6 lugares para você visitar durante o Outono – 3 no Brasil e 3 no Mundo

O outono é sempre igual, as folhas caem no quintal“, sim, nós não poderíamos deixar essa música de Sandy e Júnior de lado ao falar de uma das nossas estações preferidas: o outono. Assim como a primavera – que cá em Milão e Dublin é a estação que acaba de chegar – o outono é uma estação de temperaturas amenas que pode ser uma boa época caso você esteja planejando viajar por alguns lugares do Brasil a partir do fim de março ou pelo hemisfério norte (Europa e EUA), a partir do fim de setembro. Em dúvida sobre para onde ir no outono? Aqui você tem algumas sugestões.

Uma das principais características da estação em algumas regiões do Brasil é a redução gradativa da temperatura. Em muitos lugares já é possível sentir o friozinho no fim de tarde, preparando para o inverno. Pode ser uma boa época para visitar regiões de montanha, por exemplo, driblando os preços das altas temporadas de inverno.

Já no hemisfério norte, o outono começa no dia 21 de setembro e é uma pode ser uma boa época para viajar sem se expor ao rigoroso frio que, em muitos locais, começa a dar sinal logo no início do inverno – dificultando até mesmo passeios ao ar livre.

Vamos então conferir que lugares sugerimos para você conhecer durante o outono no Brasil e no mundo. Bora?

Para onde ir no Outono? Parque Plitvice Lake na Croácia!
Tá vendo essa mistura de árvore laranjinha com verde? É uma característica do outono no Parque Plitvice Lake na Croácia!

Para onde ir no outono no Brasil?

1. Curitiba

Curitiba (PR) é uma cidade bem única. Bonita, acolhedora e cheia de pontos turísticos legais para visitar, é uma boa pedida para um outono de temperaturas amenas. Nós já viajamos para lá algumas vezes e super indicamos para quem tem poucos dias mas quer dar uma “mudada de ares” (não tem post aqui no blog sobre Curitiba porque já faz muuuito tempo que, infelizmente, não visitamos a cidade).

O Jardim Botânico, a Ópera de Arame, o Bosque Alemão, o Parque Barigui, o Museu Oscar Niemeyer e muitas outras atrações podem ser incluídas em um passeio por Curitiba. Se você não quer alugar um carro, uma ideia é subir a bordo da Linha Turismo, um ônibus de dois andares que faz uma rota de 24 paradas que incluem as principais atrações da cidade, facilitando a vida de quem está passeando por lá.

Além de aproveitar o que a cidade tem para oferecer, busque também opções nos arredores, como o Trem de Morretes, um belo passeio turístico que me traz boas lembranças da infância – quando meus pais me levaram pela primeira vez -, e a linda Vila Velha, que não é tão perto da cidade mas que compensa muito em um passeio bate e volta memorável pelas formações rochosas com diferentes formatos e um contato com a natureza bem bacana.

E porque no outono? Acredito que Curitiba é aquele tipo de destino para visitar em todas as épocas do ano mas, durante o outono, ela fica especialmente bonita com a coloração mais alaranjada da estação. Geralmente, não chove muito durante a estação e você pode aproveitar os parques a céu aberto e o clima ameno/friozinho para andar pelas ruazinhas do centro histórico.

2. Monte Verde

Já falamos dela aqui, né? A linda Monte Verde, distrito de Camanducaia em Minas Gerais, é um ótimo destino no outono. O contato com a natureza, o clima de montanha, tudo isso deixará o destino especial e romântico ao mesmo tempo. Pertinho de São Paulo, sugerimos visitar o local seja em um fim de semana, ou mesmo durante alguns dias. Além de fugir da alta temporada no inverno – leia, dos preços mais altos e da cidade lotada – você ainda poderá aproveitar a paisagem e o enorme contato com a natureza abundante que tem por ali.

Monte Verde é um destino super bacana para conhecer no outono

Você quer ainda mais motivos? Então durante o dia você pode fazer um dos passeios de quadriciclo ou uma das trilhas que o destino oferece. Mais tarde, nada como aproveitar o finzinho do dia para passear pelos empórios de queijos, vinhos e chocolates e pelas lojinhas de artesanato que se espalham pela rua principal da cidade. Aí na janta, você escolhe um dos restaurantes para desfrutar da gastronomia local e se deliciar em um festival de fondue que, eu particularmente, amo.

3. Campos do Jordão

Assim como Monte Verde, ali em cima, Campos do Jordão (SP) é uma boa opção de passeio durante o outono. Ainda não é alta temporada na cidade, como no inverno, mas o clima ameno, as árvores com a folhagem laranjinha e as lojinhas de chocolate, de malhas e os lindos pontos turísticos já são motivos mais que suficientes para visitar o local. A gente adora passear por ali, nem que seja para um bate-volta de Suzano.

Aproveite para visitar alguns dos pontos turísticos da cidade, que estarão mais vazios do que na temporada de inverno. É um passeio gostoso tanto para famílias quanto para casais que poderão admirar a arquitetura com inspiração alemã, as florestas de pinheiros e as vistas panorâmicas da cidade.


Para onde ir no outono? Outros países

Agora vamos falar sobre outros países? Pois sim, temos também dicas para quem quer explorar outras culturas na temperatura amena do outono. Claro que temos que levar em consideração que o outono no exterior – se for no hemisfério norte – acontece mais para o fim do ano, quando entramos na primavera no Brasil. Dito isso, bora saber quais são as nossas opções de viagem – ou as que já fizemos – no outono pelo mundo afora.

1. Croácia – Lagos Plitvice

Já trouxemos aqui no blog um post completo sobre os Lagos Plitvice, na Croácia, né? Dizem que esse parque pode ser visitado o ano inteiro, porque sempre vai ter uma paisagem diferente, e igualmente incrível, para conhecer. Nós aqui do blog já temos duas experiências diferentes: no início do outono, quando eu e a @jeaninecarpani visitamos o parque com a paisagem alaranjada e um cenário de perder o fôlego, e no finzinho do outono, quase inverno, quando o Bruno e o Gian foram ao parque em uma paisagem de neve!

Só por esses motivos aqui em cima eu já acredito que você deve considerar não só uma, mas várias viagens para lá! No entanto, se você só pode escolher uma vez, eu indico você considerar visitá-lo no início do outono porque a temperatura é amena, o que facilita a caminhada pelo parque pelas trilhas mais longas, e também você evita pegar o parque cheio como no verão – quando a Croácia entra em alta temporada por conta da suas belas e famosas praias.

Aliás, as cidades que visitamos da Croácia foram bem receptivas com a gente no outono. Os preços eram mais baratos – com relação à temporada de verão – e como estávamos nas cidades de Zadar, Split e Zagreb, não sentimos tanta falta assim de um calorzinho para pegar praia. Claro que queremos voltar no verão, mas se você acha que não vale visitar o país em outra estação, estamos aqui para provar o contrário!

2. Outono em Orlando

As duas vezes que fui para Orlando (contei tudo aqui já, clica para ler) foi no começo do outono americano e, sinceramente, super recomendo. Os parques não são lotados e a temperatura é amena (claro que pegamos alguns dias de chuva, mas foram pouquíssimos, um ou dois no máximo, em uma viagem de mais de quinze dias). Além disso, para quem gosta, também está na temporada de Halloween, então você também pode aproveitar a festa tipicamente americana e a programação especial dos parques para a data.

Quer mais? Pois bem, nessa época, como eu disse, Orlando não é lotada. A primeira vez que fomos, em meados de setembro, foi ainda melhor do que na segunda vez. Pegamos filas muito pequenas – de no máximo 40, 50 minutos – e aproveitamos super os parques. E como a cidade não está super cheia, a máxima também vale para restaurantes disputados, que também não estão lotadíssimos, e a chance de passar por experiências como o Be Our Guest, aumentam consideravelmente.

3. Islândia no Outono

Todos os destinos onde as principais atrações são da natureza, a época do ano que se vai impacta diretamente no tipo de visual que você vai encontrar. Foi assim nos Lagos Plitvice, na Croácia. É assim na Islândia, país conhecido como Terra do Gelo e do Fogo. A @jeaninecarpani e o Gian escolheram ir para lá no outono, segundo eles contaram, por duas principais razões: a primeira é que iriam atrás da Aurora Boreal e a maior incidência do fenômeno é no tempo frio (setembro/outubro ou fevereiro/março); e a segunda é que no inverno anoitece muito rápido, ou seja, pouca luz solar é igual a pouco tempo por dia para ver tudo que o país tem a oferecer.

É bom para a Aurora Boreal mas não para as outras atrações, entende? Isso pode não influenciar tanto pessoas que alugam carro e vão fazendo paradas ao longo das estradas. No caso deles, como ficaram baseados em Reykjavik, iam e voltavam todos os dias da cidade com excursões, mas existe um tempo de deslocamento de ir e vir, não é mesmo?

E, é claro, no outono a temperatura não é tão rigorosa como deve ser no inverno. “Isso quer dizer que eu não passei frio? Não. Eu passei frio. Principalmente à noite, para a “caça” da Aurora Boreal“, a Jeanine contou. Por isso, se optar pelo outono como eles, leve tudo o que puder para se manter aquecido. Fora isso, só curtir a paisagem que é indescritível, principalmente com a cor amarelada-alaranjada característica do outono, que nós aqui somos apaixonadas. Não é à toa que toda a Eurotrip dos dois, na verdade, foi feita nesta estação reconhecida por ser mais amena e mais vazia do que o verão europeu.

Eu sou apenas louca para conhecer a Islândia, e com essas dicas, posso até considerar escolher ir no outono atrás da Aurora Boreal, apesar de frio não ser o meu forte hahahaha.


Saiba mais sobre Viagens no Outono

Terminamos esse post com uma novidade muito legal! Sempre que podemos, e vocês até já sabem disso, buscamos trazer novas vozes e olhares aqui para o blog, seja em forma de entrevistas (clique aqui para ver as que já rolaram), seja em forma de séries e ou de parcerias. Por isso, ficamos bem felizes em sermos convidadas para participar do grupo de Viagens por Escrito em que, todos os meses, traremos um tema específico e links bacanas de outros blogs para você se aprofundar ainda mais. Legal né?

Então para saber mais sobre o outono com outras abordagens lindas, confira os blogs parceiros abaixo:



GARANTA SEUS INGRESSOS

Booking.com

SOBRE NÓS

O Voyajando surgiu do sonho de criar um espaço para trocar dicas de passeios, restaurantes, hotéis e tudo o mais que envolve os pequenos períodos maravilhosos da vida que chamamos de viagens. São elas que nos proporcionam a possibilidade de descobrir novos universos, ter contato com outras culturas e outros jeitos de ver a vida. O Brasil e o mundo estão cheios de lugares incríveis. Vamos conhecê-los juntos?

VISITE O DUOMO DE MILÃO

Posts  Relacionados

Deixe  um  comentário

8 Comentários

  1. bacortat

    Assim como vocês, o outono é minha estação preferida.
    Interessante que eu pensei em visitar a Croácia exatamente nesta estação e ler o relato de vocês me mostrou que seria a opção perfeita para meu estilo, principalmente porque odeio calor e muvuca!

    Responder
    • jeaninecarpani

      Verdade, Barbara!
      Embora o verão seja a estação preferida para viagens, ela possui os seus contras. Geralmente os lugares estão realmente mais cheios e o calor, dependendo do país, não é nem um pouco agradável.
      Obrigada pelo comentário! <3

      Responder
  2. Luciana Calvo

    Adorei sua seleção de lugares para viajar no outono. Ainda não conheço a Islândia, mas também escolheria o outono pela Aurora Boreal.Conheci os Lagos Plitvices na primavera e também amei! Alías, o problema de se conhecer os Lagos Plitvices é que a grande maioria dos outros lagos perde a graça!

    Responder
    • Jenifer Carpani

      Olha Luciana, acho que concordo TOTALMENTE com você. Depois dos Lagos Plitvice fica um pouco mais difícil gostar de outros lagos, hahahahaha! Já queremos voltar na primavera então!

      Responder
  3. Pâmela

    Dos destinos que indicou no Brasil já conheço todos e são realmente divinos nessa época do ano.
    Agora Croácia no outono foi novidade para mim! Já me imaginava indo no verão, mas vocês me convenceram a mudar de ideia! Rs

    Responder
    • Jenifer Carpani

      Hahaha ainda precisamos voltar à Croácia no verão para aproveitar às praias, mas não nos arrependemos de ter conhecido o país no outono, a cor especial dessa estação deu todo um charme às cidades que passamos!

      Responder
  4. Mari Vetrone

    Adorei a seleção de destinos! Conheço alguns, mas não no outono, preciso voltar! Parabéns pelo post e pelas fotos! Beijoo

    Responder
    • Jenifer Carpani

      Obrigada Mari! Feliz que gostou das nossas sugestões! O outono traz toda uma cor especial aos destinos, né? Um beijo!

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Top 10: Dicas de planejamento de viagem que ajudam você a se programar – Voyajando - […] post faz parte da Blogagem Coletiva Viagens por Escrito (clica aqui para ler o post do mês passado), um…
  2. Roteiro Jane Austen: 11 lugares para visitar na Inglaterra para quem é fã da escritora – Voyajando - […] post faz parte do Viagens por Escrito (clica aqui para ler o post do mês passado), um grupo de blogagem coletiva…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *