Como é o Ano Novo mundo afora?

Você já se fez essa pergunta? Será que todos os países fazem um show pirotécnico igual ao da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro? Ou uma queima de fogos com shows especiais igual da Avenida Paulista, em São Paulo? Ou vestem branco? Ou comem lentilha?

Segundo o empresário Afonso Braga Neto (@afonsobraga), que já comemorou a entrada do Ano Novo em mais de 10 países, não. Cada povo tem seu jeito particular de celebrar o Réveillon, com seus costumes e tradições nacionais, que vão dos alimentos aos trajes para o dia. Vamos a elas?

Brasil

Segundo o empresário, o Ano Novo brasileiro é uma junção da cultura de diversos países: a lentilha da Itália, roupa íntima amarela do Uruguai, roupa branca da Argentina e o beijo da meia-noite dos Estados Unidos. Uma característica unicamente nossa? Pular as 7 ondinhas. Ademais, os adeptos e simpatizantes da umbanda e candomblé podem fazer oferendas a Iemanjá, deusa dos mares, fazendo pedido para cada uma delas.



Em relação aos comes e bebes, é comum os brasileiros não servirem nada que “cisca para trás” como galinha, frango, peru e chester na ceia. Os clássicos da data são arroz com uva passa, lentilha para trazer sorte e pavê de sobremesa.

Argentina

As tradições de Ano Novo na Argentina começam antes mesmo da própria data comemorativa. No último dia de trabalho, os escritórios espalhados pelo país jogam papéis picados – restos de agendas, cadernos e contratos – para o alto, simbolizando o fim do ano.

E lá, assim como no Brasil, também é levada a sério a questão da escolha da cor para a roupa íntima. Mas, para os argentinos ou é vermelha ou rosa, que são as cores que eles acreditam atrair o amor.



Em relação aos pratos, o da sorte é o feijão, que simboliza a garantia de emprego e de dinheiro o ano inteiro. Os argentinos também comem 12 uvas à meia-noite. Mas vale ressaltar que quase todos os países latinos fazem isso porque é uma tradição herdada da Espanha.

Uruguai

Em Montevidéu, capital do Uruguai, existe uma prévia do Ano Novo e ela acontece no Mercado del Puerto. Nesta ocasião, as pessoas se juntam para beber e participar de uma guerrilha de cidra e cerveja. Ainda em relação à gastronomia, em vez da lentilha, os uruguaios usam a salsinha em sua ceia de Ano Novo. Para eles, ela simboliza a abundância e prosperidade. Ah! E assim como os argentinos, também come-se 12 uvas à meia-noite – uma para cada badalada do sino da igreja – para trazer sorte.



E em relação ao vestuário, não existe por lá a superstição de utilizar roupas brancas na virada do ano como tem no Brasil. Mas a roupa de baixo é importante. Precisa ser amarela que é para atrair dinheiro. Outro “costume” comum entre os montevideanos [e essa vamos adotar aqui o Voyajando, hahahaha] é dar uma volta no quarteirão carregando uma mala para atrair mais viagens.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos as tradições variam de acordo com a cidade. A mais famosa, por exemplo, é a descida da bola de Réveillon na Times Square, em Nova Iorque. Outro costume é a “Rose Parade”, que acontece em Pasadena, na Califórnia, no primeiro dia do ano. Trata-se de um desfile de carros alegóricos antes do “Rose Bowl Game”, um jogo de futebol entre universidades. No sul do país, uma tradição é comer o “Black Eyed Peas”, similar ao feijão fradinho brasileiro, que representa prosperidade.



Entretanto algumas tradições podem pertencer ao país inteiro. Entre elas está o beijo à meia-noite, que representa que aqueles que se beijaram na virada ficarão juntos o resto do ano. Além disso, os americanos evitam tirar o lixo, lavar roupas e louça ou qualquer atividade que possa representar perdas durante o ano.

México

O México tem onze principais tradições, que foram listadas em tópicos logo abaixo. Mas vale ressaltar que o país possui uma grande população indígena com culturas, tradições e costumes diferentes. A tribo Seri, por exemplo, localizada no norte mexicano, celebra seu novo ano em 30 de junho.

  1. Escrever seus desejos em um papel e queimá-lo quando realizar;
  2. Comer 12 uvas à meia-noite, dando um objetivo a ser conquistado por uva;
  3. Usar roupa íntima rosa, vermelha, amarela, verde e branca, uma para cada significado: amizade, amor, felicidade, bem-estar e esperança, respectivamente;
  4. Colocar uma bandeja no centro de uma mesa e pedir para amigos e familiares depositar uma moeda nela. Em seguida, encher a bandeja de água para trazer sorte;
  5. Rodear algumas velas com lentilhas, feijão, arroz, milho, farinha e canela e deixá-las acesas a noite toda até derreter. Após isso, misturar os alimentos e a cera e enterrá-los, para atrair prosperidade e riqueza;
  6. Comer uma colher de lentilhas cozidas;
  7. Limpar a casa, lavar o animal de estimação e tomar banho para renovação. Além disso, ao varrer, precisa ser de dentro para fora. No México, eles também passam um pano com água e canela na casa e acende um incenso antes da meia-noite.
  8. À meia-noite, atiram um pouco de água para fora da janela, representando renovação;
  9. À meia-noite, também, abrem a porta e jogam 12 centavos no chão, para em seguida, varrer para fora, para prosperidade;
  10. Fogos à meia-noite, permitindo passagem segura para o próximo ano;
  11. À meia-noite, carregam mochilas vazias ao redor de um quarteirão ou as colocam no meio de uma sala e andam ao seu redor.

Itália

Os italianos são mais radicais. Alguns corajosos pulam da Ponte de Santo Ângelo para dentro do Rio Tibre, no primeiro dia do ano que é para boa sorte. A prática é tão comum que muitos se aglomeram no local só para assistir à atração. Além disso, é comum no país jogar coisas velhas e quebradas pela janela, o que pode ser bastante perigoso.

No entanto, a Itália também é repleta de pequenas superstições que não trazem risco a vida de ninguém. Como roupas íntimas coloridas. Mas especificamente vermelhas. Só que a diferença é: a lingerie deve ser jogada fora no dia seguinte e ela deve ser nova.



No prato, as lentilhas estão sempre presentes, simbolizando um ano cheio de abundância, dinheiro e recompensas financeiras. Acompanhada dela, está sempre o cotechino ou zampone e a carne de porco, que também representa abundância e prosperidade. E herdado da Espanha, assim como os países latinos, os italianos também comem 12 uvas à meia-noite, além dos casais comerem romã, símbolo de fidelidade e fecundidade.


E aí, gostou das diferenças culturais dos países para a virada do ano? Você conhece superstições e costumes de algum outro que não está na lista? Manda para a gente! Vamos adorar! Pode ser aqui ou no Instagram do @voyajandoblog. Esperamos por vocês lá!

GARANTA SEUS INGRESSOS

Booking.com

SOBRE NÓS

O Voyajando surgiu do sonho de criar um espaço para trocar dicas de passeios, restaurantes, hotéis e tudo o mais que envolve os pequenos períodos maravilhosos da vida que chamamos de viagens. São elas que nos proporcionam a possibilidade de descobrir novos universos, ter contato com outras culturas e outros jeitos de ver a vida. O Brasil e o mundo estão cheios de lugares incríveis. Vamos conhecê-los juntos?

VISITE O DUOMO DE MILÃO

Posts  Relacionados

Deixe  um  comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *