Hoje falaremos sobre o livro e o filme Inferno em Florença, que tem como cenário essa bela cidade da Toscana! Assim como Anjos e Demônios, a trama se passa na cidade berço do Renascimento. O professor e historiador Robert Langdom conta com a ajuda da médica Sienna Brooks para desvendar o “Mapa do Inferno”, um quadro de Botticelli que foi inspirado nos versos de Inferno, primeira parte do poema “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri.
Há algumas semanas trouxemos aqui no blog o #TuristandoNaQuarentena falando sobre o livro e o filme Anjos e Demônios de Dan Brown, que se passa em Roma, lembra? Sou fã dos livros de Dan Brown, principalmente os que envolvem o professor Langdom. Gosto da mistura de ação com história, desvendando os mistérios por trás dos casos em que ele se vê envolvido – como se fosse um pouco de Sherlock Holmes, rs.
- Compre ingressos para a Galleria Uffizi em Florença e conheça um dos principais museus do mundo
- Clique aqui para reservar o seu hotel em Florença (link afiliado)
- Confira aqui todas as matérias sobre a Itália no blog
Inferno em Florença
Eu já havia gostado do livro e do filme antes de conhecer Florença. Mas depois que vamos à cidade, tudo se torna muito mais “real” ao descobrir que, de fato, aqueles lugares e pontos turísticos existem. Também ficamos na vontade de conhecer outros que não pudemos, como o corredor vasariano e o salão dos quinhentos (no dia o salão estava sendo usado para uma conferência).
Por outro lado, usamos boa parte do nosso tempo em locais como os Jardins de Boboli, a Ponte Vecchio e o próprio Palazzo Vecchio, que serviram de cenário para partes interessantes do filme e do livro. Inclusive, é neste último que está a máscara mortuária de Dante, que tem um papel importante durante a trama – inclusive o filme é citado no próprio museu (veja abaixo).
A história ainda passa por diversos outros locais de Florença, como a Piazza della Signoria, o museu dedicado à Dante, o batistério na Piazza del Duomo e a própria Igreja de Dante.
Em resumo, Florença é cheia de segredos e, infelizmente, não tive a oportunidade de fazer os tours guiados que exploram as passagens secretas e revelam curiosidades da cidade. Quem sabe em uma próxima, né? Fica aqui então a dica “para viajar” pela cidade sem sair de casa e já conhecer parte dos pontos turísticos dessa bela cidade enquanto assiste a mais uma história criada por Dan Brown.
Inferno na Turquia
E você acha que acabou? Pois não. Outro cenário desse filme que você também pode conhecer ao vivo e a cores fica na Turquia. Quando visitamos Istambul fiquei muito feliz de conhecer a Cisterna Basílica, ou Palácio Submerso.
Basicamente uma cisterna construída no império bizantino que servia para reservar a água para a cidade em casos de ataques externos. É para lá que o Prof. Langdom viaja em dado momento do filme. E foi muito bacana ter a oportunidade de conhecer essa cisterna ‘ao vivo e a cores’.
Claro que essa viagem da Turquia pode ser lida – e planejada – aqui no blog. Aos poucos estamos subindo todas as informações e vamos amar ter sua companhia.
Série Turistando na Quarentena
Esse projeto do Turistando na Quarentena foi o jeito que criamos aqui no blog para continuar viajando em um período em que o certo e mais seguro era ficar em casa. Durante a pandemia do covid, produzimos algumas matérias para o blog sobre filmes e livros que nos ajudavam a explorar o mundo sem sair de casa.
Você pode ler tudo o que produzimos na época clicando aqui.
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks