Sete curiosidades sobre a Ilha da Madeira, em Portugal

A Ilha da Madeira, território de Portugal, localizado no meio do Oceano Atlântico é um destino turístico que promete paisagens naturais deslumbrantes, ótima gastronomia e hospitalidade. O local, considerado o melhor destino insular do mundo, tem origem vulcânica e sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo.

Se você pensa em um dia conhecer esse destino português maravilhoso, confira abaixo sete curiosidades que recebemos para já ir se preparando para as excelentes opções em balneários, os monumentos históricos e os ótimos hotéis e restaurantes. Já está na nossa lista!

1) A Madeira é um arquipélago

O que chamamos de “Ilha da Madeira” é, na verdade, a ilha principal de um arquipélago. Além dela, o arquipélago conta com a ilha de Porto Santo, também habitada, e diversas ilhas e ilhotas com muitas belezas naturais – tanto que são consideradas áreas protegidas. Estas ilhas menores são divididas em dois grupos: Desertas e Selvagens.

2) Fica mais perto da África do que de Portugal

A Madeira é parte de Portugal, mas fica a sudoeste do país, em meio ao Atlântico. Olhando para o mapa, percebe-se que ela está mais próxima da África do que da Europa! No entanto, a diferença é pequena: o litoral marroquino fica a cerca de 725 quilômetros do madeirense, enquanto o sul de Portugal está a pouco mais de 850 quilômetros da ilha. Parece longe, mas um voo de Lisboa a Funchal, a capital madeirense, dura apenas uma hora e meia.

Museu dedicado ao Cristiano Ronaldo

3) Foi lá que nasceu Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo, craque do Juventus e da seleção portuguesa e premiado cinco vezes pela FIFA como melhor jogador do mundo, é natural de Funchal. Ele deixou a terra natal há muito tempo, mas mantém uma relação próxima com o local. Há diversas homenagens a ele por lá: o principal aeroporto do arquipélago leva seu nome; o Museu CR7 reúne prêmios, camisas, chuteiras, fotos e outras recordações da carreira do jogador; e há também um hotel temático, o Hotel Pestana CR7 Funchal.

3) Golfinhos e baleias nadam em suas águas

A vida natural da Madeira é fascinante, seja em terra firme ou na água. Em passeios de barco, que estão entre as atividades mais populares para os turistas que visitam o destino, é possível ver não apenas um cenário de tirar o fôlego, mas também golfinhos brincalhões e graciosas baleias em seu habitat natural.

É possível ver golfinhos e baleias em passeios de barco pela Ilha da Madeira

4) Produz um dos vinhos mais famosos do mundo

À primeira vista, a Madeira não parece o lugar ideal para produzir vinhos, já que possui um terreno montanhoso. Mas os portugueses que chegaram primeiro à ilha se arriscaram, muitas vezes cultivando as uvas em lugares de difícil acesso, e acabaram criando uma das bebidas mais famosas do mundo: o vinho Madeira. E é incrível prová-lo em uma harmonização com a gastronomia local.

6) Possui uma floresta única no mundo

A Floresta Laurissilva cobre 20% do território madeirense, sendo considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Este ecossistema riquíssimo é formado por árvores da família das lauráceas, sendo uma floresta úmida subtropical. Para completar, embora exista em alguns outros territórios da região da Macaronésia, como os Açores, as Canárias e Cabo Verde, seu maior núcleo está Madeira, e em excelente estado de conservação.

7) Uma de suas ilhas tem uma praia de nove quilômetros

Porto Santo é muito diferente da Ilha da Madeira, apesar de serem bem próximas. A principal atração dessa ilha do arquipélago é seu litoral, que tem areia dourada e água cristalina. A parte sul da ilha é basicamente um extenso e ininterrupto areal, onde existem ótimos resorts para desfrutar do mar. São nove quilômetros de praia, cuja areia tem propriedades terapêuticas comprovadas!

Para mais informações sobre a Ilha da Madeira, acesse www.madeiraallyear.com.


Gostou dessa notícia? Você pode encontrar outras como essa, relacionadas ao setor de viagens e turismo, na categoria “notícias” aqui do blog. Por lá, a gente posta tudo de mais legal que recebemos das assessorias de imprensa e das empresas do setor para você se manter atualizado e para ajudar a planejar sua próxima viagem. Só lembrando que, nem sempre, a gente conhece os serviços que são aqui divulgados. E isso não é um publipost! Acesse aqui para ver mais notícias!

GARANTA SEUS INGRESSOS

Booking.com

SOBRE NÓS

O Voyajando surgiu do sonho de criar um espaço para trocar dicas de passeios, restaurantes, hotéis e tudo o mais que envolve os pequenos períodos maravilhosos da vida que chamamos de viagens. São elas que nos proporcionam a possibilidade de descobrir novos universos, ter contato com outras culturas e outros jeitos de ver a vida. O Brasil e o mundo estão cheios de lugares incríveis. Vamos conhecê-los juntos?

VISITE O DUOMO DE MILÃO

Posts  Relacionados

Deixe  um  comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *