#Turistando Na Quarentena – Thor: O Mundo Sombrio em Stonehenge, na Inglaterra

O #TuristandoNaQuarentena de hoje revisita o universo cinematográfico da Marvel. Se você gosta de filmes de heróis já deve ter assistido Thor: O Mundo Sombrio (Thor: The Dark World, 2013), o segundo filme solo do Deus do Trovão. E talvez tenha reconhecido, em uma das cenas mais peculiares do longa, o misterioso – e icônico! – Stonehenge como cenário. Você se lembra? Na trama, o astrofísico Erik Selvig, interpretado pelo ator Stellan Skarsgard, corre no meio das pedras milenares totalmente nu.

Lembrou?

Vale ressaltar que, como visitante regular de Stonehenge, você não chega perto das pedras como fez o Dr. Erik Selvig. Existe uma barreira física que impede as pessoas de se aproximarem da misteriosa formação. Isso mesmo. O mais fascinante deste local não é somente esta construção, que os pesquisadores acreditam ter acontecido em estágios entre os anos de 3.000 e 1.500 a.C, período que estudamos como Neolítico e Era do Bronze na escola. Mas também, os segredos que envolvem sua própria existência.

Nesta imagem você consegue observar o cordão que separa os visitantes do monumento. Aqui é o mais próximo que conseguimos chegar no tour regular

Um templo? Um monumento? Um cemitério? Uma ferramenta astrológica? Coisa de alienígena? Quem sabe? Apesar da ciência conseguir prever da data da construção até a proveniência das pedras, o grande motivo de Stonehenge permanece pura especulação.

E o que – de fato – se sabe?

Além de ser o monumento pré-histórico mais famoso do mundo, Stonehenge é considerado, ao se levar em conta as ferramentas e instrumentos existentes na época, uma obra de arte da Engenharia. Estudos arqueológicos mostram que algumas pedras que – pesam toneladas e – formam o monumento são provenientes da região que hoje é o País de Gales, localizado a mais de 200 km dali. Os pesquisadores acreditam que este deslocamento tenha sido feito por água (em canoas improvisadas) e por terra, por meio de uma espécie de trenó construído com troncos de árvores e puxado por homens.

E não é só isso. Para erguer essas pedras, que pesam de 5 a 50 toneladas, foram necessárias estruturas de madeira (plataformas, vigas e alavancas) e muita força braçal. Não é a toa que – estudiosos acreditam que – foram necessários aproximadamente 2.000 anos para concluir Stonehenge. Embora o círculo de pedras seja o ponto alto do local, outras construções no terreno indicam que ali era, muito provavelmente, um destino sagrado. Mas esta é apenas uma das teorias.

Por que Erik Selvig estava nu em Stonehenge?

***ALERTA SPOILER***
(Caso você não tenha assistido Thor: O Mundo Sombrio e tenha a pretensão de ver, recomendo parar por aqui para não receber mais spoilers do que eu já dei)

Imagem ilustrativa para separar texto de spoiler e dar a você chance de escapar <3

Se você, assim como eu, viu o filme lá em 2013 e não se lembra porquê um astrofísico estava correndo pelado em um dos monumentos mais importantes da pré-história, não se sinta mal. Eu também não lembrava. Mas, eis a resposta (após ler inúmeros fóruns geeks):

Após ter sua mente controlada por Loki, o irmão-vilão de Thor, no filme Os Vingadores (anterior a Thor: O Mundo Sombrio), o Dr. Erik Selvig começa a se automedicar e isso acaba afetando o seu comportamento. Quando ele corre nu em Stonehenge, ele está, na verdade, buscando respostas sobre a chamada Convergência, um raríssimo evento astrológico que cria portais entre os Nove Reinos.

É isso que eu consegui entender (hahahaha!). Se você tem mais informações sobre, por favor, comente aqui! Ou avisa a gente lá no @voyajandoblog que atualizaremos o post.

Um beijo,
Jeanine

GARANTA SEUS INGRESSOS

Booking.com

SOBRE NÓS

O Voyajando surgiu do sonho de criar um espaço para trocar dicas de passeios, restaurantes, hotéis e tudo o mais que envolve os pequenos períodos maravilhosos da vida que chamamos de viagens. São elas que nos proporcionam a possibilidade de descobrir novos universos, ter contato com outras culturas e outros jeitos de ver a vida. O Brasil e o mundo estão cheios de lugares incríveis. Vamos conhecê-los juntos?

VISITE O DUOMO DE MILÃO

Posts  Relacionados

Deixe  um  comentário

1 Comentário

  1. Jenifer Carpani

    Não assisti esse filme, mas tenho certeza que vou ficar emocionada quando conhecer Stonehenge. Um dos sonhos de infância!

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Roteiro Reino Unido: excursão para o misterioso Stonehenge, na Inglaterra – Voyajando - […] já adiantei o assunto no post do #TuristandoNaQuarentena do filme Thor: O Mundo Sombrio. Além de ser o monumento…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *