Voyajando Gastronomia: a receita e a origem da panna cotta

Panacota em português, panna cotta em italiano. Já experimentou esta típica sobremesa italiana? Nós não poderíamos estreiar o Voyajando Gastronomia de outra forma se não com a receita da panna cotta, principalmente porque este doce, em específico, tem origem no Piemonte, região onde estamos vivendo para o reconhecimento da nossa cidadania italiana. Simbólico, né? (E para acompanhar a nossa saga pela cidadania italiana, não esquece de seguir a gente no Instagram @voyajandoblog)

Em tradução literal, panna cotta quer dizer “creme de leite cozido” ou “nata cozida”. Não é uma referência somente à tonalidade da sobremesa mas, também, ao seu principal ingrediente, o creme de leite, junto com o açúcar e a baunilha.

Ninguém sabe ao certo como ela surgiu. Há quem diga que a sobremesa foi criada no século XX por uma mulher húngara que vivia na região montanhosa de Langhe, na província de Asti. E há aqueles que acreditam que o doce é uma variação do francês blanc manger. O que sabemos mesmo é que a panna cotta é considerada um Produto Agroalimentar Tradicional (PAT) do Piemonte e é um orgulho regional.



E para reproduzir esta típica receita italiana em casa, com a palavra, a chef Carol Góes da Cantina Tia Lina, restaurante localizado em São Roque (SP).

Receita da Panna cotta

Ingredientes

Panna Cotta:
– 1 litro de creme de leite;
– 180g de açúcar;
– 5g de baunilha;
– 12g de gelatina sem sabor;

Calda de frutas vermelhas:
– 200g de água;
– 160g de açúcar;
– 500g de frutas vermelhas;

Receita da panna cotta
Panna Cotta da Chef Carol Góes (divulgação)

Modo de preparo

Panna Cotta:
Coloque o creme de leite, o açúcar e a baunilha em uma panela para ferver. Após a fervura, desligue o fogo e adicione gelatina já hidratada. Coloque em taças individuais e leve à geladeira.

Calda de frutas vermelhas:
Reduza a água com açúcar pela metade no fogo, adicione as frutas vermelhas na calda e bata no liquidificador.

E aí, também ficou com água na boca?



GARANTA SEUS INGRESSOS

Booking.com

SOBRE NÓS

O Voyajando surgiu do sonho de criar um espaço para trocar dicas de passeios, restaurantes, hotéis e tudo o mais que envolve os pequenos períodos maravilhosos da vida que chamamos de viagens. São elas que nos proporcionam a possibilidade de descobrir novos universos, ter contato com outras culturas e outros jeitos de ver a vida. O Brasil e o mundo estão cheios de lugares incríveis. Vamos conhecê-los juntos?

VISITE O DUOMO DE MILÃO

Posts  Relacionados

Deixe  um  comentário

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Voyajando Gastronomia: De onde veio o limão siciliano e receita low carb – Voyajando - […] o Voyajando Gastronomia, já que só trouxemos receitas cheias de amor e calorias (como tiramisù, panacota e banoffe, hahaha)…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *