Cânions do Rio São Francisco: um passeio lindo por um dos rios mais importantes do Brasil

No post anterior, falei um pouco da viagem que fizemos em 2017, quando visitamos o sertão de Alagoas. Foram três dias de hospedagem na cidade de Piranhas e uma imersão incrível pela história do nosso Brasil. Dá uma olhada lá no post que falei sobre a Rota do Cangaço.

Cânions do Rio São Francisco
O passeio de catamarã é acompanhado de muito forró e diversão

No último dia que passaríamos na cidade, marcamos o passeio pelos Cânions do Rio São Francisco. Esse é o principal passeio da região conhecida como Xingó e navegar pelas águas do Velho Chico foi muito simbólico para mim. Lembro de ficar emocionada de conhecer esse rio tão famoso e significativo para as regiões que ele passa.

O passeio pelos Cânions do Rio São Francisco

Os passeios partem de um restaurante chamado de Karrancas, chegamos até lá de carro e deixamos estacionado por ali. São cerca de três horas de passeio de barco, com uma parada para banho (em uma espécie de cercadinho).

Nessa mesma parada, você têm a opção de pegar um barquinho que acessa uma parte mais estreita dos canions (a Gruta do Talhado), que torna a experiência ainda mais interessante porque é o momento que você chega realmente perto dos paredões e se dá conta do tamanho deles. Para nós, foi o momento mais interessante de todo o passeio.

No entanto, não pudemos aproveitar para mergulhar no Rio São Francisco – já que o tempo foi limitado por ali. Ou seja, ou você mergulha nas águas do Velho Chico, ou você pega o barquinho. Pelo menos nós não conseguimos fazer os dois na época hahahaha.

Ao som de forró, navegamos pelos cânions que estão em quinto lugar no ranking dos maiores cânions navegáveis do mundo. As rochas gigantescas na cor laranja formam o cenário do passeio que se mescla a água com tom esverdeado.

Esse barquinho – pago a parte – leva você para uma parte mais estreita dos cânions
Cânions do Rio São Francisco
Cercadinho que permite o banho no Velho Chico

E aí, você já visitou ou tem vontade de visitar o sertão do nosso País? Imagino que tenha MUITO mais para conhecer, mas esses poucos dias que passei em Piranhas foram bastante significativos para mim. Amei conhecer as pessoas, a cultura, a história e a paisagem maravilhosa desse pedacinho do Brasil.

Espero voltar em breve! E se você chegou aqui porque está na dúvida se vale ir até Piranhas fazer esses passeios, eu digo que: vale sim. Assim como toda viagem, você volta diferente!

Só tenho a agradecer! Obrigada Piranhas!

*Informações de 2017



GARANTA SEUS INGRESSOS

Booking.com

SOBRE NÓS

O Voyajando surgiu do sonho de criar um espaço para trocar dicas de passeios, restaurantes, hotéis e tudo o mais que envolve os pequenos períodos maravilhosos da vida que chamamos de viagens. São elas que nos proporcionam a possibilidade de descobrir novos universos, ter contato com outras culturas e outros jeitos de ver a vida. O Brasil e o mundo estão cheios de lugares incríveis. Vamos conhecê-los juntos?

VISITE O DUOMO DE MILÃO

Posts  Relacionados

Deixe  um  comentário

2 Comentários

  1. Sebastião Santos Silva da Bahia

    O CÂNION DO SÃO FRANCISCO

    O São Francisco é sagrado,
    produzindo muita riqueza,
    fornecendo água e energia,
    além de peixe e muita beleza.

    O Velho Chico nos encanta
    com cachoeiras e muita praia,
    proporcionando muito lazer
    pelo Sertão sem fugir da raia.

    O Cânion do São Francisco
    é o nosso Colorado Brasileiro,
    com mais beleza e exuberância,
    que serviu de lar pra cangaceiro.

    A água com toda a sua força
    fez o cânion, serrando a serra,
    esculpindo tamanha beleza
    ao encerrar a missão na terra.

    É de uma beleza estonteante
    ver as águas cor de esmeralda
    contrastando com a Caatinga
    e paredões de cor alaranjada.

    Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. #TuristandoNaQuarentena – Filme Entre Irmãs tem como cenário Piranhas - […] por aqui. Lembra que em 2017 fiz uma viagem para Piranhas, no estado de Alagoas? Contei aqui e aqui…
  2. O que fazer em Maceió? Conheça os principais passeios – Voyajando - […] por ele para fazer a Rota do Cangaço (contei aqui) e no dia seguinte, pudemos conhecer os Cânions do…
  3. Dicas sobre o que fazer em Capitólio (MG) em poucos dias – Voyajando - […] (((Aliás, já falei aqui de outros cânions que temos no Brasil, os Cânions do Xingó, e se você …]…
  4. Nordeste é a região mais procurada para férias de fim de ano: Recife lidera busca – Voyajando - […] Porto de Galinhas, e Maceió, com suas praias paradisíacas e um plus: que foi navegar pelo Rio São Francisco,…
  5. Para onde ir? Veja experiências de viagens inesquecíveis que já fizemos pelo mundo – Voyajando - […] já estava meio impactada de conhecer o sertão do Brasil pela primeira vez. Depois disso, navegar pelas águas do…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *