bonita do mundo.

5 – Rio Grande do Sul e a serra para quem quer frio

Por fim, há aqueles que aproveitam a baixa temporada para visitarem destinos mais gelados e que têm a dinâmica própria do inverno, que coincide com as férias fora de época no Brasil. Há diversas cidades brasileiras que atendem a esse perfil, mas uma das principais regiões é, sem dúvida, a Serra Gaúcha, no interior do Rio Grande do Sul. Cidades como Cambará do Sul, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis, Gramado e Canela são pontos requisitados por combinar aconchego, possibilidade de trilhas pela natureza e gastronomia, incluindo a produção de vinhos e chocolates artesanais.

*ViajaNet é uma agência de viagens on-line, 100% brasileira, que traz diferenciais no atendimento e nos serviços ao consumidor com um portfólio completo, incluindo destinos, hotéis e voos em todo o mundo – e-mail: viajanet@nbpress.com


  • Gostou dessa notícia? Você pode encontrar outras como essa, relacionadas ao setor de viagens e turismo, na categoria “notícias” aqui do blog. Por lá, a gente posta tudo de mais legal que recebemos das assessorias de imprensa e das empresas do setor para você se manter atualizado e para ajudar a planejar sua próxima viagem. Só lembrando que, nem sempre, a gente conhece os serviços que são aqui divulgados. E isso não é um publipost! Acesse aqui para ver mais notícias!

GARANTA SEUS INGRESSOS

Booking.com

SOBRE NÓS

O Voyajando surgiu do sonho de criar um espaço para trocar dicas de passeios, restaurantes, hotéis e tudo o mais que envolve os pequenos períodos maravilhosos da vida que chamamos de viagens. São elas que nos proporcionam a possibilidade de descobrir novos universos, ter contato com outras culturas e outros jeitos de ver a vida. O Brasil e o mundo estão cheios de lugares incríveis. Vamos conhecê-los juntos?

VISITE O DUOMO DE MILÃO

Posts  Relacionados

Deixe  um  comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *