Por que você viaja? Para 88% dos brasileiros, para descansar a mente

Desde meados de março de 2020, o mundo virou de cabeça para baixo e não foi diferente com o universo do turismo. Se você tinha alguma viagem, passeio ou alguma programação marcada, você teve que adiar ou cancelar e, trancados em casa, os níveis de estresse e qualidade da saúde mental pioraram muito – isso sem contar, claro, na questão principal que foi a saúde e o número absurdo de perdas. Planejar as viagens futuras foi um meio que muitos encontraram de achar um fio de esperança, acreditando em dias melhores e podendo sonhar com os destinos que seriam conhecidos em um futuro. Mas podem ser muitas e diferentes as razões pelas quais viajamos. Você, por exemplo, sabe por que você viaja? Para 88% dos brasileiros, a resposta é: para descansar a mente. E nós aqui concordamos com a pesquisa recente do Booking. Descansar a mente, aprender novas culturas, voltar com as energias renovadas para a nossa rotina que, assim esperamos, em breve voltará a ser “normal”.

Aqui no Voyajando, você pode curtir com a gente a série “Turistando na Quarentena”, em que trouxemos várias formas de viajar sem sair de casa. Clica para conhecer!


O tempo que estamos em casa aumentou nosso desejo de viajar, e mesmo com todas as incertezas que o cenário atual nos traz, é sempre tempo de planejar viagens futuras enquanto aguardamos ansiosos pelo momento em que poderemos vivenciar o mundo novamente. Afinal, são inúmeras as motivações para realizar uma viagem. No caso dos brasileiros, uma pesquisa* recente da Booking.com que entrevistou 47.728 pessoas em 28 países, sendo quase 2 mil do Brasil, revelou que 88% viajam para tirar um tempo para descansar a mente.

Outros principais motivadores para os brasileiros fazerem uma viagem são poder dar um tempo para relaxar e conhecer o máximo possível de um destino (85% cada). Já 81% são motivados pelo fato de poderem redescobrir bons momentos do passado por meio de uma viagem, e neste quesito os brasileiros ocupam a primeira colocação entre os quatro países da América Latina pesquisados – Brasil, Argentina, Colômbia e México.

Quando se trata de fatores que contribuem para a definição do destino de uma viagem, 90% dos brasileiros preferem lugares com cenários de belezas naturais, empatados com os argentinos e mexicanos. O mesmo número prioriza locais onde se sintam seguros – e aqui os brasileiros lideram o ranking –, enquanto 89% buscam lugares que prezam pela limpeza. Em seguida, 86% dos viajantes do país consideram importante ter uma culinária local saborosa, e 85% desejam destinos com belas praias.

No que diz respeito a viagens domésticas, especificamente, 94% dos brasileiros se sentem encorajados a continuar viajando para destinos nacionais no futuro. Além disso, 79% disseram que viagens domésticas permitem que eles viajem mais com amigos e familiares de uma forma que as internacionais não fazem, enquanto mais da metade dos viajantes brasileiros (54%) disseram preferir viagens domésticas a internacionais.

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e conduzida de forma independente entre uma amostra de 47.728 entrevistados em 28 países, por meio de questionário online, em novembro de 2020.


  • Gostou dessa notícia? Você pode encontrar outras como essa, relacionadas ao setor de viagens e turismo, na categoria “notícias” aqui do blog. Por lá, a gente posta tudo de mais legal que recebemos das assessorias de imprensa e das empresas do setor para você se manter atualizado e para ajudar a planejar sua próxima viagem. Só lembrando que, nem sempre, a gente conhece os serviços que são aqui divulgados. E isso não é um publipost! Acesse aqui para ver mais notícias!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s