Dicas para viajar de motorhome pelo Brasil

Ao contrário do que muitos pensam – e que eu pensava – viajar pelo Brasil à bordo de um motorhome é super possível. Não só é possível como, cada vez mais, as pessoas estão buscando por esse tipo de road trip em terras brasileiras. Essa tendência inclusive aumentou muito durante a pandemia do Covid-19, que fez crescer o interesse por novos tipos de viagem, com um turismo mais voltado para a natureza e o isolamento. Então se você se interessa pelo assunto e está a procura de dicas para viajar de motorhome pelo Brasil, esse post é para você!

Conversamos com Júlio Lemos, proprietário da Estrella Mobil, uma das maiores fabricantes brasileiras de motorhomes. A empresa registrou só no ano passado um aumento de 80% nas vendas no Brasil! Mas já falamos disso nesse post aqui. Hoje vamos conversar mesmo sobre quais as dicas que ele têm para quem quer começar a explorar esse tipo de viagem onde levamos a nossa casa para viajar com a gente.



Quando pensamos em motorhome, geralmente nos lembramos de viagens pelos Estados Unidos e Europa. Como você vê essas viagens pelo Brasil?

Júlio Lemos: Hoje sempre que pensamos em viagens de motorhomes nos remetemos aos Estados Unidos e Europa pelo fato de vermos muito este hábito em séries e filmes, além do maior contato nestes países.

Os brasileiros pensam que aqui não tem motorhome, mas isto tem mudado muito e fazendo que as pessoas enxerguem que aqui no Brasil isto também é possível! Apesar de termos indústrias de motorhomes desde a década de 70, a “estrutura de idade” ainda é baixa. 

Estão surgindo novos campings. Os antigos estão se estruturando ainda mais, os postos de gasolina também têm aceitado os motorhomes… então é possível pernoitar e ainda conseguir água e energia! Hoje existe uma enorme possibilidade de se viajar pelo Brasil com todo o conforto e ponto de apoio. Além disto, quando a pessoa começa a pesquisar e observa que o País tem toda uma estrutura com o auxílio dos aplicativos e segurança, é aí que percebe-se a infinita possibilidade de destinos! 

Viajar de motorhome pelo Brasil é possível
Em um motorhome, você leva a sua casa para viajar junto com você

Que destinos indica para viajar de motorhome pelo Brasil?

Júlio Lemos: O Brasil é um país continental e turístico, por isso você consegue ter vários destinos. Então temos regiões de serra, praias, centro-oeste que é muito bonito, então vai muito da preferência e do momento. Com o motorhome, por exemplo, no verão dá para ir a praia, inverno para serra… então as pessoas têm uma casa em todos os lugares! 

Quais as dicas para quem quer começar esse tipo de viagem?

Júlio Lemos: Primeiro, atente-se sobre o carro em si: observe se ele se atende ao seu perfil (quais roteiros você quer fazer, acomodação de pessoas, equipamentos e autonomia que o carro possui). Se por o acaso a pessoa já tenha um motorhome, busque um camping mais estruturado, que você tenha uma boa experiencia. Em segundo lugar: se entregue! Curta a viagem. Aproveite as experiências que acontecerão durante a viagem. É só escolher o roteiro e ir curtir! 

Com relação a segurança: é seguro viajar de motorhome pelo Brasil? Há alguns lugares/estados mais indicados?

Júlio Lemos: Hoje o mercado de motorhomes é mais forte: tem mais veículos e maior número de usuários. Uma estrutura maior de campismo é na região sul. Agora, em relação aos lugares, na verdade é no Brasil inteiro! Você não fica preso a  nenhum lugar – tudo depende do roteiro que você quer ir. Além disto, existem os aplicativos que auxiliam muito em ver lugares para pernoitar. Nesses aplicativos mostram vários pontos para parar em segurança, que tem água, energia etc. 

Onde estacionar o motorhome durante as viagens?

Júlio Lemos: Você pode estacionar onde quiser! No mesmo lugar em que carros são estacionados. Então pode ser em frente a uma praia, por exemplo. Existem pouquíssimas cidades que restringem a entrada de motorhomes, mas creio que seja mais na própria região sul. Os aplicativos são os que mais orientam as paradas como o aplicativo da MACAMP que é bem completo, tem o iOverlander, que é internacional. Em ambos, as pessoas sempre deixam registros e opiniões sobre os campings e paradas seguras, então é bem legal! 

Qual o jeito mais seguro de viajar de motorhome pelo Brasil?

Júlio Lemos: Na verdade o jeito se aplica também para viagens de carro e moto. Então seriam: conhecer bem o trajeto para fazer caminhos legais, identificar os lugares que você vai pernoitar e verificar a manutenção do motorhome. Como você está levando a casa junto, evitar viajar a noite também é uma boa opção. 

Como funciona a manutenção de um motorhome? Quais as diferenças para um veículo comum?

Júlio Lemos: O que muda é a manutenção da casa. Por exemplo, hoje temos a manutenção do carro como troca de óleo, filtro, pneu. Depois vem também a manutenção da casa como sistema de água, baterias, mobiliário (mas que se tiverem algum detalhe é sempre mais para frente como algum ajuste). É mais trocas como troca do botijão de gás, descarte das caixas etc. 

Quais as diferenças entre viajar de motorhome e viajar de carro, se hospedando em hotel?

Júlio Lemos: No viajar de motorhome, você leva a sua casa. Então você tem total liberdade para escolher um destino. Por exemplo, hoje você está em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, e percebe que o clima não está legal, você pega o seu motorhome e vai para outra praia! Além de você conseguir fazer a viagem no tempo que você quiser e mudar os roteiros também.

Qual o perfil do viajante de motorhome brasileiro?

Júlio Lemos: Aposentados, já que compram os motorhomes e têm mais tempo para viajar pela estrada. Mas hoje tem entrado um perfil mais novo por conta do aumento da demanda: pessoas mais novas, que trabalham mais de casa e que conseguem sair viajando. Neste caso são pessoas entre 35 e 40 anos, que buscam um veículo mais versátil, mais curto e com a facilidade para ir para diversas regiões.



GARANTA SEUS INGRESSOS

Booking.com

SOBRE NÓS

O Voyajando surgiu do sonho de criar um espaço para trocar dicas de passeios, restaurantes, hotéis e tudo o mais que envolve os pequenos períodos maravilhosos da vida que chamamos de viagens. São elas que nos proporcionam a possibilidade de descobrir novos universos, ter contato com outras culturas e outros jeitos de ver a vida. O Brasil e o mundo estão cheios de lugares incríveis. Vamos conhecê-los juntos?

VISITE O DUOMO DE MILÃO

Posts  Relacionados

Deixe  um  comentário

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Motorhome no Brasil: Perfil de viajantes muda para pessoas que buscam liberdade – Voyajando - […] já perceberam que essa história de motorhome não é só para a Europa ou para os Estados Unidos. Entrevistamos…
  2. Viagem de Motorhome pelo Brasil: casal percorre país em uma casa sobre rodas – Voyajando - […] É o caso das viagens com motorhome, que cresceram muito no país. Já demos também algumas dicas para viajar…
  3. Nômade Digital: Como viajar enquanto trabalha de qualquer lugar do mundo – Voyajando - […] falamos deles aqui, lembra? A busca por motorhomes cresceu muito durante a pandemia e trouxemos até dicas para viajar…
  4. Viagem de Motorhome: Três opções de Campings em Socorro (SP) para conhecer – Voyajando - […] Confira dicas para viajar de motorhome pelo Brasil […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *