O que fazer em Verona? Meu passeio rápido em um dia de visita

Ah, a cidade de Romeu e Julieta! —- pausa pra um suspiro de amor! —- Continuando a série de posts da Itália, hoje vou falar um pouco sobre minha rápida experiência na linda e charmosa cidade de Verona. O que fazer em um dia em Verona? É possível fazer um bate-volta saindo de Florença? O que de mais legal tem para fazer nessa cidadezinha?

Fomos a Verona saindo de Florença. E aí eu abro um parênteses para dizer que talvez não tenha sido a melhor escolha fazer um bate-volta de lá. A viagem – que fizemos com um carro alugado – demorou mais do que prevíamos. E chegamos tarde em Verona. Somado à isso, teve um perrengue de achar um lugar para estacionar, então tivemos apenas o período da tarde para passear, ver tudo correndo, e pegar estrada novamente para Florença.

Então sim, é possível ir para Verona saindo de Florença, no entanto não é o que eu faria novamente (ainda mais que na sequência da viagem, nós seguimos para Veneza, ou seja, praticamente passamos por Verona de novo no dia seguinte – total erro de percurso mesmo!).

https://www.instagram.com/p/BydG4y8JPo7/
Nossa passagem por Verona foi tão rápida, que nem paramos para almoçar e ainda demos sorte de comer nosso melhor panino da viagem inteira!

Deu tempo de fazer a maioria das coisas que nos propusemos, mas foi em um ritmo diferente e mais apressado do que estamos acostumados. Dito isso, também acredito que Verona merece pelo menos uma pernoite. A cidade é lindinha, cheia de charme, e olhar as coisas com calma faz parte do encanto.

Pontos turísticos de Verona

O centro histórico de Verona preserva muitas ruínas romanas e grandes palácios, todos com o rosso di Verona, uma espécie de calcário rosa. E ainda tem a famosa Casa di Giulietta!

Arena di Verona é um dos lugares que você precisa conhecer!
A linda Arena di Verona é um dos pontos turísticos super bem preservados na cidade

Castelvecchio

Essa foi nossa primeira parada depois que – finalmente – encontramos um lugar para estacionar o carro (trauma detectado kkkkk). O castelo é lindo e por dentro é um museu, que traz muitas obras (diz-se que é uma das melhores galerias de arte no Vêneto fora de Veneza) que remetem ao período medieval, romano, cristão e renascimento.

Algo que me chamou muita a atenção é a influência nortista nas obras. Aqui as pessoas eram retratadas com traços e de maneira diferente dos retratos de Florença e Roma. Além das pinturas, há também um acervo de armaduras e espadas. Durante o passeio você ainda pode andar pelas passarelas do castelo. Uma delas tem uma boa vista da Ponte Scaligero.

O castelo foi construído por Cangrande II, de 1355 a 1475. Possui uma das melhores galerias de arte do Vêneto, fora de Veneza. Possui objetos do final do período romano e do início do cristão. Além de obras arte medieval e do início do Renascimento, com influência nortista nos pintores locais, há também adereços, armaduras e espadas.

Castelvecchio, uma agradável surpresa na chegada à Verona

Ponte Scaligero

Ponte construída por Cangrande II entre 1354 e 1376. Conta-se que os veroneses têm muita afeição pela ponte e ela foi até reconstruída, depois que os alemães a explodiram em 1945.

A linda Ponte Scaligero

Arena di Verona

Parece o Coliseu, tem o formato do Coliseu, é um anfiteatro romano tipo o Coliseu, mas não é o Coliseu. Construída em 30, é o terceiro maior anfiteatro romano do mundo (depois do Coliseu e do anfiteatro de Santa Maria Capua Vetere, perto de Nápoles)*.

A arena surpreende porque está muito bem conservada, seu interior é quase intacto quase 2 mil anos depois de sua construção. Tanto que ainda recebe shows e apresentações até hoje em algumas épocas do ano.

Concluído no ano 30, é o terceiro maior anfiteatro do mundo – fica atrás do Coliseu, de Roma, e do anfiteatro de Santa Maria Capua Vetere, perto de Nápoles. “Abrigava quase toda a população de Verona romana. Visitantes vinham de todo o Vêneto para assistir a combates de gladiadores”.*

Até hoje recebe apresentações em determinadas épocas do ano.

O interior da Arena di Verona está em perfeitas condições e recebe apresentações até hoje


Casa di Giulietta

Eis o motivo pelo qual Verona me chamou atenção. Depois de assistir o filme Cartas para Julieta, fiquei com vontade de conhecer a cidade que teria inspirado o conto. Ninguém sabe ao certo se o casal Romeu e Julieta existiu, já que não há registros que provem se a história é real. Mas não podemos negar que a encantadora cidade se encaixa perfeitamente e como cenário ideal para ter abrigado esse romance.

Uma estalagem do século XIII se transformou, então, em um ponto turístico ao se tornar o lugar onde Julieta teria vivido – com direito a sacada que Romeu subiu para encontrar a amada e tudo. E a história ganha ares “reais”, com dezenas de visitantes que entram pelo beco da rua Cappello e uma fila disputada para tirar foto com uma estátua da Julieta – reza a lenda que se você pegar no seio da Julieta, você terá sorte no amor.

https://www.instagram.com/p/Bvtq3Q_FUN1/
Eu não perdi tempo e fui lá garantir mais sorte no amor!

Ao contrário do pátio interno, com cadeados, bilhetes de amor, uma lojinha e a estátua, a mansão onde a família Capuleto teria morado não tem tantos visitantes assim. Lá dentro, você pode passear rapidamente pelos cômodos que mostram parte de figurinos, cenários e edições antigas de Romeu e Julieta. A parte que mais chama atenção é a que remete ao filme Cartas para Julieta em que você pode escrever uma cartinha de amor e ler cartas escritas por pessoas do mundo inteiro em telas interativas.

A história foi escrita por Luigi da Porto de Vicenza, na década de 1520 e inspirou incontáveis poemas, filmes, balés e peças de teatro*.

Dentro da Casa di Giulietta você pode escrever sua própria carta

Piazza Erbe e Piazza dei Signori

Hoje a Piazza Erbe é uma praça com uma feirinha que vende artesanato, ervas e muitas outras coisas. Já na época do Império Romano, a praça foi construída no local do antigo fórum romano e é o centro de Verona. O lugar guarda esse nome por causa do antigo mercado de ervas da cidade*.

Ligada à Pizza Erbe por um arco, chamado Arco della Costa (Arco da Costela), por causa de uma costela de baleia que foi pendurada no arco, a Piazza dei Signori possui uma estátua do século XIX de Dante e cercada por palazzi que foram construídos no século XIV.

No dia que fomos, ambas as praças estavam repletas de turistas que visitavam as feirinhas a céu aberto. Um passeio super gostoso que gostaríamos de ter tido mais tempo para curtir, mas precisávamos pegar estrada novamente de volta para Florença.

Também por falta de tempo, ficou faltando pontos turísticos importantes de Verona, que com certeza faremos quando voltarmos. Como é o caso do Duomo, a catedral de Verona, e a igreja San Zeno Maggiore, construída para abrigar o padroeiro da cidade, San Zeno. Fica para uma próxima!

*Fonte das informações: Guia Visual Folha de S. Paulo.
Viagem feita em nov/dez de 2018.


Resumo da ópera? Verona merece sim ser visitada. É uma cidade que encanta por ser – relativamente -pequena, charmosa e super acolhedora. Vale sim um passeio por lá mas, talvez, em uma próxima eu não faria um bate-volta saindo de Florença. Um bate-volta saindo de Milão pode ser mais factível e sei que muitas pessoas fazem. Fica a seu critério, só não se esqueça de estudar bem as suas opções e distâncias para não se frustrar com pouco tempo na cidade e muito tempo de viagem.



GARANTA SEUS INGRESSOS

Booking.com

SOBRE NÓS

O Voyajando surgiu do sonho de criar um espaço para trocar dicas de passeios, restaurantes, hotéis e tudo o mais que envolve os pequenos períodos maravilhosos da vida que chamamos de viagens. São elas que nos proporcionam a possibilidade de descobrir novos universos, ter contato com outras culturas e outros jeitos de ver a vida. O Brasil e o mundo estão cheios de lugares incríveis. Vamos conhecê-los juntos?

VISITE O DUOMO DE MILÃO

Posts  Relacionados

Deixe  um  comentário

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. #TuristandoNaQuarentena – filme Cartas para Julieta em Verona - […] falei no post de Verona, um dos motivos que me fizeram querer conhecer essa cidade linda foi a história…
  2. O que fazer em Florença? A bela cidade, berço do Renascimento - […] Se você gosta de museus, galerias, pinturas, esculturas e história, vai amar Florença. Deixamos cerca de três dias inteiros…
  3. O que fazer na Itália? Por onde começar? - […] deixamos cerca de cinco dias inteiros para Roma, três inteiros para Florença e três para Veneza. Em um dia…
  4. O que fazer na Itália? Como montar um roteiro pelo país e por onde começar? – Voyajando - […] subimos para Florença e finalizamos a viagem em Veneza. Tivemos também paradas rápidas por Pisa, Verona e Maranello. Falarei…
  5. Quais os melhores Pontos Turísticos de Bérgamo, na Itália; Roteiro de 1 dia na cidade – Voyajando - […] da Basílica de Santa Maria Maggiore. Com oito lados, sua fachada possui o mármore vermelho de Verona e colunas…
  6. Dicas de como visitar e o que fazer em Veneza, na Itália – Voyajando - […] mel. Já havíamos passado alguns dias em Roma, em Florença, e também fizemos um bate-volta por Verona, demos uma…
  7. Top 10: Dicas de planejamento de viagem que ajudam você a se programar – Voyajando - […] em Roma e Veneza, e entre Roma e Florença fizemos de trem. Depois, de Florença para Pisa, Verona e…
  8. Como fazer uma Road Trip na Itália? Dicas para viajar de carro pelo país – Voyajando - […] Roma, subindo para Florença e terminando em Veneza – e no meio ainda dá para visitar Pisa e Verona…
  9. O que fazer em dois dias, ou um final de semana, em Veneza? – Voyajando - […] de Milão bem cedinho, no sábado de manhã, e pegamos o trem regional em Milano Centrale, rumo à Verona.…
  10. Como visitar o Gardaland? o parque de diversões no norte da Itália – Voyajando - […] enquanto pesquisava para fazer esse post. A ideia do parque surgiu depois que um empresário de Verona visitou a…
  11. Morar fora do Brasil: um ano de Itália e como é viver em Milão? – Voyajando - […] algumas cidades com boas recomendações de brasileiros. Entre elas estão, claro, Milão, Turim e Verona, por exemplo. Daí a…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *