Da cruz celta ao leprechaun: conheça 5 símbolos da Irlanda

Além de ser um país que respira história, a Irlanda também é cheia de estórias (com o perdão do trocadilho) e significações. Nas principais ruas de comércio e nas lojinhas de souvenires, é comum encontrar produtos com trevos, cruzes, leprechauns, harpas e o emblema de Claddagh. Isso sem falar na mundialmente conhecida sorte dos irlandeses. Por isso nesse post você encontra 5 símbolos da Irlanda.

Grande parte desses símbolos vieram da mitologia celta, povo que habitou a ilha da Irlanda entre 700 e 300 a.C, disseminando sua cultura, língua e anos de dominância política e cultural. Muitos estão ligados também ao catolicismo, principal religião do país, até os dias de hoje.



5 símbolos da Irlanda:

1 – Shamrock – o trevo de três folhas

Por definição, shamrock quer dizer “trevo jovem”. No entanto, ele é popularmente reconhecido como o trevo de três folhas de St. Patrick. Isso mesmo, três. Reza a lenda que o santo utilizou a plantinha para ensinar aos celtas pagãos o que é a Santíssima Trindade do catolicismo: uma folha é o Pai, a segunda é o Filho e a terceira representa o Espírito Santo.

2 – A cruz celta

Também conhecida como Cruz Céltica, representa a união do cristianismo com as crenças pagãs já existentes na ilha. A cruz representa Cristo e o anel, que circunda o encontro das barras seria a representação da divindade Sol. É um dos símbolos da Irlanda mais fortes, na minha opinião. Você encontra várias em seus passeios pelos prédios e construções mais antigas.

símbolos da Irlanda
Foto por erica mottin em Pexels.com

3 – O Leprechaun?

Sua origem é incerta. Há quem diga que são fadas em forma de homens velhos que se escondem em locais remotos com seus chapéus e aventais de couro, trabalhando na confecção de sapatos e escondendo potes de ouro. Outros acreditam que o Leprechaun é, na verdade, um rei que perdeu uma guerra e foi forçado a viver no mundo subterrâneo, o que o deixou corcunda e pequeno. Ele pode ser também um duende ruivo esperto e brincalhão que gosta de beber e enganar humanos gananciosos que vão atrás de sua riqueza.

símbolos da Irlanda
Copinho que eu levei para casa de presente depois do intercâmbio, hahaha

Qual é o certo? Não se sabe. O que ninguém questiona é que o Leprechaun tornou-se um símbolo do folclore irlandês e do St. Patricks Day, comemorado todo dia 17 de março.

4 – A harpa

É o símbolo oficial da Irlanda. O instrumento musical aparece no brasão do Reino Unido (onde os leões representam a Inglaterra, a harpa é a Irlanda e a Escócia é o unicórnio), no selo presidencial, nos passaportes, nas moedas, em documentos… até no emblema da cervejaria Guinness e da companhia aérea Ryanair.

Os primeiros indícios da importância da harpa na cultura irlandesa aparecem em meados dos anos 1.000, quando Brian Boru, o último Rei Irlandês, foi descrito como um musicista assíduo. Era comum a presença do instrumento, também conhecido como Harpa Celta, ou clarsach, nas cortes.

símbolos da Irlanda
Foto por Skitterphoto em Pexels.com

5 – Anel de Claddagh

Reza a – romântica – lenda que um pescador irlandês chamado Richard Joyce estava prestes a se casar, mas foi capturado no mar por piratas e vendido como escravo na Algeria. Ele tornou-se propriedade de um rico ourives que, vendo seu potencial, ensinou-o sua profissão. Ao dominar a arte, o rapaz criou – pensando em sua amada – o primeiro Anel de Claddagh.

O coração representa o amor, as mãos que o circundam a amizade e a coroa é a lealdade e a fidelidade.

O final da história? Em 1689, o Rei William III libertou todos os escravos e Richard Joyce era novamente um homem livre. Seu mestre ofereceu a ele sua filha e sua riqueza, caso ele ficasse na Algeria, mas ele declinou. Retornou à sua vila, em Galway, na Irlanda, onde encontrou o amor de sua vida esperando por ele.

Existem quatro formas de usar o Anel de Claddagh:
1. Na mão direita com a ponta do coração voltada para a mão. Isso significa que a pessoa está em um relacionamento.
2. Na mão direita com a ponta do coração voltada para a ponta do dedo. Isso significa que a pessoa está aberta ao amor.
3. Na mão esquerda como a ponta do coração voltada para a mão. Isso significa que a pessoa está casada.
4. Na mão esquerda com a ponta do coração voltada para a ponta do dedo. Isso significa que a pessoa está envolvida com alguém pelo resto de sua vida.

símbolos da Irlanda

Booking.com

Bônus: a sorte irlandesa

Os irlandeses têm mais sorte? Não exatamente. Após quase 2.000 anos de ocupações, invasões, lutas, rebeliões, fome e emigração em massa, não se pode dizer que o povo irlandês é exatamente sortudo, certo? Mas, de onde vem a famosa expressão “Luck of the Irish“?

Da América. No século XIX, muitos irlandeses deixaram a Ilha Esmeralda e foram para o “Novo Mundo”. Ao chegarem nos Estados Unidos durante as corridas do ouro e da prata, foram trabalhar – principalmente – como mineiros. Recém-chegados tendem a trabalhar mais e com mais vontade e, assim, terem mais sucesso. Um mineiro irlandês acabava encontrando muito mais metal do que um trabalhador americano.

Por isso, a “sorte” irlandesa não é exatamente positiva. Os americanos criaram essa sentença para minimizar os esforços dos trabalhadores europeus.


E aí, conhece mais algum símbolo irlandês que não está nesta lista? Conta para a gente! Aqui ou no nosso Instagram @voyajandoblog.



Já segue a gente no nosso canal no Youtube?


GARANTA SEUS INGRESSOS

Booking.com

SOBRE NÓS

O Voyajando surgiu do sonho de criar um espaço para trocar dicas de passeios, restaurantes, hotéis e tudo o mais que envolve os pequenos períodos maravilhosos da vida que chamamos de viagens. São elas que nos proporcionam a possibilidade de descobrir novos universos, ter contato com outras culturas e outros jeitos de ver a vida. O Brasil e o mundo estão cheios de lugares incríveis. Vamos conhecê-los juntos?

VISITE O DUOMO DE MILÃO

Posts  Relacionados

Deixe  um  comentário

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Excursão de 1 dia na Irlanda do Norte – Voyajando - […] em Dublin, na Irlanda. E também já falei sobre as principais atrações da capital irlandesa e os símbolos da…
  2. Galway e Cliffs of Moher: excursão de 1 dia para o Oeste Irlandês – Voyajando - […] Galway também é conhecida como “cidade das tribos”, uma referência aos povos pesqueiros que viviam ali durante a Idade…
  3. St. Patrick’s Day: tudo o que você precisa saber sobre o dia do padroeiro irlandês – Voyajando - […] falamos por aqui sobre os principais símbolos da Irlanda – como trevos, cruzes celtas e leprechauns – bem como…
  4. Bate e volta de Dublin: fizemos a trilha costal de Howth – Voyajando - […] bem, agora como cidadã italiana (a saga completa aqui), quis voltar para a Terra do Leprechaun (que que é…
  5. Bebidas típicas da Irlanda: 7 opções para experimentar - […] lista com outra sugestão. Embora a Guinness não seja um símbolo tradicional da Irlanda – como os que você…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *