Fizemos o teste do COVID-19 no Aeroporto Internacional de Guarulhos

Embora muitos países pelo mundo estejam em processo de reabertura, alguns destinos internacionais só estão permitindo a entrada de brasileiros mediante um teste RT-PCR negativo (do inglês, reverse-transcriptase polymerase chain reaction). Hoje vamos contar a nossa experiência sobre como foi fazer o teste de COVID-19 no Aeroporto de Guarulhos.

O teste nada mais é, do que a coleta de amostras obtidas por meio de raspagem de nasofaringe para detecção do SARS-CoV-2, o novo Coronavírus. Nasofaringe? Isso mesmo. A enfermeira coloca um bastonete nas suas duas narinas e no fundo da sua garganta. Demora menos que 5 minutos. Dói? Não. Mas incomoda bastante e é desconfortável.

O teste, que identifica se o vírus está ativo no organismo, tem o valor de R$ 350 e pode ser feito no Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU). Não precisa de agendamento e o prazo para disponibilização do laudo é de 4 horas. O resultado sai on-line e impresso. Isso sem cotar que o horário de funcionamento é 24h durante os 7 dias da semana. Bom, né?

Teste de COVID-19 no Aeroporto de Guarulhos
O laboratório do Grupo CR Diagnósticos dentro do Terminal 3, do GRU Airport

Para fazer o teste do Covid-19 não é necessário nenhum preparativo e é muito rápido. Você encontra o laboratório do Grupo CR Diagnósticos para o teste já na área de embarque do terminal. No nosso caso, o destino foi a Croácia e era preciso apresentar um teste negativo feito até 48 horas antes de chegar no país. Fizemos pela manhã, fomos almoçar e voltamos para pegar o teste e embarcar.

Vale ressaltar ainda a diferença entre o teste RT-PCR (ou teste molecular) e o chamado teste rápido, conhecido como IgM/IgG. Neste último, é apenas identificado se o paciente já teve contato com o vírus e desenvolveu anticorpos. Ou seja, não mostra se o viajante está ou não com o novo Coronavírus. Afinal, mesmo quando assintomático, é possível transmitir, né?

Contamos nesse post como foi o nosso voo pela KLM de Guarulhos à Zagreb, na Croácia!

Observação importante: desde março, os planos de saúde no Brasil são obrigados a cobrir o teste molecutar (RT-PCR) quando há uma solicitação de um médico. Ou seja, quando você apresenta os sintomas do novo Coronavírus e tem um encaminhamento. Mas, na maioria dos laboratórios que entramos em contato em São Paulo, os testes demoravam cerca de 3 dias úteis para ficarem prontos. Por isso, dê uma olhada com carinho sobre as condições dos países para aceitarem turistas neste momento. Nós pegamos as informações neste site aqui: https://reopen.europa.eu/pt

Atualização: novembro de 2020 – três horas de fila para o teste de COVID-19 no Aeroporto de Guarulhos

No final de novembro de 2020, o Bruno e o Gian partiram também rumo à Croácia para fazer a quarentena antes de entrarem na Itália – estávamos na reta final do processo de reconhecimento da cidadania italiana. No entanto, ao contrário do dia em que nós viajamos (no início de outubro), a fila para fazer o teste PCR estava muito maior e mais demorada.

Eles chegaram ao aeroporto de Guarulhos por volta das 10h e só conseguiram fazer o teste três horas depois, às 13h. “A fila dava a volta e ficamos muito tempo esperando. Vi que muitas pessoas ali nem viajariam naquele dia, acredito que se adiantaram para fazer o teste antes. A sorte é que estávamos com bastante tempo”, contou o Bruno. O voo deles pela KLM seria às 20h.

Veja as fotos abaixo como o cenário em cerca de um mês mudou bastante:

Segundo eles, o resultado saiu no horário correto – quatro horas depois de fazer o teste – e negativo! Então puderam embarcar com tranquilidade para a cerca de 16h de viagem até Zagreb, na Croácia.

O aumento pela procura do teste no aeroporto de Guarulhos coincide com matérias recentes que demos aqui no blog sobre o aumento da procura por viagens no Brasil.



GARANTA SEUS INGRESSOS

Booking.com

SOBRE NÓS

O Voyajando surgiu do sonho de criar um espaço para trocar dicas de passeios, restaurantes, hotéis e tudo o mais que envolve os pequenos períodos maravilhosos da vida que chamamos de viagens. São elas que nos proporcionam a possibilidade de descobrir novos universos, ter contato com outras culturas e outros jeitos de ver a vida. O Brasil e o mundo estão cheios de lugares incríveis. Vamos conhecê-los juntos?

VISITE O DUOMO DE MILÃO

Posts  Relacionados

Deixe  um  comentário

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como se comporta o turista brasileiro na pandemia? O KAYAK responde! – Voyajando - […] são as medidas de segurança e cuidados com a saúde. Com o aumento dos casos na Europa e as…
  2. Em quais países os brasileiros podem entrar? Mapa mostra atualização diária – Voyajando - […] […]
  3. O que fazer na Croácia? – Voyajando - […] com dinheiro em espécie e no cartão (comprovado até pelo extrato bancário em conta europeia), com o teste do…
  4. Teste de Covid no Aeroporto de Belo Horizonte: resultado em quatro horas – Voyajando - […] para a nossa viagem para a Croácia ter à nossa disposição no aeroporto de Guarulhos (SP) um laboratório fazendo…
  5. Viajar de avião na pandemia? COmo foi o nosso voo de guarulhos (SP) à Zagreb, na Croácia – Voyajando - […] Como disse, nosso voo saiu do aeroporto de Guarulhos no início de outubro, com escala em Amsterdã e destino…
  6. Como foi a entrada na Itália durante a pandemia para o processo de cidadania italiana – Voyajando - […] por meio de algumas regulamentações como quarentena de 15 dias em um endereço na Inglaterra; ou teste PCR negativo…
  7. Empresa oferece até 20% de desconto para teste PCR para brasileiros no exterior – Voyajando - […] para embarcarmos para a Croácia, também fizemos o teste e já contamos aqui como foi. A sorte é que…
  8. Países abertos para brasileiros são 95 (Atualizado 21/04/21) - […] para saber como é fazer o teste do Covid-19 no aeroporto de Guarulhos, vale a leitura do blog […]
  9. Países abertos para brasileiros são 94 - […] para saber como é fazer o teste do Covid-19 no aeroporto de Guarulhos, vale a leitura do blog […]
  10. Top 10: Dicas de planejamento de viagem que ajudam você a se programar – Voyajando - […] a pandemia saindo de um país para o outro. Se há restrições na ida – ou necessidade de teste…
  11. Dubai aberta para turistas brasileiros: destino tem pandemia sob controle – Voyajando - […] Teste de COVID com resultado em quatro horas: saiba como foi fazer o teste PCR no aeroporto de Guarulhos,…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *